5g-claro

29/02/2024

Embratel, Claro e Ericsson turbinaram transmissão de Carnavais do Rio de Janeiro e São Paulo

Com sinal 5G exclusivo. Pela primeira vez, ambos os sambódromos contaram com 5G com tráfego priorizado por meio de Network Slicing, proporcionando melhor desempenho na transmissão de vídeo.

A Embratel, a Claro e a Ericsson se uniram para uma parceria inédita para transmissão televisiva dos desfiles do Grupo Especial das Escolas de Samba do Carnaval do Rio de Janeiro e de São Paulo, utilizando 5G SA (Standalone) com Network Slicing. Essa foi a primeira vez que ambos os sambódromos contaram com a infraestrutura inovadora para maior garantia de banda, confiabilidade, agilidade e estabilidade na transmissão de vídeo de alta resolução de imagem e som para todo Brasil.

Cada dia dos desfiles dos grupos especiais contou com cinegrafistas utilizando mochilinks — mochilas adaptadas com SIM Cards 5G com tráfego priorizado por meio do Network Slicing. A tecnologia foi integrada a câmeras sem fio para captar as imagens que chegaram à casa de milhões de telespectadores pelo País. Com o Network Slicing, foi possível garantir que a banda fosse utilizada com total eficiência para a transmissão dos sinais de áudio e vídeo, sem competir com outros dispositivos que estavam conectados à rede do sambódromo.

Além da altíssima qualidade de imagem, som e velocidade proporcionadas pelo 5G com tráfego segmentado, o projeto possibilitou que houvesse a cobertura de ângulos novos dos desfiles, já que o uso dos mochilinks elimina a necessidade de cabeamento. Essa funcionalidade torna o manuseio das câmeras mais fácil e ágil para os cinegrafistas, que ficaram distribuídos na concentração, onde as escolas se preparam para os desfiles; na avenida, lugar em que os desfiles ocorrem; e na dispersão, local de saída dos carros alegóricos e sambistas. Com os mochiliks conectados às câmeras, os profissionais ficaram livres para circular pelos sambódromos, sem as limitações trazidas por cabos costumeiramente conectados aos equipamentos.

— A Embratel tem grande experiência atuando na transmissão do Carnaval brasileiro. Estivemos juntos no último ano com a Claro e a Ericsson para a primeira transmissão de um grande evento com Network Slicing, nos desfiles do Grupo Especial das Escolas de Samba do Carnaval de São Paulo — afirma Gustavo Silbert, diretor-executivo da Embratel. De acordo com o executivo, os resultados da iniciativa de 2023 foram essenciais para ampliar o projeto e levar a inovação também para o carnaval do Rio Janeiro. —Essa ação evidencia a sinergia inovadora da Embratel com o setor de entretenimento, buscando levar uma experiência única para a audiência de grandes eventos —diz.

Indo além dos benefícios para quem acompanhou os desfiles de casa, o público que esteve presente nos sambódromos também pode desfrutar das vantagens do 5G+ da Claro, já ativado nas regiões do Sambódromo de Sapucaí e Sambódromo do Anhembi. Com uma infraestrutura de última geração da Ericsson, foi possível levar mais estabilidade na rede e permitir o upload de vídeos e fotos em alta resolução, mesmo com uma quantidade massiva de pessoas conectadas a uma mesma antena.

— A partir da quinta geração de rede móvel, podemos levar ainda mais possibilidades para que as pessoas possam se conectar e ter as melhores experiências, onde quer que estejam — afirma Paulo Cesar Teixeira, CEO da unidade de Consumo e PME da Claro. Segundo o executivo, a Claro está sempre buscando inovar nas entregas e ampliar sua cobertura pelo País para proporcionar máxima qualidade de conexão a seus clientes. — Estamos muito orgulhosos em fazer parte dessa iniciativa, conectando uma das festas mais importantes para os brasileiros”— diz Paulo.

— O Network Slicing tem sido usado para garantir conectividade de alto nível em grandes eventos, já que é capaz de priorizar e segregar o tráfego para as câmeras das emissoras — indica Murilo Barbosa, vice-presidente de Negócios da Ericsson. Com isso e com tecnologia de ponta instalada nos sambódromos, salienta o executivo, foi possível entregar um ecossistema completo aos desfiles, que garantiu maior qualidade de rede tanto para quem assistiu remotamente quanto para quem estava presente nos locais. —A Ericsson está muito feliz em participar dessa iniciativa— diz.

Embratel — A Embratel é um dos principais fornecedores de soluções digitais do Brasil. É uma habilitadora da transformação digital de empresas de todos os segmentos e líder em telecomunicações com sua infraestrutura de alto nível. A Embratel fornece soluções como Cloud Computing, Data Center, Segurança, Internet das Coisas, Professional Services, Conectividade e Colaboração, Omnichannel, Automação Robótica de Processos, transmissão de dados, vídeo, Internet, telefonia celular e fixa corporativa, longa distância nacional e internacional, além de uma série de outras soluções para apoiar o mercado empresarial na sua jornada de crescimento na nova economia digital. Atuando no desenvolvimento, implementação e gestão de soluções convergentes, a Embratel é amplamente reconhecida pela entrega de serviços de excelência com foco na experiência dos clientes.

Claro  — A Claro é líder em Telecomunicações na América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, presente em todas as regiões do país. Está em mais de 4.800 municípios brasileiros e suas redes disponibilizam serviços a cerca de 98% da população. A Claro oferece soluções integradas de conectividade, entretenimento, produtividade e serviços digitais de forma verdadeiramente convergente, em várias plataformas fixas e móveis. Em 2019, a empresa criou o beOn Claro, seu hub de inovação, para facilitar, potencializar e conectar a inovação dentro e fora da companhia. A Claro é líder em TV por assinatura, banda larga e a operadora que mais cresce em serviços móveis. Por meio da Embratel, lidera também o segmento de serviços corporativos, que incluem ofertas em nuvem, telecom, TI e segurança de redes e aplicações. A operadora conta ainda com o Claro 5G+ disponível em regiões de todos os estados e no Distrito Federal. E, segundo medições realizadas pelo Speedtest®, a Claro tem a rede 5G mais rápida, estável e que oferece a melhor experiência em vídeos e games do Brasil, além de contar com o Wi-Fi mais estável do país. A Claro faz parte da América Móvil, com presença em 25 países na América Latina e também na Europa e Estados Unidos. 

Ericsson  — Às vésperas de celebrar 100 anos de atuação no Brasil, a sueca Ericsson, fundada em 1876, é protagonista nos principais saltos tecnológicos registrados no País e no mundo, sendo referência em tecnologia, comunicações, hardware, software e serviços. É reconhecida mundialmente como líder em plataformas digitais e em redes móveis, não só em infraestruturas de rede, mas na relevância delas para a sociedade e para a economia dos países em que atua, com uma reputação construída sobre a competência técnica e sua capacidade de inovação. A Ericsson atua para permitir que os provedores de serviços de comunicação capturem todo o valor da conectividade. Seu portfólio abrange cinco grandes áreas de negócios: Redes, Software e Serviços em Nuvem, Soluções Corporativas Wireless, Plataforma Global de Comunicação, e Tecnologia & Novos Negócios, para ajudar seus clientes a se tornarem digitais, aumentarem a eficiência e encontrarem novos fluxos de receita. Ao longo de várias décadas, a Ericsson tem sido um dos principais contribuidores para o desenvolvimento de padrões móveis globais para o benefício de consumidores e empresas em todos os lugares. O valor do portfólio de patentes da Ericsson de mais de 60 mil patentes concedidas é fortalecido por nossa posição de liderança como fornecedor de 5G e investimentos anuais de mais de US$ 4 bilhões em P&D. A empresa está confiante em aumentar suas receitas de IPR com novos acordos 5G e expandindo para outras áreas de licenciamento, como IoT e eletrônicos de consumo. Os investimentos em inovação da Ericsson proporcionam os benefícios da mobilidade e da banda larga móvel para bilhões de pessoas em todo o mundo. Os investimentos da Ericsson no ecossistema de P&D do Brasil cria tecnologias de ponta, gera empregos qualificados, estimula a pesquisa e oferece oportunidades para empreendedores, acadêmicos e inovadores no Brasil. Desde março de 2021, com a Ericsson, o Brasil é o único país do Hemisfério Sul a produzir rádios e antenas 5G, diretamente da nossa fábrica em São José dos Campos, que opera de forma ininterrupta desde 1955.