dionatan-de-almeida

18/04/2024

Brasileiro Dionatan de Almeida é campeão mundial de prova de café

Provador de Três Pontas (MG) teve 100% de aproveitamento na análise das xícaras e bateu recorde mundial de menor tempo no Campeonato Mundial de Cup Tasters.

O brasileiro Dionatan de Almeida é campeão mundial de prova de café. O inédito título ao país foi conquistado no dia 14 de abril (domingo), superando 33 competidores de todo o mundo, no World Cup Tasters Championship, realizado de 12 a 14 de abril (sexta a domingo), em Chicago (EUA), durante a Specialty Coffee Expo. O provador de café das Fazendas Caxambu e Aracaçu, de Três Pontas (MG), teve 100% de aproveitamento na análise das oito xícaras na final da competição, em 2’19”, desempenho dez segundos mais rápido do que a segunda colocada, a alemã Aurore Ceretta, e 32 segundos melhor do que o terceiro colocado, Han Jong Lee, da Nova Zelândia. Além disso, na semifinal, ele bateu o recorde mundial de menor tempo do campeonato, com o acerto das oito xícaras em 2’09”.

Almeida é o atual vencedor do Campeonato Brasileiro de Cup Tasters, competição realizada como ação do projeto “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o que lhe conferiu o passaporte para ser o embaixador dos cafés do país na disputa mundial.

—Estou muito feliz por trazer esse título inédito ao Brasil. Agradeço demais a Deus por essa oportunidade e a todos que fizeram parte dessa história, especialmente a BSCA e a ApexBrasil, que realizam os campeonatos brasileiros e fazem tudo isso ser possível, dando suporte o tempo inteiro e possibilitando que eu viajasse aos EUA. Também aos parceiros que abraçaram essa causa para que pudesse me preparar e estar no mundial, como as Fazendas Caxambu e Aracaçu, e o Paiol Café Boutique, que sempre estiveram comigo desde o início da minha história no café —reconhece.

O campeão também espera que o seu seja apenas o primeiro título internacional de muitos que o Brasil tem potencial para conquistar na prova de café, bem como nas demais categorias dos campeonatos de barismo. —Com esse, já temos dois mundiais, lembrando que o Boram (Um) é o atual campeão mundial de Barista. Que venham muitos outros para que possamos celebrar e colher os frutos de toda a dedicação que temos aqui em nosso país —completa.

Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, a vitória do provador brasileiro é mais uma evidência da importância do projeto setorial. —Essas conquistas são reflexo do esforço conjunto para consolidar internacionalmente a ideia de que o Brasil não é apenas uma nação produtora, mas também um grande conhecedor de cafés. Somos especialistas no tema, temos expertise e produtos de alta qualidade para compartilhar com o mundo —destaca.

Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA, explica que a evolução constante dos brasileiros nas competições mundiais de barismo refletem os investimentos e capacitações que são realizadas no país.

—Temos diversos cursos de formação profissional para baristas no Brasil, inclusive de provadores, como os cursos de Q-Graders que realizamos dentro do programa BSCA School. Esse arcabouço de qualificação profissional impulsiona nossos baristas a níveis históricos, como o título mundial que o Dionatan acaba de conquistar— diz.

Outra plataforma que fomenta a capacitação dos profissionais, conforme ele, é a realização dos campeonatos de barismo no Brasil, que foram assumidos pela BSCA em 2016, com o objetivo de estimular a permanente evolução dos baristas.

—Há oito anos, tornamo-nos National Body da World Coffee Events, que é a entidade organizadora dos mundiais de barismo, o que nos deu o direito de realizar as etapas classificatórias das competições globais no país. Possibilitar a disputa internamente fez e segue fazendo com que os profissionais baristas se qualifiquem cada vez mais para buscar os títulos nacionais e, consequentemente, transformarem-se nos embaixadores dos cafés do Brasil —comenta.

Estrela anota, ainda, que a cafeicultura é intrínseca ao país e que cada brasileiro tem o café envolvido em sua cultura, o que é um importante gatilho para se ter tantos profissionais gabaritados, nos mais diferentes segmentos da atividade, em todo o Brasil.

—O brasileiro é um diamante bruto quando se pensa em café. Todos têm um conhecimento guardado dentro de si e, no caso dos baristas, a realização dos cursos de formação e dos campeonatos de barismo servem exatamente para lapidarmos esses diamantes e os apresentarmos ao mundo, como agora com o Dionatan e, no ano passado, com o Boram Um. Os holofotes do mundo dos cafés especiais se voltam, dessa forma, cada vez mais ao Brasil, o principal player do mercado internacional— aponta.

Em junho de 2023, em Atenas, na Grécia, o barista brasileiro Boram Um conquistou o primeiro mundial de barismo para o país ao levantar o título do World Barista Championship. Na ocasião, seu irmão Garam Um chegou ao terceiro lugar na disputa global de Brewers Cup. Voltando aos mundiais deste ano, o barista Rubens Vuolo, de Cuiabá (MT), chegou até as quartas de final também no mundial de Brewers Cup.

Entenda a competição — O World Cup Tasters Championship coloca em prova a velocidade, a habilidade e a precisão em distinguir as diferenças de sabor em cafés especiais do degustador profissional. Três xícaras são colocadas em um triângulo, sendo duas com cafés idênticos e uma diferente.

Usando habilidades de olfato, paladar, atenção e experiência, o provador precisa identificar a xícara diferente no triângulo o mais rápido possível. Um total de oito triângulos são colocados em cada rodada e os oito melhores competidores, com o maior número de respostas corretas e o tempo mais rápido, avançam para a próxima rodada, até chegarem aos quatro melhores, que disputam a final. O campeão é o degustador que tiver o maior número de acertos no menor tempo.

Brazil. The Coffee Nation — O projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, realizado pela BSCA em parceria com a ApexBrasil, que engloba a realização dos campeonatos brasileiros de barismo, tem como foco a promoção comercial do café especial brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade.

A iniciativa tem como objetivo apresentar o Brasil como uma nação dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés e que ativamente investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental.

Com vigência até agosto de 2025, uma das prioridades do projeto será investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no apoio aos produtores de café canéfora (robusta e conilon) do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés produzidos por mulheres, fomentando a equidade de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de café.

O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.