setor-coureiro-calcadista

29/02/2024

Setor coureiro-calçadista apresenta novidades na Fimec

Feira profissional acontece de 12 a 14 de março (terça a quinta-feira), na Fenac, em Novo Hamburgo/RS.

Em poucos dias, a Fenac receberá milhares de visitantes durante a 47ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes). De 12 a 14 de março (terça a quinta-feira), os pavilhões do centro de eventos, em Novo Hamburgo/RS, reunirão novidades e tecnologias do cluster coureiro-calçadista em uma área de exposição de 14 mil m². Reconhecida como a maior feira do setor na América Latina e a única que tem tudo, a Fimec apresentará soluções da produção à logística, incluindo couros e peles, produtos químicos, componentes, máquinas, tecnologia e inovação.

Com cerca de 400 expositores no total, a Fimec 2024 reunirá indústrias de todo o Brasil e 80 empresas estrangeiras vindas da China, Japão, Argentina, Itália, França, Alemanha, Inglaterra e Peru. Entre as marcas presentes nesta edição está a Comelz, que já participa da Fimec desde 2000 e exibirá evoluções tecnológicas na parte de softwares de máquinas de corte. “Também apresentaremos uma nova digitalizadora de peles, equipamento que possui acessórios, como iluminação e regulagem ergonômica, que facilitam e padronizam a qualificação das peles para uso posterior dos recursos de corte automático”, destaca Marcelo Cezario da Silva, diretor da empresa.

Para a Comelz, as feiras são fundamentais e criam atalhos, aproximando as empresas de seus clientes, que têm a oportunidade de ver a teoria na prática através de demonstrações. —Com isso, se desperta o interesse para abrir as negociações —avalia Silva. —A Fimec, em especial, é oportuna pela sua grandeza e representatividade, pois traz empresas de toda a América Latina, tanto do setor de calçados e artefatos, como cada vez mais outros setores que utilizam o mesmo tipo de equipamento em suas indústrias —complementa.

A empresa 7way participa da Fimec desde a fundação da marca, há 17 anos, e já confirmou presença para este ano. No espaço, os visitantes poderão conferir a multiponto 3400, produzida pela DMS. —Estamos entregando em fevereiro a segunda máquina desse modelo no Brasil”, destaca o diretor da empresa, Júlio Cezar Nunes Waikamp. Além disso, a marca apresentará um sistema eletrônico para medição em pintura para equipamentos de pintura e medição, tanto com fotosensores ou InfraRed.—Também teremos nosso exclusivo lavador de névoas aprovado nos padrões ambientais construído em PP e uma nova linha de pistolas de pintura IWATA!—detalha. Para Waikamp, “a Fimec é fundamental para reunir todos para conhecer novas tecnologias e propiciar uma ótima oportunidade de trocas de experiências —define.

Fimec: a melhor maneira de estar junto dos clientes — Presente desde a primeira edição da feira como expositores, a Fuga Couros permanece acreditando e apostando na Fimec como “a melhor maneira de estar junto dos clientes”. Essa definição foi apresentada pelos diretores da marca, Eduardo Fuga e Leandro Fagundes, que se mostram positivos para a participação da empresa nesta edição. —Nossas expectativas são boas. Finalizamos a média de venda do último trimestre de 2023 acima dos anteriores e acreditamos na continuidade disso. Esperamos que a Fimec consolide estas expectativas e tenhamos um bom ano”, projetam. Os diretores ainda explicam que a Fimec é uma feira de referência global. “Diante da quantidade e qualidade de expositores e visitantes, entendemos que a Fimec é um catalisador, aproximando as pessoas e servindo de termômetro para o mercado —avaliam Fuga e Fagundes.

Outra presença confirmada nesta edição é a da STK Componentes, que participa da feira há 15 edições consecutivas. Entre os componentes desenvolvidos para a edição da Fimec 2024, o destaque são: o zíper STK Cristal e o zíper STK ECO. Ambos os produtos possuem diversas aplicações, entre calçados, roupas, bolsas, mochilas e outros. O zíper STK Cristal é uma novidade para revolucionar a indústria da moda, já que oferece um produto conectado com a modernidade, elegância e sofisticação. Já o zíper STK ECO é fabricado a partir de matéria-prima reciclada, processo em que a fibra do fio passa pela avançada tecnologia de recuperação e regeneração química (totalmente reciclado), sendo uma solução inovadora e ecológica que contribui significativamente na redução do impacto ambiental e na sustentabilidade do planeta.

Além de zíperes, o Grupo Stickfran também apresentará: cursores, fechos de contato, faca de chanfrar, tesoura, fitas, elásticos, gorgurões, atacadores e ilhóses. Para o gerente comercial da STK Componentes, Hamilton Marquete, a expectativa para esta edição é otimista. —Acreditamos que iremos colher ótimos frutos através da divulgação, exposição, prospecção de novos clientes e negócios, tanto no mercado interno quanto externo— ressalta. —Feiras como a Fimec contribuem muito para o desenvolvimento dos setores, pois possibilitam a realização de contatos, divulgação, exposição e prospecção de clientes e negócios no Brasil e no mundo —complementa Marquete.

Credenciamento gratuito: os profissionais do setor que desejam conferir de perto as novidades podem se credenciar gratuitamente através do site www.fimec.com.br, sendo proibido o acesso de menores de 14 anos. A expectativa é que 20 mil visitantes prestigiem a Fimec nos três dias de feira.

47ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes), de 12 a 14 de março 2024(terça a quinta-feira), das 13 às 20 horas, na Fenac | Av. Nações Unidas, 3825 – Bairro Ideal – Novo Hamburgo/RS, Brasil. Credenciamento: credenciamento gratuito para profissionais do setor através do site www.fimec.com.br. Feira profissional – proibido o acesso de menores de 14 anos. Realização: Fenac Experiências Conectam. Apresentação: Sicredi Pioneira. Patrocínio: Covestro, Transduarte, Ambiente Verde Indústria e Henkel. Apoio: Abicalçados, Abqtic, Abrameq, ACI-NH/CB/EV/DI, Aicsul, Assintecal, CICB, IBTeC e Sebrae/RS.