emap-23-anos

02/02/2024

Emap: 23 anos construindo um legado de sucesso e crescimento sustentável no Porto do Itaqui

Criada em 1998, pelo então governador José Reinaldo, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) assumiu a administração do Porto do Itaqui no dia 1º de fevereiro de 2001, marcando o início de uma gestão inovadora. A substituição da Companhia Docas do Maranhão (Codomar) pela Emap foi fundamental para que o Itaqui se modernizasse e otimizasse as operações portuárias.

Ao longo de 23 anos, a empresa consolidou-se como peça essencial no desenvolvimento do Porto do Itaqui, com uma gestão eficiente e voltada para o desenvolvimento. Os avanços começaram com a substituição de sua sede, que saiu de um armazém na beira do berço 103, para a um novo prédio moderno.

A inauguração da nova sede, em 2004, refletiu diretamente na produtividade e eficiência das operações. Em 2012, a licitação do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) foi considerada única no país, onde quatro lotes foram arrendados simultaneamente na poligonal do Porto do Itaqui. Essa iniciativa inovadora, aprovada por órgãos de controle, consolidou o Itaqui como principal porto na movimentação de grãos do Arco Norte.

Com a entrega do Berço 100, em 2012, a Emap reforçou seu compromisso com o crescimento estruturado, essencial para a competitividade no mercado.

Mecanização e modernização das operações — Em 2014, o Porto do Itaqui e a Eneva deram início a um processo de mecanização no Terminal Marítimo de Carvão, resultando em aumento da produtividade, redução de custos e melhoria da segurança. A principal mudança foi a substituição dos caminhões que faziam o translado do carvão até a termoelétrica por esteiras.

O início das operações do Tegram em 2015 representou um avanço significativo, com um programa de mecanização que multiplicou a produtividade, resultando em um aumento de mais de 102% na movimentação de cargas entre 2014 e 2023. A inauguração do Berço 99 e do Terminal de Celulose, em 2022, fruto de uma parceria público-privada com a Suzano Celulose, reforçou a imagem do Porto do Itaqui como referência no setor portuário. O investimento de R$ 390 milhões gerou empregos e abriu muitas outras portas.

Certificações ISO — A Emap não se dedicou apenas à modernização e expansão do Porto do Itaqui, mas também se consolidou como referência em gestão, com a conquista de quatro certificações ISO: a ISO 9001, demonstrando excelência na gestão da qualidade; a ISO 14001, certificando o compromisso da empresa com a gestão ambiental e a sustentabilidade; a ISO 27001, assegurando boas práticas na proteção de dados e informações; e a ISO 45001, inédita entre portos públicos no Brasil, que destaca o compromisso da empresa com a saúde e segurança ocupacional.

Inovação e preparação para o futuro — Em 2023, o Porto do Itaqui iniciou o embarque de fertilizantes via ferrovia, reduzindo custos e melhorando a eficiência logística. A operação de transbordo a contrabordo e a introdução do spreader automático demonstram a capacidade de adaptação às novas tecnologias.

A entrega de novas torres de telefonia móvel e a marca histórica de mais de mil navios operando em um único ano em 2023 destacam a importância do Porto do Itaqui na conectividade e na movimentação de cargas.

Encerrando o ano de 2023 com a maior movimentação de cargas da história, atingindo 36,4 milhões de toneladas, o presidente Gilberto Lins destaca: —Estamos preparados para o futuro, consolidando nossa posição como um dos principais portos do Brasil e reafirmando nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável do Maranhão— destacou Lins.

Responsável também pelo serviço de travessia dos ferryboats na Ponta da Espera e o Cujupe, a Emap segue modernizando os terminais e planejando a expansão do Porto do Itaqui, que já tem garantia de concessão ao Governo do Estado até 2026. Entre os projetos que virão estão a ampliação do Tegram e a construção do berço 98, entre outros que ainda estão em fase de estudo de viabilidade.

Gerenciando o Porto do Itaqui, por onde passam mais de 35% do ICMS do Maranhão, que gera cerca de 16 mil empregos diretos e indiretos em seu entorno e que recebe o maior volume de importação de combustíveis, entre os portos brasileiros, a Emap compreende seu papel determinante no desenvolvimento de nosso estado. Por isso, segue uma gestão de excelência que prepara a empresa para um futuro ainda mais cheio de conquistas.