fpso-maria-quiteria

09/04/2024

Yinson batiza a ‘FPSO Maria Quitéria’ da Petrobras

Pelo valor de US$ 5,2 bilhões. FPSO que estará operando por volta de 2025 no Parque das Baleias, da Petrobras, na Bacia de Campos. A viagem rumo ao Brasil estáprevisto para ainda este primeiro trimestre de 2024.

O evento de batismo da FPSO Maria Quitéria convertida no Estaleiro da Cosco Shipping Heavy Industry (Shanghai) aconteceu no dia 05 de abril (sexta-feira).

O valor do contrato de afretamento foi de US$ 5,2 bilhões, com duração de 22,5 anos, a partir da conclusão da FPSO.

O FPSO Maria Quitéria deve rumar ao Brasil ainda neste primeiro trimestre de 2024, e está previsto para entrar em operação em 2025 no campo de Jubarte, no cluster do Parque das Baleias, da Petrobras, na Bacia de Campos, em profundidades de 1400 metros. A capacidade será de processamento de 100 mil barris por dia (boe/d) de petróleo e cinco milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, com capacidade de armazenamento de 1 milhão de barris.

O projeto de revitalização do Parque das Baleias visa conectar 17 poços ao novo FPSO, compreendendo nove produtores de petróleo e oito injetores de água, por meio de infraestrutura submarina composta por dutos flexíveis, umbilicais e árvores de natal submarinas.

A embarcação é a primeira na frota da Yinson Production a operar a geração de vapor de recuperação de calor (HRSG, — do inglês  Heat Recovery Steam Generator ), como parte de seu sistema de geração de energia em ciclo combinado.

— O HRSG é uma das várias tecnologias da Yinston que se está implementando em linha com os esforços contínuos para reduzir as emissões de carbono e ser líder na descarbonização da indústria de FPSO em direção ao objetivo de zero líquido —diz a empresa em comunicado.