mina-do-gama-cedro-mineracao

27/04/2024

Projeto que reduz impacto ambiental da Cedro Mineração ganha prêmio de excelência

Iniciativa inovadora incrementa aproveitamento do minério compacto e semicompacto de ferro de baixo teor, evitando descarte de resíduos.

A mina Morro do Gama, da Cedro Mineração, localizada em Nova Lima (MG), é uma das vencedoras do 26º Prêmio de Excelência da indústria mineradora de 2024, promovido pela Revista Minério & Minerales, mais importante publicação do setor. O case contemplado venceu com o projeto Skid – NR 34 que realiza o aproveitamento do minério de ferro de baixo teor, evitando o descarte do material e aumentando a vida útil dos recursos. A medida possibilita a exploração racional e econômica das riquezas minerais, primando pela responsabilidade social e ambiental da região, pilares e visão de modelo de negócio do Grupo Cedro.

O projeto trata de ações desenvolvidas para aproveitar parte do minério bruto para a planta de concentração magnética e de britagem, com qualidades químicas que atendam a alimentação para os produtos Hematitinha (HMT3) que abastece o mercado interno, Sínter feed e concentrado para exportação (SF3 e CNC). A operação classifica o minério bruto e cerca de 60% do material alimentado se transforma em minério para o beneficiamento. Esse material por ser granulado e pobre, seria integralmente descartado em pilha de estéril (minério não aproveitado pelo processo).

Segundo o diretor de operações da grupo Cedro Mineração, Wanderley Santo, com a alternativa há redução de paradas por blocos no processo de beneficiamento, a usina aumenta sua capacidade de produção e reduz custos, tornando a operação viável. —Isso impacta em uma melhor utilização da planta no decorrer da operação, resultando em menos paradas para limpeza da grelha e entupimento por blocos durante a alimentação —explica.

Isso foi possível a partir da avaliação dos fluxos de processo e da busca contínua da verificação de potencial da reserva, da identificação da planta, além dos teores dos produtos para direcionamento do material para um fim específico. Medidas que resultaram na exploração racional, sustentável e econômica do minério na região e no reconhecimento pelo setor.

O trabalho na planta NR-34 foi de selecionar os materiais acima de 200 mm e classificar em 50 mm. A alimentação foi feita com materiais granulados, compactos (blocos, matacões), e finos com diferentes teores, materiais acima de 200 e 50 mm possuem baixo teor de ferro, empobrecidos nos teores de Fe e alto teor de SiO2 e apresentam baixa liberação nas frações grosseiras dos itabiritos.

—Conseguimos avaliar os fluxos de processo de cada cenário simulado, por meio de uma visão operacional e otimizamos o aproveitamento da reserva mineral, evitando o descarte e aumentando a vida útil dos recursos, tendo como objetivo principal a exploração racional e econômica das riquezas minerais, primando pela responsabilidade social e ambiental —destaca.

Perfil — A Cedro Extrativa Mineração está localizada no município de Nova Lima, estado de Minas Gerais, opera com produção de minério ferro para atendimento ao mercado interno e externo. Empresa tem como objetivo principal a exploração racional e econômica das riquezas minerais, primando pela responsabilidade social e ambiental, mantendo o respeito com todos os relacionados, tendo como compromisso promover o uso racional dos recursos minerais, gerir da melhor forma possível os recursos com a maior transparência, buscando o maior aproveitamento, eficiência e sustentabilidade do minério.