porto-corpus-christi24

19/01/2024

Clientes do Porto de Corpus Christi registra movimentação recorde por hidrovia em 2023

Ultrapassando 200 milhões de toneladas pela primeira vez.

Corpus Christi, Texas, EUA — Os clientes do Porto de Corpus Christi estabeleceram um novo recorde em tonelagem anual durante 2023, movimentando mais de 200 milhões de toneladas de mercadorias através do Canal de Navios de Corpus Christi pela primeira vez em sua história.

Os 203 milhões de toneladas movimentadas em 2023 representaram um aumento de 8,1% em relação ao ano anterior. A nova marca alta pode ser atribuída principalmente a um salto nas exportações de petróleo bruto para 126,1 milhões de toneladas em 2023, um aumento de 12,5% em comparação com 2022. O Porto de Corpus Christi também viu um aumento de quase 13,5% nas commodities agrícolas, para pouco mais de 2,2%. milhões de toneladas, bem como um ligeiro aumento nos produtos refinados para 42,5 milhões de toneladas. Um volume recorde de gás natural liquefeito (GNL) — 16,3 milhões de toneladas — também passou pelo Canal de Navios Corpus Christi em 2023.

Os clientes do Porto de Corpus Christi movimentaram 51,8 milhões de toneladas através do portal durante o quarto trimestre de 2023, um aumento de 4,4% em relação ao mesmo período de 2022. As principais commodities durante este período foram petróleo bruto, produtos refinados e GNL. Um volume recorde de petróleo bruto — 12,2 milhões de toneladas — movimentou-se pela hidrovia em dezembro de 2023, 10,1% superior ao recorde anterior estabelecido em Setembro de 2023.

—Atingir este mais novo marco na longa história do Porto de Corpus Christi é uma prova da força e do comprometimento de nossos clientes, que fornecem produtos tão necessários aos nossos parceiros comerciais em todo o mundo —disse Kent Britton, CEO do Porto de Corpus Christi . —Fechar 2023 com uma nota tão forte dá o tom certo à medida que avançamos para 2024, que esperamos ser mais um ano sólido para nossos clientes—.

Em setembro, o Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA concedeu o contrato final para o Projeto de Melhoria do Canal do Navio Corpus Christi à Callan Marine, Ltd. As fases um e dois foram concluídas, com a terceira prevista para ser concluída ainda este ano. A quarta e última fase do CIP está prevista para ser concluída no início de 2025. O Porto de Corpus Christi também possui vários outros projetos de infraestrutura em desenvolvimento ou em construção, incluindo melhorias nas docas do Terminal de Granéis, atualizações no Cais de Carga 9 — que atende carga fracionada, como componentes de parques eólicos — e expansão da Doca de Petróleo 1. Este último projeto fará da Doca de Petróleo 1 a primeira das docas do Porto Interior do Porto a acomodar a nova profundidade de 54 pés.

—Em nome dos meus colegas comissários do Porto de Corpus Christi, parabenizo nossos clientes e funcionários por alcançarem este marco incrível em 2023— disse David Engel, presidente da Comissão do Porto de Corpus Christi.

—Continuamos comprometidos em investir em nossa infraestrutura para garantir que nossos clientes possam continuar e expandir seu sucesso, o que permitirá um maior desenvolvimento econômico no sul do Texas.

Porto Corpus Christi Como líder nos portos de exportação de energia dos EUA e um importante motor económico do Texas e da nação, o Porto de Corpus Christi é o maior porto dos Estados Unidos em tonelagem de receita total. Estrategicamente localizado no oeste do Golfo do México, com um canal de 36 milhas e que em breve terá 54 pés (MLLW) de profundidade, o Porto de Corpus Christi é uma importante porta de entrada para o comércio marítimo internacional e doméstico. O Porto de Corpus Christi possui excelente conectividade de rede ferroviária e rodoviária por meio de três ferrovias Classe 1 da América do Norte e duas importantes rodovias interestaduais. Com uma equipe excepcional supervisionada por sua comissão de sete membros, o Porto de Corpus Christi está “Movendo a Energia da América”. | Portal e TV Fator Brasil