obra-contemporanea

18/01/2024

Obras de artistas contemporâneos propõem reflexão sobre aspectos históricos e culturais

Das antigas civilizações andinas. Tesouros Ancestrais do Peru, em exibição no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ), apresenta trabalhos artísticos das brasileiras Bete Esteves e Beth Franco, e dos peruanos Iván Sikic e Alexandra Grau.

Em “Tesouros Ancestrais do Peru”, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ), obras de quatro artistas contemporâneos se conectam ao conjunto de peças em cerâmica, cobre, ouro, prata e têxteis, que conduzem o público à rica história dos povos originários dos Andes. Para conferir, o ingresso pode ser retirado, gratuitamente, na bilheteria do CCBB ou pelo site: https://shre.ink/rjIh. A exposição segue até 05 de fevereiro de 2024.

Entre os artistas convidados estão as brasileiras Bete Esteves e Beth Franco que conceberam a videoarte “Técnicas de deformação plástica”. O trabalho consiste em imagens das técnicas de mineração e manuseio dos metais para criar uma conexão com os métodos violentos narrados pelos protagonistas.

A mineração também é abordada pelo artista peruano Iván Sikic, a partir de “Saqueo” (Pilhagem). Trata-se de uma intervenção inspirada em diferentes momentos da história em que a extração compulsiva de metais preciosos como o ouro impactou significativamente a cultura e/ou o meio ambiente. O trabalho questiona esse legado e os efeitos da mineração ilegal do ouro até a atualidade.

No térreo do CCBB Rio de Janeiro, o destaque fica por conta da artista peruana, Alexandra Grau. Sua obra inédita criada para a exposição acompanha o formato em cúpula presente na rotunda do espaço. A criação foi baseada na ferramenta de registro usada pelos Incas, os quipus. A instalação recria a peça, que consiste em nós feitos em cordões de lã ou algodão, representando histórias e numerais. Uma linguagem que guarda a história da cultura Andina.

Com curadoria de Patricia Arana e Rodolfo de Athayde, a mostra é dividida em cinco blocos temáticos — Linha do tempo, Mineração, Divindades e Rituais, Cerâmica e Têxteis e Colonização — e apresenta 162 peças de um período estimado entre 900 a.C até 1600 d.C.

“Tesouros Ancestrais do Peru” tem patrocínio do Banco do Brasil e da BB Asset Management. A organização é da Arte A Produções, até 05 de fevereiro de 2024, de quarta a segunda, das 9 às 20 horas (fecha às terças). Entrada gratuita. Ingressos disponibilizados na bilheteria do CCBB RJ ou em www.bb.com.br/cultura Centro Cultural Banco do Brasil Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro(RJ). Contato: (21) 3808-2020 | [email protected] | Mais informações: bb.com.br/cultura e, redes sociais.