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02/04/2024

M. Dias Branco conquista a Classificação A List no CDP Clima 2023

Destaca-se como única brasileira no segmento de massas e biscoitos a conquistar o reconhecimento.

Com mais de 21 mil empresas avaliadas, ranking A List, do CDP Clima, traz reconhecimento à companhia pela liderança em transparência corporativa e desempenho sobre alterações climáticas

Com base nos dados relatados por meio do questionário sobre Mudanças Climáticas de 2023 do CDP, a M. Dias Branco conquista nota ‘A’ no ranking A List, do CDP Clima (Disclosure Insight Action), tornando-se a única brasileira no segmento de massas e biscoitos a alcançar a marca entre mais de 21.000 empresas avaliadas.

O CDP é uma organização global de reporte que avalia empresas a respeito de iniciativas para gestão estratégica de mudanças climáticas, norteando decisões de investimento e aquisição no sentido de uma economia com zero emissões de carbono, sustentável e resiliente.

“—stamos honrados por termos conquistado a colocação na A List do CDP por nossa liderança em transparência ambiental e mais ainda por sermos a única no segmento a alcançar a marca. Toda nossa cultura, planejamento e ações têm sido baseados nos pilares ESG, tendo a sustentabilidade um papel essencial no nosso dia a dia. Sabemos de nossa importância como líder no segmento e, agora, como a única com nota ‘A’. Por isso, esperamos encorajar outras empresas a fazerem o mesmo e seguir tratando do assunto como tema relevante dentro da Agenda Estratégica de Sustentabilidade —explica Daniella Pessoa, gerente de Estratégia Climática e Ambiental da M. Dias Branco.

Cultura de Sustentabilidade — A exclusividade no segmento no alcance da nota ‘A’ conquistada no ranking não veio por acaso. Como forma de fortalecer os aspectos ESG da companhia e contribuir de forma significativa com o meio ambiente, a M. Dias Branco revisitou, em 2022, sua Agenda Estratégica de Sustentabilidade, criando metas ambiciosas até 2030. Os novos objetivos contemplam 15 temas prioritários com um conjunto de 18 metas públicas, com base nos três pilares que representam o ESG – Cuidar do planeta (E), Acreditar nas pessoas (S) e Fortalecer alianças (G). O intitulado “Nossos Compromissos 2030” foi embasado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Algumas das metas incluem utilizar 90% de energia renovável em suas operações, uso de materiais plásticos recicláveis, compostáveis e/ou biodegradáveis em 100% das embalagens plásticas e reduzir a zero a quantidade de resíduos enviados para aterros em todas as suas operações. Atualmente, a fábrica da Jasmine Alimentos, marca da M. Dias Branco referência em alimentação saudável, nascida no Paraná, já alcançou seu compromisso de destinar 100% dos resíduos de forma sustentável, meta conquistada ao longo de 2022. Com isso, todos os resíduos gerados em unidade fabril são direcionados para reutilização e reciclagem dos materiais, gerando destinações mais circulares, além do reaproveitamento e enobrecimento de substratos. Com o “Aterro Zero”, a marca deixou de dispor uma média de 40 toneladas de resíduos por ano em aterros, contribuindo com a redução de impactos ambientais.

Outros temas prioritários da Agenda de Sustentabilidade da M. Dias Branco ainda abordam: consumo e reuso de água, carbono neutro, embalagens recuperáveis, perda de insumo, redução das emissões de gases do efeito estufa e combate ao desperdício. Este último, inclusive, já foi atingido. Enquanto o objetivo era conquistar 50% de redução de desperdício de produtos acabados, a companhia já alcançou o número de 67,55%.

—Nosso processo de Análise de Materialidade considerou os 17 ODS, levando em conta as metas do Brasil na Agenda 2030 da ONU. Para alcançarmos as metas, adotamos uma governança corporativa que viabiliza o desdobramento das metas e engaja seus stakeholders, por meio da criação de Grupos de Trabalho (GT). Desta forma, os grupos conseguem canalizar seus esforços em temas específicos”, conta a executiva. A Companhia ainda realiza o acompanhamento das metas pelo Comitê de Sustentabilidade, Comitê ESG e Conselho de Administração. E como parte da governança dos temas prioritários, existe a Política de Sustentabilidade, que norteia o posicionamento da companhia. —Como líderes de mercado, sabemos de nossa importância em servir de exemplo e promover abordagens abrangentes sobre questões econômicas, sociais e ambientais— finaliza Daniella.

CDP — O CDP é uma organização global sem fins lucrativos que administra o sistema mundial de divulgação ambiental para empresas, cidades, estados e regiões. Fundada em 2000 e trabalhando com mais de 740 instituições financeiras com mais de US$136 bilhões em ativos, o CDP foi pioneiro na utilização dos mercados de capitais e das aquisições empresariais para motivar as empresas a divulgar os seus impactos ambientais e a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, salvaguardar os recursos hídricos e proteger as florestas. Quase 24 mil organizações em todo o mundo divulgaram dados através do CDP em 2023, incluindo mais de 23 mil empresas que valem metade da capitalização de mercado global e mais de 1.100 cidades, estados e regiões.

M. Dias Branco — Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 17 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a LasAcacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.

A companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca FIT Food, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.