Que converte fornalhas tradicionais à lenha e permite automação com o secador de grãos. Equipamento funciona a cavaco, matéria-prima de combustão mais uniforme e que leva a um ganho em sustentabilidade e operação, já que reduz a necessidade de mão de obra.
A Kepler Weber (KEPL3) anunciou o lançamento do KW Biocav, um alimentador de cavaco que adapta fornalhas à lenha para operarem com a queima de cavaco junto ao secador de grãos. O equipamento foi desenvolvido nos últimos meses pelo time de engenheiros da companhia, que investiu, no ano passado, R$ 3,5 milhões em pesquisa e desenvolvimento de produtos.
O novo alimentador de cavaco chega ao mercado para atender a uma tendência do setor, que busca por melhor custo-benefício e segurança operacional.
—Por ser um particulado menor e mais homogêneo que a lenha, a queima do cavaco é mais uniforme, o que resulta em um melhor aproveitamento do material combustível, tornando o processo mais sustentável. Além disso, controlar a temperatura de secagem através da queima de cavaco é operacionalmente mais fácil, o que proporciona uma secagem de grãos com temperaturas mais estáveis, impactando positivamente na qualidade final de grãos secos— destaca a doutora Marina Pozitano, analista sênior de marketing de portfólio da Kepler Weber.
Outro ganho importante para a eficiência é a possibilidade de conectar o novo alimentador ao sistema de automação do secador de grãos. No Brasil, existem mais de 17 mil unidades de beneficiamento e armazenagem de grãos que precisam passar por atualizações, incluindo, em parte deles, a necessidade de adaptação de fornalhas à lenha. Os equipamentos mais recentes, já contam com geradores de calor a cavaco.
—Estas unidades mais antigas, que funcionam com fornalhas à lenha, exigem um número maior de trabalhadores para alimentá-las. Com o novo equipamento, o material combustível é colocado diretamente no alimentador de cavaco, e seu consumo é automatizado através da demanda de temperatura para o ar de secagem do secador de grãos —explica.
O monitoramento e operação da unidade, incluindo o gerador de calor KW Biocav, são compatíveis com o sistema da Procer. No ano passado, a Kepler Weber comprou 50% mais uma ação da empresa que atua com amplo licenciamento e já monitora mais de 1,7 mil unidades de beneficiamento e armazenagem de grãos no Brasil.
Agrishow 2024 —O lançamento do KW Biocav vai ocorrer no estande da Kepler Weber durante a Agrishow 2024, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
—A feira é uma oportunidade para recebermos nossos clientes e, muitas vezes, iniciar ou dar prosseguimento em negociações— afirma Bernardo Nogueira, CEO da Kepler Weber, que estará no evento.
O Brasil tem um déficit de armazenagem estimado em mais de 100 milhões de toneladas de grãos. A falta de infraestrutura impacta diretamente a eficiência do agronegócio. No ano passado, o Brasil perdeu cerca de R$ 30 bilhões em prêmios negativos de soja.
Neste ano, mesmo com uma redução na expectativa de safra, a falta de armazenagem ainda pressiona os agricultores. Segundo a empresa, a carteira de clientes começou 2024 maior que no ano anterior.
—O silo mais caro é aquele que o agricultor não tem. O produtor sabe que a eficiência dele depende de unidades de beneficiamento e armazenagem de grãos, por isso a demanda comercial segue aquecida— reforça Nogueira. —Temos investido em maior proximidade ao cliente, com novos Centros de Distribuição, para que o agricultor tenha acesso fácil e rápido às soluções de pós-colheita que oferecemos. Quando a safra está em pleno vapor, um equipamento não pode ficar parado esperando manutenção, por isso nossa presença nas principais regiões agrícolas é fundamental—.
. Agrishow 2024, de 29 de abril a 03 de maio, das 8 às 18 horas, na Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 – Ribeirão Preto (SP). | kepler.com.br