opec-registro

02/02/2024

Opep garante mercado petrolífero estável e equilibrado

Na 52ª Reunião do Comitê Misto de Acompanhamento Ministerial (JMMC) reafirma o compromisso contínuo dos Países Participantes na Declaração de Cooperação (DoC).

Viena, Áustria — A 52ª Reunião do Comitê Misto de Acompanhamento Ministerial (JMMC) aconteceu por videoconferência no dia 1º de fevereiro de 20245 (quinta-feira).

Durante o encontro, a JMMC revisou os dados de produção de petróleo bruto para os meses de novembro e dezembro de 2023 e observou a elevada conformidade dos países participantes da Opep e não-Opep da Declaração de Cooperação (DoC).

De acordo com o Comitê, continuará a monitorizar a conformidade dos ajustamentos de produção decididos no 35.º ONOMM, realizado em 04 de junho de 2023, e os ajustamentos de produção voluntários adicionais anunciados por alguns países participantes da Opep e não-Opep em abril de 2023, e os ajustamentos subsequentes em novembro de 2023.

— O Comitê continuará a avaliar de perto as condições de mercado. Com base na forte coesão entre a Opep e os países produtores de petróleo participantes não pertencentes à Opep, o Comitê observou a vontade dos países do DC de abordar a evolução do mercado e a sua disponibilidade para tomar medidas adicionais a qualquer momento— disse o informe.

No informe, a Opep destacou que durante a 36ª reunião ministerial que também aconteceu hoje, foi citado a adesão da República Federativa do Brasil à Carta de Cooperação da Opep+, a partir de janeiro de 2024. E teve as boas-vindas para Alexandre Silveira de Oliveira, ministro de Minas e Energia (MME).