cacamba-bleste

28/03/2024

Bleste Equipamentos Portuários apresenta nova solução de movimentação de granéis

O fabricante letão de equipamentos portuários Bleste apresenta novo ‘balde’ de movimentação de granéis. Com novo tipo de garra, design simples, mais capacidade, menos desperdício.

Bleste Sia apresenta sua nova solução de movimentação de granéis ‘Bleste Bucket’. O Balde Bleste é uma iteração moderna do tradicional contêiner de granel, no entanto, este produto inovador, porém simples, melhora o manuseio de granéis secos para empresas que buscam ganhos de eficiência, custo e velocidade.

Tecnologia simples economiza tempo e dinheiro — Segundo Dinis Hruscovs, diretor-geral da empresa letã, a Caçamba Bleste agiliza a logística de cargas a granel, principalmente para terminais, e de forma durável: a caçamba é fabricada com qualidade muito resistente e com dimensões que atendem terminais, caminhões, embarcações e guindastes (móveis). —Os caminhões basculantes podem entrar direto na caçamba, um recurso exclusivo. Isso significa que não há respingos no píer, reduzindo resíduos, sujeira e poeira, além de menos tempo e custo gastos na limpeza posterior. O operador do guindaste então levanta a caçamba do píer até a embarcação para descarregar, novamente com menos poeira do que a causada, por exemplo, pelas garras de casca de laranja—.

Como os navios MPP geralmente possuem guindastes de 30 toneladas e o contêiner pesa dez toneladas, sua capacidade de carga é mantida no padrão de 20 toneladas. O balde Bleste vem de fábrica com elos e correntes para conexão imediata com um guindaste. No entanto, como o balde pode realmente suportar 30 toneladas de volume, elos e correntes mais fortes podem ser instalados se os clientes desejarem usá-lo nessa capacidade.

Devido ao seu design inteligente, não há necessidade de funcionários ou equipamentos extras ao utilizar o Balde Bleste – são necessários apenas um operador de guindaste e um motorista de caminhão basculante, perfeito para ambientes onde a infraestrutura ou equipamentos de movimentação portuária são escassos. Tradicionalmente, uma garra a granel precisaria fazer várias rondas para mover a carga de um caminhão basculante para um contêiner. Além disso, ao carregar um porão de navio, a capacidade do guindaste não é totalmente utilizada. Por metro cúbico, o Bleste Bucket fornece economia no tempo gasto em carga e descarga, tempo e custo de limpeza e uso de pessoal.

Carregamento paralelo — O Balde Bleste é especialmente útil para cais pouco ou não equipados, pois o Balde pode ser manuseado em uma embarcação que já possui um guindaste de lança, o que facilita o manuseio nessas circunstâncias. Na verdade, vários guindastes podem ser usados para carregamento paralelo, tornando-o ainda mais eficiente em termos de custo e tempo.

Alta capacidade de carga devido ao aço Hardox® — Este recipiente fácil de limpar é feito de aço Hardox®, um material de alta qualidade resistente à abrasão e ao impacto, originário da Suécia e conhecido por sua resistência e resiliência. O aço e suas propriedades estruturais conferem ao Balde Bleste excelente resistência e durabilidade.

Impacto positivo nos portos e terminais africanos — No mercado africano onde muitos cais e cais tendem a não estar equipados com grua, o Balde Bleste é uma excelente solução. Como o guindaste e a caçamba já estão na embarcação, basta que o guindaste mova a caçamba Bleste até o cais para carregamento. É simples, eficiente e atende a uma necessidade de um mercado emergente.

Após testes, os primeiros Bleste Buckets já foram entregues aos clientes lançadores. A empresa agora está pronta para enviá-los para clientes em todo o mundo. Os baldes Bleste podem ser produzidos sob demanda dentro de um mês.