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24/01/2024

Brado realiza operação “Block Train” para exportação de algodão à Ásia

Empresa conduz transporte ferroviário exclusivo para a Louis Dreyfus Company (LDC) em rota estratégica recém-inaugurada, a Ferrovia Norte-Sul.

A Brado, empresa de logística brasileira, realizou uma operação rara no mercado, chamada “Block Train”, dedicada à Louis Dreyfus Company (LDC), uma das maiores comercializadoras e processadoras de produtos agrícolas globalmente, informa a Brado.

A operação envolveu o transporte de pluma de algodão para exportação, percorrendo a recém-inaugurada rota comercial de Anápolis (GO) a Santos (SP). Essa rota estratégica conecta os trilhos da Ferrovia Norte-Sul e da Malha Paulista, formando um dos principais corredores ferroviários do país.

O trem exclusivo foi composto por 58 vagões carregados com 116 contêineres da Brado de 40 pés, transportando cerca de 2,9 mil toneladas de algodão em pluma de produtores do Oeste da Bahia com destino a países da Ásia, especialmente a China.

—Desde o início das operações da Brado, há mais de 12 anos, é apenas a segunda vez que esse tipo de transporte acontece. A primeira foi em 2021 no trecho entre Rondonópolis (MT) e Santos, também liderada pela LDC. É um marco na logística da região, demonstrando o quanto a operação pela ferrovia tem a oferecer em eficiência e capacidade de distribuição para os estados das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte a partir de Anápolis— destaca Daniel Salcedo, diretor comercial da Brado.

O trem exclusivo foi composto por 58 vagões carregados com 116 contêineres da Brado de 40 pés, transportando cerca de 2,9 mil toneladas de algodão em pluma de produtores do Oeste da Bahia com destino a países da Ásia, especialmente a China.

Para a LDC, a busca por soluções logísticas alternativas é fundamental para atender compromissos e expectativas dos clientes. — Trabalhamos constantemente no desenvolvimento de parcerias-chave para mitigar os gargalos e potencializar volume de escoamento do algodão brasileiro para os principais mercados consumidores— destaca Henrique Snitcovski, diretor executivo de Algodão, Grãos & Oleaginosas, Região North Latam da LDC.

Operação Sustentável — Os 14.573 fardos de pluma foram inicialmente transportados das fazendas baianas em caminhões até o terminal multimodal no Porto Seco Centro-Oeste em Anápolis. Lá, foram carregados nos contêineres e embarcados no trem, percorrendo mais de 1,5 mil quilômetros pelos trilhos até Cubatão (SP). Finalmente, os produtos foram distribuídos nos terminais portuários de Santos (SP) para seguir rumo à Ásia.

Uma característica distintiva do transporte multimodal é a redução das emissões de gases de efeito estufa. A Brado desenvolveu o Green Log, uma ferramenta que calcula as emissões de gás carbônico evitadas com a multimodalidade. Em 2023, os clientes do segmento de algodão deixaram de emitir mais de 43 mil toneladas de CO2, equivalente à necessidade de 308 mil árvores para absorver integralmente esse volume de CO2 que deixou de ser emitido.