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29/03/2024

Cruzeiro do Sul Educacional registra R$ 100 milhões em 2023

E cresce 15 vezes, 13,3% em relação a 2022, e atinge maior resultado desde o IPO. O Ebitda ajustado atingiu R$ 684 milhões, um crescimento de 17,8% frente ao ano anterior. Destaque para a base total de alunos na graduação digital com um crescimento de 24,7% 2023 contra 2022. Expansão na graduação presencial e melhora na retenção: ano fecha com um total de 141 mil estudantes, uma expansão de 10,6% vs. o ano anterior.

A Cruzeiro do Sul Educacional (B3:CSED3), um dos maiores grupos privados de ensino do país, anuncia os resultados financeiros referentes ao quarto trimestre de 2023 e do ano de 2023.

O Grupo encerrou o 2023 com receita líquida de R$ 2,3 bilhões, 13,3% superior à de 2022, como reflexo da expansão dos negócios de graduação presencial e digital. O Ebitda ajustado atingiu R$ 684 milhões, com margem de 29,8%, uma expansão de 1,2 p.p. contra o ano anterior.

O lucro líquido atingiu R$ 100 milhões, com margem líquida de 4,4%, uma das maiores do setor, e a geração de caixa operacional foi de R$ 370 milhões, uma expansão de 21,6% vs. 2022. A alavancagem da Companhia se manteve estável em 1,6x (vs. 2022), mesmo após a distribuição de R$ 121 milhões entre dividendos aos acionistas e recompra de ações nos últimos 12 meses, o que representou uma distribuição aos acionistas de 26%, maior patamar desde o IPO em 2021.

O ano de 2023 teve conquistas importantes nos segmentos Digital e Presencial. Na graduação Presencial, a Companhia finalizou a base com 141 mil alunos, uma expansão de 10,6% vs. 2022, sendo o segundo ano consecutivo de crescimento no pós-pandemia (15,4% de crescimento vs 2021) vs. uma queda relevante no segmento Presencial no Brasil. Já na graduação Digital, o volume de captação foi de 25,6% acima de 2022, finalizando a base de graduação com 296 mil alunos, uma expansão de 24,7% vs. o ano anterior.

Em relação a rematrícula, o Digital cresceu 1,9 p.p. no 1S23 e 1.4 p.p. no 2S23, chegando a 78,5% de rematrícula no 2S23. No presencial, a Companhia bateu um novo recorde, evoluindo 3,8 p.p. vs. 2022 e chegando a 91,2% no 2S23, como reflexo das iniciativas de retenção e alinhamento de incentivos dos nossos colaboradores.

—O ano de 2023 foi marcado por avanços importantes no plano estratégico da companhia, focado em três verticais de ensino. Implementamos a BU de Saúde com foco inicial na alavancagem do ensino das carreiras de Medicina e Odontologia e reforçamos o time sênior com a chegada do André Raeli, que possui vasta experiência no segmento para avançarmos além da graduação, com cursos livres e pós-graduações. Os cursos relacionados a saúde, além da Medicina e Odontologia, vêm se tornando cada vez mais importantes nos últimos anos, principalmente pela alta aderência ao ensino presencial e já representam 51% da base de alunos e 68% da receita no segmento — aponta Fábio Fossen, CEO da Cruzeiro do Sul Educacional.

Cabe destacar que a Cruzeiro do Sul Educacional já possui em seu portfólio de pós-graduação, a oferta de cursos em parceria com duas instituições internacionais, relevantes em seus respectivos segmentos de atuação. A primeira delas com o MARC Institute, de Miami, com cursos livres na carreira de Medicina, atualmente ofertado nas marcas Unicid, em São Paulo e Universidade Positivo, em Curitiba. A segunda, com a Universidade de Alcalá de Henares, da Espanha, com graduação e pós-graduação lato e stricto senso para a carreira de Odontologia. Com esta movimentação, a ompanhia conclui a construção do alicerce que norteia as linhas do seu negócio, com a BU Digital, BU Presencial e a BU Saúde.

Parcerias estratégicas — Além da FURIA, a ompanhia fechou parceria com o Google Cloud para oferecer graduação e pós-graduações em conjunto com a marca, visando trazer mais inovação e chancela aos produtos. Outro movimento relevante foi a aliança firmada com a Hapvida NotreDame Intermédica, maior operadora de saúde da América Latina, com o objetivo de impulsionar a formação de profissionais da área da saúde, proporcionando estágio e aprendizados práticos aos estudantes da modalidade a distância em ambientes hospitalares.

Avanços em tecnologia e inovação —Na esfera tecnológica e de inovação, no ano de 2023 a companhia seguiu construindo sua jornada de digitalização, visando sempre dois grandes objetivos: entrega de uma experiência melhor e mais engajadora para o estudante e ganhos de produtividade operacional. Destaque para o lançamento do aplicativo Duda, criado com o intuito de melhorar a jornada do estudante, atendendo as principais demandas dentro das esferas administrativas, tornando-se um canal de relacionamento unificado, ágil e mais próximo ao aluno. O avanço também ocorreu na automação dos processos de backoffice, reduzindo em ~48% o volume de atendimento na Central de Atendimento ao Aluno e em ~70% os passos necessários para finalização das rematrículas.

Também ocorreu a implementação de uma plataforma operacional e de gestão para os parceiros de polos EAD da Cruzeiro do Sul Virtual, possibilitando maior agilidade comercial na ponta e maior facilidade de gestão da base de alunos. Foi introduzido o e-commerce da pós-graduação, uma redução de 70% no número de cliques para contratação e vendas 24×7 para todo este portfólio.

Destaque acadêmico 2023 — Na área acadêmica, os destaques de 2023 foram: liderança no ranking de companhias abertas para o Índice Geral de Cursos (IGC) contínuo ponderado pelo número de matrículas, reafirmando o compromisso com a entrega de um produto de qualidade para os estudantes; alcance do marco de 69% das instituições com nota máxima 5, de acordo com o Conceito Institucional (CI) do MEC, avanço de 46 p.p. vs. 2022; ranqueamento, pelo segundo ano consecutivo, da Unifran no Times Higher Education como a melhor IES privada no Brasil (subindo 4 posições no ranking da América Latina), bem como a presença do Ceunsp e Braz Cubas no ranking, pela primeira vez; seleção do projeto dos docentes do programa de pós-graduação em Ciências da Unifran para representar o Brasil na Conferência Mundial do Clima (COP27), organizada pela ONU; e acreditação do curso de Medicina da Unifran pelo Sistema de Acreditação das Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina (SAEME-CFM), o único certificador de qualidade das escolas médicas no Brasil.