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15/03/2024

Setor de latas de alumínio retoma crescimento

Resultados do setor em 2023, apresentados pela Abralatas, confirmam a retomada do crescimento do segmento de latas de alumínio no país.

A Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), entidade que representa o setor de latas de alumínio para bebidas no Brasil, apresentou os dados de 2023, com um resultado de vendas 1,65% maior do que 2022, consolidando um ano de retomada de crescimento do segmento. No total, foram comercializadas 32,3 bilhões de latas no país em 2023 e o setor segue confiante de que a tendência de crescimento se manterá em 2024.

— Após dois anos de ajustes, este crescimento anima o nosso setor, pois indica a continuidade da expansão do consumo da lata de alumínio no Brasil. Se analisarmos os últimos dez anos, veremos uma média de 4,5% de crescimento— afirma Cátilo Cândido, presidente executivo da Abralatas. O executivo explica que no ano passado observamos um verão muito quente, favorecendo o consumo de bebidas em lata. —Outro fator a considerar foi o preço do alumínio que, mesmo ainda muito elevado, já apresentou patamares melhores que no ano anterior. Retomamos nosso crescimento à medida em que o país retomou seus índices positivos. Nosso mercado é altamente resiliente, eficiente e competitivo e vem contribuindo de forma inequívoca para o crescimento do país na última década—.

Outro dado apresentado se refere à sustentabilidade. Nos últimos 15 anos, foram recicladas mais de 95% das latas de alumínio no Brasil, confirmando o país como um dos maiores recicladores de latinhas do mundo e fazendo do segmento um exemplo de economia circular. Com índices de reciclagem tão expressivos, o setor é referência mundial em logística reversa, tendo aderido ao Pacto Global das Nações Unidas, que reúne esforços de todo o mundo para zerar a destinação de resíduos para aterros e alcançar níveis elevados de circularidade até 2030.

Segundo Cátilo Cândido, os números representam um mercado em expansão, inovador e atento às novidades para os consumidores. —A cerveja continua tendo protagonismo muito alto e é essencial para o setor de latas de alumínio, mas vemos um crescimento expressivo de outras bebidas em latas, como água, vinho e os RTDs (ready-to-drink) — os chamados drinks prontos , acompanhando uma tendência que já é mundial — explica. Para se ter se ter uma ideia, apenas o mercado de RTDs deve movimentar US$ 85 bilhões de dólares até 2030, segundo estimativa de pesquisa da InsightAce Analytic.

O setor começa 2024 animado, com a expectativa de crescer ainda mais este ano. —Seguimos atuando na transição para uma economia de baixo carbono, investindo em inovação e tecnologias que fomentem a sustentabilidade do setor, colaborando para o desenvolvimento do Brasil —finaliza Cátilo Cândido.