truck-cabedelo

25/01/2024

Porto de Cabedelo vai inaugurar o Truck Center

Um pátio de regulação de caminhões com capacidade dinâmica para 700 caminhões e estática para 175 veículos. E está sendo executado pelo consórcio PB Truck Center, composto pelas empresas Marajó Logística, Campinense Transportes e RL Construções.

A inauguração do PB Truck Center, um pátio de regulação de caminhões com capacidade dinâmica para 700 caminhões e estática para 175 veículos será inaugurado no dia 26 de janeiro (sexta-feira). A solenidade contará com a presença do Ministro dos Portos Silvio Costa Filho, do governador da Paraíba João Azevêdo e do diretor-presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB) Ricardo Barbosa, além de outras autoridades. A comitiva ainda participará de uma solenidade no Armazém 4, conhecendo os novos investimentos.

O Truck Center é uma demanda antiga dos usuários do Porto de Cabedelo, bem como de toda a comunidade portuária e está sendo executado pelo consórcio PB Truck Center, composto pelas empresas Marajó Logística, Campinense Transportes e RL Construções.

— Essa é, sem dúvidas, uma obra de grande importância para o Porto de Cabedelo. Ela vai melhorar a gestão do fluxo de caminhões no porto, reduzir o impacto ambiental causado pelo estacionamento irregular de caminhões nas vias do entorno e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população de Cabedelo”, afirmou o diretor-presidente da Docas-PB, Ricardo Barbosa.

Sendo uma iniciativa do Ministério dos Portos, Governo da Paraíba e Docas-PB, o PB Truck Center e representa um investimento de R$ 16 milhões. Tem 90 mil metros quadrados de área, sendo 44 mil m² de pátio e ainda 19 mil metros quadrados de área construída.

O Porto de Cabedelo vive o seu melhor momento nos seus 89 anos de existência. São contínuos recordes operacionais, tendo, por exemplo, registrado uma movimentação de mais de 1,3 milhão de toneladas em 2023. Além disso, são mais de R$ 200 milhões em investimentos nos últimos 12 meses, que vão desde a requalificação de toda a área primária, reforma dos armazéns, melhorias para trabalhadores e a tão sonhada dragagem, em vias de homologação.

O cronograma da começará às 9h30, com uma visita ao prédio do Porto que Cuida — pilar de saúde do programa Porto Cidade­ —, segue para a visita às obras de infraestrutura e requalificação da Área Primária do porto, seguido da solenidade de apresentação dos novos investimentos, que será no Armazém 4 —recentemente reformado e em funcionamento—. Às 11 horas acontecerá, então, a solenidade de entrega do Truck Center.

—Sabemos do nosso posicionamento estratégico para o Brasil e para o Nordeste. Ele está localizado em uma posição privilegiada, próximo da Ásia, África e Europa. Estamos investindo para tornar o porto ainda mais competitivo e atrativo para os exportadores e importadores— acrescenta Barbosa.