nuclep-china1

28/03/2024

China Merchants Industry e Nuclep

Uma possível parceria forte com tecnologias especiais para construção de módulos para plataformas de petróleo no Brasil, trasendo divisas para o Rio de Janeiro através do fomento econômico e social em Itaguaí e região.

A Diretoria Comercial da China Merchants Industry Ltda (CMI), convidou a Nuclep (Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A) para conhecer suas instalações em Shangai, para onde seguiram o presidente da Nuclep, Carlos Henrique Silva Seixas e seu diretor Comercial, Nicola Mirto Neto, para pessoalmente, conhecer a estrutura da CMI, — um dos três principais grupos estatais de fabricação de equipamentos de engenharia offshore, negócio central da indústria comercial chinesa.

Na empresa foram recebidos pelo diretor Comercial Mei Cn e equipe, ocasião, em que os representantes da Nuclep se surpreenderam com a grandeza da CMI, que conta com mais de 34 mil funcionários, em sete bases de construção e reparos navais, incluindo nove grandes estaleiros, localizados na Baía de Bohai, no ‘Cinturão Econômico’ do Rio Yangtzé, no Delta do Rio Yangtzé e na Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, na China. Seu negócio se concentra principalmente em reparos e conversão de navios, fabricação de equipamentos offshore.

O foco da viagem é estabelecer parcerias para fabricação de módulos para futuras plataformas da Petrobras. —Hoje temos a P-84 e P-85 já licitadas e com um ganhador. No segundo semestre, mais duas plataformas serão licitadas e estamos empenhados e dedicados a vencer uma destas disputas. Uma forte parceria com uma empresa como a CMI contribuirá muito para a retomada na construção de plataformas na Nuclep —afirmou Seixas.

O presidente reforçou a importância desta conquista para a empresa e sobretudo para o resultado que isso trará para a região. — Só essa parceria para atender à confecção de módulos para essas plataformas geraria de quatro a cinco mil empregos, fomentando a economia da cidade de Itaguaí e região. Um fator importante que agrega imenso valor econômico e social para o Rio de Janeiro — finalizou.

MoU com a ZPMC — A ida da Nuclep à China já rendeu frutos, um Memorando de Entendimentos (MoU) para a parceria será assinado com a empresa chinesa Shanghai Zhenhua Heavy Industries Company (ZPMC), — indústria que possui 70% do mercado mundial de guindastes nos portos. O responsável na empresa chinesa pelo acordo é o diretor executivo para Equipamentos Pesados, senhor Zhang Jianchun.