Cinco cidades brasileiras receberam intervenções artísticas com a parceria. Em 2023, foram mais de 2.500 litros de tinta doados para uso na revitalização das áreas urbanas em quatro estados.
A Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF, encerrou o último ano celebrando a arte urbana. Em 2023, em parceria com o Acidum Project — coletivo de artistas que, por meio da arte, exaltam as tradições e raízes brasileiras –, a marca promoveu a expressão artística e cultural em cinco cidades do Brasil.
Ao longo do terceiro ano da parceria entre Acidum e Suvinil foram realizadas seis ações que contaram com a participação de diversos criativos nacionais e internacionais, pintando áreas urbanas com as tintas da fabricante. Nesse período, o projeto desembarcou em cidades como Fortaleza (CE), Salvador (BA), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e Itapipoca (CE).
—Na Suvinil, acreditamos no poder transformador que a cor, a arte e a cultura podem exercer na sociedade. Quando ações como essas acontecem, o impacto vai muito além dos muros e paredes pintadas, elas têm o poder de proporcionar diversos sentimentos nas pessoas que contemplam as obras. Além disso, representam uma oportunidade para os artistas exaltarem suas criações. Nós da Suvinil, ficamos felizes em colorir essa história —comenta Sylvia Gracia, gerente de Marketing — Cor e Conteúdo na Suvinil.
As ações —Em julho, na Praça da Imprensa, em Fortaleza, durante a 10ª edição do festival ‘Além da Rua’, o artista maranhense Romildo Rocha, conhecido por seus trabalhos coloridos com inspiração em festas e brincadeiras culturais nordestinas, principalmente do Maranhão, foi convidado a dar uma nova cara à terceira Caixa D’água do festival, uma estrutura com cerca de 23 metros. Após a intervenção, o local se destaca como um marco artístico na cidade, atraindo a atenção de moradores e visitantes.
No mês de outubro, foi a vez de um beco abandonado na Favela do Inferninho, localizada no bairro Vila Velha, capital cearense, que ganhou uma revitalização como galeria a céu aberto. A transformação na comunidade recebeu a participação de artistas locais e internacionais, vindos da Bulgária.
Ainda em outubro, a mesma energia criativa aportou em Salvador, desta vez com a pintura do mural externo (contêiner) e de um mural interno na Agência Califórnia. Todo o processo foi gravado e utilizado na produção de conteúdo para as redes sociais, além de servir como tutorial para a técnica de pintura de containers.
Em novembro, essa parceria desembarcou no Sul do país e deixou sua marca no Festival Street Art Tour, em Florianópolis. Com murais de pequeno, médio e grande porte, a ação modificou as paisagens e promoveu a conexão entre artistas de diversas regiões, incluindo Europa e EUA.
Também em novembro, o projeto Ling Apresenta, com curadoria de Bitu Cassundé, pesquisador e atual Gerente de Patrimônio e Memória do Centro Cultural do Cariri (Crato, Ceará), trouxe novas perspectivas sobre as origens, memórias e a cultura popular nordestina. Artistas do Nordeste foram convidados a criar intervenções, promovendo uma expressão única e enriquecedora em Porto Alegre, fazendo conexões culturais entre as regiões Sul e Nordeste do Brasil.
E, para encerrar o ano, em dezembro, um grupo de artistas cearenses, sob a curadoria do Acidum Project, transformou o Beco Cultural e Cinema Itapipoca, com uma semana de arte urbana e revitalização do espaço. Este é o primeiro cinema do município, situado a aproximadamente 135 km da capital, Fortaleza.
— Tem sido muito importante para nós, artistas visuais, contar com a Suvinil em todas as nossas ações pelo Brasil, especialmente aqui no Ceará e no Nordeste. Estar nessa parceria, ao longo de todos esses anos, tem sido uma honra, por toda a qualidade das Tintas Suvinil, que proporciona que nossas obras permaneçam por muito mais tempo nos lugares por onde passamos — comenta, Tereza Dequinta, integrante do Acidum Project, ao lado do também artista Robézio Marqs.
Ao todo, 70 artistas nacionais e internacionais assinaram as obras que fizeram parte das ações, e a Suvinil doou mais de 2.500 litros de tinta. Em 2024, a marca tem planos de continuar apoiando projetos que levam cor e cultura a todo o país.
— Na Suvinil entendemos que, ao apoiarmos essas ações, estamos reafirmando nosso compromisso em unir arte e sociedade, contribuindo para o enriquecimento do cenário urbano com cor, expressão e vitalidade. Defendemos que essas intervenções artísticas não apenas transformam paisagens, mas também fortalecem a conexão entre as pessoas e suas regiões, criando um legado de identidade, criatividade e transformação social — finaliza Sylvia Gracia, gerente de Marketing — Cor e Conteúdo na Suvinil.