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03/04/2024

Prefeitura de Niterói vai investir R$ 137 milhões na dragagem do Canal de São Lourenço

E fortalecer a Economia do Mar. O desassoreamento deste trecho da Baía de Guanabara acontecerá entre a Ilha da Conceição e a Ponte Rio-Niterói e aumentará de sete para 11 metros a profundidade (calado), o que permitirá o aumento da função operacional dos estaleiros, o estímulo a novas construções de embarcações e a movimentação do setor de reparos e offshore. No total serão investidos R$ 157 milhões, com aporte de R$ 20 milhões Companhia Docas do Rio de Janeiro.

A cerimônia para o início das obras foi realizada no dia 02 de abril (terça-feira, no Porto da cidade e reuniu o presidnete Lula, o prefeito de Niterói, Axel Grael e o ex-prefeito e o atual secretário Executivo do município, Rodrigo Neves, o governador do Rio de Janeiro Claudio Castro, ministro dos Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho e, demais autoridades. A obra vai permitir o acesso de grandes embarcações à infraestrutura aquaviária do Complexo Naval e Portuário da cidade, localizado na Baía de Guanabara. A Prefeitura de Niterói vai investir R$ 137 milhões para viabilizar o projeto, e R$20 milhões da Companhia Docas do Rio de Janeiro, totalizando cerca de R$ 157 milhões. A Intervenção tem o objetivo de alavancar toda a produção naval e pesqueira da região, onde serão gerados cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.

O desassoreamento deste trecho da Baía de Guanabara acontecerá entre a Ilha da Conceição e a Ponte Rio-Niterói e aumentará de sete para 11 metros a profundidade (calado), o que permitirá o aumento da função operacional dos estaleiros, o estímulo a novas construções de embarcações e a movimentação do setor de reparos e offshore. Na década de 1970, a construção naval e de marinha mercante chegou a empregar mais de 40 mil trabalhadores no estado. Em 2014, a Frente Marítima com base em offshore e o setor pesqueiro também chegaram a empregar cerca de 40 mil pessoas. Só em Niterói, eram mais de 20 mil trabalhadores.

O Porto de Niterói prevê mais de 30% de aumento nas atracações e nos serviços portuários após a dragagem do Canal de São Lourenço. Seus terminais oferecem suporte completo para módulos de plataformas e equipamentos de produção de petróleo e gás.

— Tenham certeza que a gente vai recuperar a indústria naval brasileira porque não é possível um país do tamanho do Brasil, onde 90% de todo o comércio é feito pelo mar, ter um déficit comercial na balança por conta dos produtos da indústria naval serem todos importados e comprados em navios de bandeira estrangeira —destacou Lula.

Terminal Pesqueiro — Através de Parceria Público Privada (PPP), a Prefeitura quer trazer para a cidade o que há de mais moderno na indústria da pesca, com base em portos pesqueiros semelhantes aos existentes em grandes cidades europeias e asiáticas, beneficiando pescadores e armadores. Seguindo modelos internacionais, o local também servirá para a realização de leilões. A área será de 6.548 metros quadrados.

O prefeito Axel Grael destacou que um novo terminal pesqueiro na região vai atender a indústria da pesca de todo o estado e colocar Niterói entre as principais cidades do país em captura, exportação e distribuição em grande escala de pescado industrial.

Para isso, oministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, junto com o presidente da PortosRio, Francisco Martins e o prefeito do Niterói, Axel Grael, assinaram o contrato de compra e venda de imóvel do antigo Terminal Pesqueiro.

—A dragagem do Canal de São Lourenço vai viabilizar o funcionamento do Terminal Pesqueiro. Uma parceria com o Governo Federal nos permitiu municipalizar este equipamento. A obra aumentará a profundidade do canal, o que vai ampliar significativamente a capacidade de navegação do local. Paralelamente a isso, fizemos um pedido ao BNDES para que abra crédito especial para as empresas que estão se estruturando na cidade, a partir desta obra, para que possam estar em competitividade com outras do setor —explicou Axel Grael.

Para o ex-prefeito e atual secretário Executivo da Prefeitura, Rodrigo Neves, assim como o Brasil, Niterói está ajustando sua rota para voltar a se destacar na indústria naval. A cidade tem 35 berços de atracação (públicos e privados) homologados pelo Governo Federal, somando mais de 3.300 metros lineares de cais acostáveis, com profundidades variando entre quatro e nove metros.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a importância do Complexo Naval e Portuário de Niterói para a retomada do setor em nível nacional de acordo com o planejamento do Governo Federal.

—Ninguém pode contar a história do Rio de Janeiro sem falar dos aeroportos e a importância da indústria naval para a economia brasileira. O presidente Lula colocou que é uma prioridade do seu governo fortalecer a indústria naval de Niterói para gerarmos emprego e renda para essa região e para o Brasil. A dragagem do Canal de São Lourenço, através de parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, vai viabilizar essa obra no Canal e no Terminal Pesqueiro. O presidente Lula mais uma vez vai retomar a indústria naval do país e Niterói terá um papel fundamental —afirmou o ministro.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, esteve presente na cerimônia que marcou o início da dragagem do Canal de São Lourenço e ressaltou a importância de as diferentes esferas de governo estarem alinhadas para impulsionar a retomada do setor naval no estado.

—Quero parabenizar o Governo Federal e a Prefeitura de Niterói por esse projeto fantástico que vai, com certeza, transformar essa indústria tão importante no Rio de Janeiro. Conseguimos, através de uma grande parceria com a Prefeitura de Niterói, fazer todas as licenças ambientais para tirar esse projeto do papel e poder fazer essa verdadeira transformação. O Rio de Janeiro concentra 85% da produção de petróleo brasileira e 75% de todo o gás natural produzido. Por isso, o governo do Estado criou a Secretaria de Energia e Economia do Mar para colaborar com a recuperação dessa indústria tão importante que é a indústria naval — ressaltou o governador.