Para avançar em projetos de cooperação em desenvolvimento sustentável de portos e energias. Na agenda, que tem como foco a Intermodal South America, está prevista a oficialização de um acordo de cooperação entre os países, a realização de um simpósio, além de rodada de reuniões com autoridades portuárias e empresas locais. Acordo a ser firmado na Intermodal está relacionado ao programa GPD (Green Ports Partnership), criado em maio de 2023 para promover a cooperação entre entidades brasileiras e neerlandesas públicas e privadas, construir parcerias e gerar oportunidades de negócios no mercado marítimo.
Parceiros comerciais de longa data, os Países Baixos e o Brasil tem um encontro marcado durante a Intermodal South America, evento que reúne, de 05 a 07 de março(terça a quinta-feira), em São Paulo, mais de 500 marcas expositoras dos segmentos de logística, transporte de cargas, tecnologia, intralogística e comex da América do Sul.
Durante a Intermodal, a missão holandesa composta pelo vice-prefeito de Roterdã, Robert Simons, também responsável pelo porto de Roterdã, outras autoridades e empresários ligados à logística, aos portos, transporte e à energia renovável vêm ao evento para atender a intensa agenda de encontros e reuniões. Entre os participantes da missão estão Rotterdam Partners, Buus Mobility, Damen Shipyards, Fugro, HydroVolta BV, Nestra BV, STC Next, Stinis Holland BV, Witteveen+Bos e a IRO (Associação de Fornecedores Holandeses na Indústria de Energia Offshore).
Uma das atividades previstas é a assinatura de um acordo de cooperação durante a cerimônia de abertura da Intermodal South America, no dia 05 de março(terça-feira). —Fortalecendo ainda mais a relação entre os dois países, será iniciada, durante a visita ao Brasil, uma cooperação com o governo federal brasileiro no âmbito do Green Ports Partnership. Os Países Baixos têm como foco trabalhar junto aos parceiros brasileiros na busca pela solução de problemas globais. Por isso essa agenda é tão importante para ambos os países, uma vez que concretiza o desenvolvimento inovador e sustentável —explica o diretor da DBM Pesquisa e Projetos, José Di Bella Filho, que organiza a missão.
— Os Países-Baixos são parceiros tradicionais da Intermodal South America, sempre presentes com empresas líderes no cenário da logística e que traduzem o espírito do evento, que é oferecer aos embarcadores soluções logísticas de ponta a ponta — comenta Hermano Pinto Jr., diretor do portfólio de Infraestrutura da Informa Markets Brasil, promotora e organizadora da Intermodal. GPP (Green Ports Partnership).
O acordo a ser firmado na Intermodal, assim como a missão, está relacionado ao programa GPP (Green Ports Partnership), criado em maio de 2023 para promover a cooperação entre entidades brasileiras e neerlandesas públicas e privadas, construir parcerias e gerar oportunidades de negócios no mercado marítimo. O programa trata de dois temas: o desenvolvimento sustentável & logística e projetos energéticos ligados aos portos (energia eólica onshore e offshore & hidrogênio verde).
Do programa fazem parte 28 entidades neerlandesas e brasileiras que trabalham com os portos de Pecém (CE), do qual o porto de Roterdã é um dos acionistas, Rio Grande (RS) e Paranaguá (PR). O programa inclui também os governos desses estados e as federações e confederações de indústrias e universidades.
O Green Ports Partnership conta ainda com a colaboração do Porto de Rotterdam, Arcadis, TNO (Organização Holandesa para Pesquisa Científica Aplicada), Wind & Water Works (organização de indústria para energia offshore), assim como um grupo de empresas neerlandesas atuantes no setor marítimo.
— Os portos são um ponto crítico de interseção do comércio global, tendo em vista que aproximadamente 80% de todo o volume de comércio mundial depende do transporte marítimo. Tanto o Brasil quanto os Países Baixos possuem grande interesse no desenvolvimento sustentável de portos, atentos ao desenvolvimento de uma boa relação entre porto, cidade e meio ambiente. Os Países Baixos, com sua expertise e desenvolvimento tecnológico no tema, soma-se ao Brasil, um grande exportador que possui uma agenda robusta sobre sustentabilidade. Temos a expectativa de termos entre oito e dez empresas participando de uma rodada de reuniões de negócios durante a Intermodal. Entre essas reuniões há a possibilidade de um encontro com representantes do porto de São Sebastião— comentou Bella Filho.
Visitas a portos — A missão chega ao Brasil no dia 03 de março e fica até 07 de março (quinta-feira). Estão previstas visitas aos portos de Rio Grande e à cidade de Fortaleza, além da participação dos três dias nos quais acontece a Intermodal South America, em São Paulo.
Durante o evento, especificamente no dia 06 de março(quarta-feira), a partir das 14 horas, é realizado também o simpósio “Desafios e Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentável dos Portos Brasileiros e Holandeses”. O evento traz na programação painéis sobre o programa Green Ports Partnership, Desenvolvimento Sustentável dos Portos e Logística e Desenvolvimento Portuário e Energias Renováveis.
No simpósio serão apresentadas as iniciativas holandesas para o desenvolvimento de projetos de logística sustentável e iniciativas envolvendo produção de energia offshore e nearshore e hidrogênio verde. Entre os convidados estão representantes da Infra S.A., Antaq e outras autoridades, além de representantes de portos nacionais.
Energias renováveis — Di Bella explica que um dos objetivos da missão é explorar a expansão das instalações portuárias para acomodar as necessidades do setor eólico offshore e sua interligação com o setor de hidrogênio verde, contribuindo para a transição energética. —Até 2050, o fornecimento da energia neerlandesa deve ser quase completamente sustentável e neutro em termos de CO2. Por outro lado, o Brasil tem uma matriz energética renovável abundante e pode ter grande proveito com portos mais eficientes e modernos, incluindo uma expansão e adequação da infraestrutura energética sustentável. Portanto, trata-se de oportunidades de negócios e de cooperação que a modernização dos portos e a energia renovável oferecem para os nossos países, a partir de tecnologia inovadora, digitalização e capacitação técnica — finaliza.
. Intermodal South America — 28ª Edição, de 05 a 07 de março de 2024 (terça a quinta-feira), na São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo (SP).