tomas-kunzmann

25/04/2024

Grupo Allianz Partners registra desempenho recorde em 2023

Com crescimento em todas as áreas de negócios. Receitas em 2023: 9,3 bilhões de euros (+13,0% vs. 2022). Lucro operacional: 301,2 milhões de euros (+5,8% em relação a 2022). Índice combinado total para negócios de seguros e serviços foi de 97,3%. Apenas para negócios de seguros foi 96,2%. 72,9 milhões de casos de assistência foram tratados globalmente em 2023, o equivalente a 200 mil casos por dia.

O Grupo Allianz Partners, líder mundial em seguros e serviços de assistência 24h, anunciou hoje (24) seus resultados para o ano de 2023, com 9,3 bilhões de euros em receita total e um lucro operacional de 301,2 milhões de euros. Esse é o melhor desempenho financeiro da história da Allianz Partners. Todas as linhas de negócio registraram crescimento sustentado – impulsionado pelo aumento das viagens internacionais, crescimento de dois dígitos em Mobilidade e Assistência e crescimento recorde de 23,4% na área de Saúde.

Em todas as linhas de negócios do Grupo Allianz Partners — A área de Saúde teve um desempenho particularmente forte, impulsionado pelo crescimento orgânico, pelo segmento de Pequenas e Médias Empresas e por novas parcerias locais de seguros.

O forte desenvolvimento do negócio de Assistência foi impulsionado, em grande parte, pelas áreas de negócios Roadside Assistance (Assistência 24h a veículos) e Home (Residencial) & Easy Living, enquanto o crescimento em Mobilidade veio de clientes novos e existentes na Europa e na América do Norte. O crescimento do nosso negócio de seguro viagem foi impulsionado pelo sólido desempenho nas regiões da Ásia-Pacífico, América do Norte e Europa.

Uma análise mais profunda das linhas de negócio do Grupo Allianz Partners: A área de Saúde cresceu substancialmente, 23,4% a mais, com receitas de 2,959 bilhões de euros no ano passado — O negócio manteve seu crescimento de dois dígitos na receita, impulsionado por uma combinação de crescimento orgânico, uma presença fortalecida no segmento de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) em todo o mundo e novas parcerias com seguradoras locais para ampliar a cobertura dos clientes. O seguro saúde, os serviços e a administração transfronteiriços foram reforçados por um aumento significativo da presença regional por meio de centros de suporte operacional adicionais para clientes na Ásia-Pacífico e no Oriente Médio. Juntamente com a implantação de serviços digitais de saúde por meio do ecossistema de saúde Lumi, que beneficiou mais de 1 milhão de usuários somente em 2023, essas mudanças colocam a empresa em uma posição sólida para continuar a crescer.

A área de Seguro Viagem aumentou 8,0%, com 3,297 bilhões de euros em receitas em 2023 — Esse desenvolvimento significativo foi impulsionado pelo crescimento na APAC, na América do Norte e na Europa. A recuperação das viagens na Austrália e na Nova Zelândia impulsionou o crescimento das viagens na APAC após o fim de todas as restrições para viajantes que entram e saem do país. O desempenho das viagens na América do Norte continuou contribuindo para um aumento adicional nos canais off-line e nos negócios B2C. O crescimento europeu foi impulsionado principalmente pelo setor de serviços financeiros no Reino Unido, além de companhias aéreas e agências de viagens na França. Com o recente lançamento do aplicativo móvel allyz, a Allianz Partners continua sua expansão e investimento em plataformas digitais para clientes.

A área de Mobilidade e Assistência registrou 2,902 bilhões de euros em receita, representando um aumento anual de 11,2% — O negócio de Roadside Assistance apresentou forte crescimento nos mercados europeus, principalmente na França, Espanha e Suíça, bem como na América Latina, principalmente no Brasil. Já a área de Home teve um bom desempenho em toda a Europa, principalmente na Alemanha e na Áustria, além de ter alcançado um crescimento substancial na Austrália. A Easy Living, que oferece serviços para a vida cotidiana, como suporte à reabilitação, também cresceu ano a ano, principalmente devido a novos clientes no Leste Europeu.

Dispositivos Móveis e Riscos Digitais (MDDR) permaneceu estável em geral, com crescimento significativo na Índia, Espanha e França, compensado pela limpeza do portfólio em mercados selecionados. O setor de Mobilidade registrou um aumento de 8% na receita, impulsionado pelos relacionamentos com clientes existentes, novos clientes nos mercados-alvo europeus e asiáticos, seguro incorporado e o crescimento de coberturas especiais, principalmente em relação à nova e à micro mobilidade. A área de negócios Mobilidade também entrou com sucesso no mercado dos EUA, com mais oportunidades de crescimento em 2024.

—2023 foi outro ano recorde para a Allianz Partners em termos de receitas e lucros totais, seguindo os resultados recordes de 2022. A área de viagens continua a prosperar, e nossa área de saúde teve um enorme crescimento, com um excelente impulso em assistência e mobilidade em todo o mundo. Como resultado, nosso crescimento contínuo é construído sobre bases sólidas à medida que investimos na digitalização de nossos serviços, garantindo o toque humano e os mais altos níveis de satisfação do cliente— comentou Tomas Kunzmann, CEO do Grupo Allianz Partners.

—Graças a esse forte desempenho financeiro, o Grupo Allianz Partners está na vanguarda da transformação do setor de seguros. Continuamos a inovar e a investir significativamente na transformação digital, incluindo a implantação de nossa plataforma digital líder de mercado, a allyz, em todas as nossas linhas de negócios. Graças ao comprometimento de nossa equipe de mais de 22 mil colaboradores em todo o mundo, estou muito otimista em relação às perspectivas para os próximos anos e que estamos no caminho certo para atingir nossa meta de dobrar as receitas até 2030— finaliza o CEO.

Brasil também registra crescimento —Assim como nos resultados globais, a receita líquida da Allianz Partners Brasil também apresentou evolução em 2023. Com um crescimento de 29% em relação a 2022, a unidade brasileira alcançou receita de R$ 890 milhões.

—Entre os ótimos resultados de 2023, podemos destacar as linhas de negócio de Assistência 24 horas a veículos e Residencial, que obtiveram crescimento de 35% cada em relação ao ano anterior— ressalta Jaime Liniers, diretor executivo para Brasil e América Latina.

—Nosso crescimento é fruto do empenho e trabalho duro de nossos 1,7 mil colaboradores no Brasil, que buscam sempre levar a melhor qualidade e tranquilidade para os clientes — complementa Liniers.