hapag-sustentabilidade

29/03/2024

Hapag-Lloyd objetiva operar uma frota com emissões líquidas zero até 2045

De acordo com o seu Relatório de Sustentabilidade 2023 divulgado no dia 28 de março (quinta-feira).

A Hapag-Lloyd publicou o Relatório de Sustentabilidade 2023 no dia 28 de março (quinta-feira). Uma prova do compromisso inabalável da empresa com a responsabilidade ambiental e social, o relatório descreve as várias medidas e iniciativas proativas da Hapag-Lloyd ao longo do ano — mesmo além de suas próprias operações.

Abastecendo um transporte mais ecológico — Em linha com o seu ambicioso objetivo de operar uma frota com emissões líquidas zero até 2045, a Hapag-Lloyd reduziu as emissões absolutas de gases com efeito de estufa da sua frota em 0,8 milhões de toneladas em 2023, em comparação com o ano anterior. Como uma das medidas, a transportadora aumentou significativamente a quantidade de mistura de biocombustíveis abastecidas para mais de 200mil toneladas. 2023 também viu a implantação bem-sucedida de três dos 12 novos navios de duplo combustível da empresa, que podem funcionar com gás natural liquefeito (GNL) e futuros combustíveis alternativos. Com o lançamento do Ship Green, uma solução baseada em biocombustíveis para transporte marítimo com redução de emissões, a Hapag-Lloyd oferece aos clientes a escolha entre três níveis de redução de CO2e para suas remessas.

Unindo para a Mudança — Reconhecendo a necessidade de a indústria naval seguir na mesma direção, a Hapag-Lloyd uniu forças com quatro das principais companhias marítimas do mundo. Juntas, as transportadoras emitiram um comunicado pedindo uma data final para novas construções movidas a combustíveis fósseis. A declaração também insta a Organização Marítima Internacional (IMO) a criar as condições regulamentares para garantir uma transição energética bem-sucedida e condições de concorrência equitativas para todos os intervenientes na indústria naval. Além disso, a Hapag-Lloyd aderiu ao Green Corridor Consortium — uma iniciativa entre os portos de Roterdã e Cingapura que visa reduzir drasticamente as emissões nesta rota marítima vital.

Elevando a Responsabilidade Social — Sendo o impacto social positivo parte integrante da estratégia de sustentabilidade da Hapag-Lloyd, a empresa implementou ainda mais medidas para monitorar e abordar questões de direitos humanos em toda a sua cadeia de abastecimento, promover a diversidade e inclusão na sua força de trabalho e melhorar as condições de trabalho dos seus marítimos. Além disso, o envolvimento social local e global da Hapag-Lloyd foi ampliado em 2023 com novas parcerias, incluindo One Earth – One Ocean e 4Life Solutions. Através destas colaborações, a Hapag-Lloyd pretende ajudar a preservar os oceanos do mundo e fornecer água potável às comunidades necessitadas.

Traçando um rumo sustentável —Como uma das principais companhias marítimas do mundo, a empresa está firmemente empenhada em desempenhar o seu papel na sociedade e em ajudar a manter o aquecimento global em linha com os objectivos do Acordo de Paris, por exemplo através de programas de otimização da frota, da introdução de novas tecnologias de propulsão e a utilização de combustíveis alternativos. —Nem é preciso dizer que práticas sustentáveis e responsáveis são de extrema importância para nós —afirma Rolf Habben Jansen, CEO da Hapag-Lloyd. —No cenário global de hoje, a descarbonização e a responsabilidade social são imperativos, não escolhas, e estamos firmemente determinados fazer a nossa parte—.

O último Relatório de Sustentabilidade da Hapag-Lloyd sublinha o compromisso da empresa com práticas pioneiras de sustentabilidade na indústria marítima. Com uma dedicação inabalável em causar um impacto positivo no meio ambiente e nas comunidades que atende, o Relatório de Sustentabilidade da Hapag-Lloyd reflete o progresso da empresa e sua jornada contínua em direção a um futuro mais sustentável para todos.