maersk-tijuana

23/03/2024

Maersk inaugura novo centro de armazenamento em Tijuana, no México

Voltado para o comércio transfronteiriço. Está localizado perto de portos importantes, como Los Angeles/Long Beach (Califórnia), Ensenada (México) e Porto Comercial de Otay.

A Maersk inaugurou uma nova instalação de 30.000 m2 para seus clientes na área de Tijuana, voltada ao comércio transfronteiriço. Especificamente, está localizada em Prisma XII, Parque Industrial Pacífico em Tijuana, Baixa Califórnia, e é voltada para clientes dos setores de tecnologia, automotivo, varejo e estilo de vida que buscam capacidades transfronteiriças.

As novas instalações possuem vantagem geográfica estratégica, estando localizadas próximas a importantes portos, como Los Angeles/Long Beach (Califórnia) e Ensenada (México). Além disso, está localizado a apenas 15 quilômetros do Porto Comercial de Otay, localizado entre Otay Mesa (San Diego, Estados Unidos) e Otay Centenario (Tijuana, México). Além disso, fica a 20 km do Porto Comercial de San Ysidro, que fica na fronteira entre San Ysidro (Califórnia) e Tijuana.

O site faz parte do programa de serviços da Indústria de Manufatura, Maquiladora e Serviços de Exportação (IMMEX) para o mercado de Tijuana. Oferece classificação, armazenamento, cross-docking, gerenciamento de estoque e uma série de serviços de valor agregado, como etiquetagem, embalagem, reembalagem e atendimento de pedidos. Alternativamente, você pode realizar operações de “cumprimento” ou “cumprimento eletrônico” nos Estados Unidos, aproveitando a taxa de remessa da Seção 321 para remessas de comércio eletrônico.

O novo local possui certificação LEED Gold, incluindo painéis solares, equipamentos de manuseio de materiais 100% elétricos, luzes LED, redução de ilha de calor, redução do uso de água interna e externa, sistema de gerenciamento de resíduos.

Localização estratégica — Nos últimos anos, a indústria manufatureira de Tijuana cresceu significativamente, impulsionada pela tendência crescente de nearshoring entre o México e os Estados Unidos. Segundo a Administração de Comércio Internacional, o México é o terceiro parceiro comercial dos Estados Unidos, e uma parte importante do intercâmbio comercial é gerada na área metropolitana entre San Diego e Tijuana.

Esta tendência tem atraído empresas de todo o mundo que procuram tirar partido da localização estratégica e da forte infra-estrutura de Tijuana. Localizada próxima ao porto de Ensenada e com acesso a diversos meios de transporte, como ferroviário, caminhão e avião, Tijuana tornou-se um centro nevrálgico do comércio internacional, principalmente pela proximidade com os Estados Unidos. O estatuto da cidade como área estratégica é reforçado pelo facto de uma parte significativa da sua actividade comercial ter origem nos Estados Unidos, uma tendência que continua a aumentar a cada ano.

Projeções da Maersk no México — Este movimento estratégico permite à Maersk expandir a sua oferta de serviços e fornecer aos clientes um amplo portfólio de produtos, abrangendo serviços marítimos, armazenamento e distribuição, transporte terrestre, adaptados às complexidades do comércio transfronteiriço. —Aproveitando a localização vantajosa e o próspero ambiente de produção de Tijuana, a Maersk pretende aprimorar ainda mais suas capacidades e atender às necessidades em constante mudança de seus clientes neste cenário dinâmicom —destacou a Maersk.

A área de atuação da Maersk abrange mais de 150.000 m2 em todo o México, com armazéns localizados na Cidade do México, Tijuana e Cuautitlán, e armazéns localizados perto dos portos de Lázaro Cárdenas e Manzanillo. Olhando para o futuro, a Maersk tem planos ambiciosos de expansão, com capacidades adicionais em Guadalajara e Monterrey, e expandindo as suas capacidades terrestres, com o objetivo de oferecer aos clientes soluções que facilitem o comércio transfronteiriço entre o México e os EUA. | MM