logo-enauta

16/01/2024

Enauta tem aval do Cade para adquirir 23% da QatarEnergy no Parque das Conchas

A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a venda de 23% da participação da QatarEnergy para a Enauta.

De acordo com informações em publicação no Diário Oficial da Uniâo (DOU), no dia 15 de janeiro (segunda-feira), — operação no entanto, sujeita à aprovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Transação feita no final de 2023 — A operação foi anunciada ao mercado no final de dezembro de 2023 pelo valor total de US$ 150 milhões. Uma parcela de US$ 15 milhões foi quitada na data da assinatura da venda. O valor restante, ajustado ao fluxo de caixa do período, será pago em três parcelas, após a transação ser aprovada pelas autoridades competentes.

O Parque das Conchas fica localizado na Bacia de Campos e é formado pelos campos de petróleo de Abalone, Ostra e Argonauta (Bloco BC-10). O projeto é operado pela Shell, com 50% de participação. Além dos 23% da QatarEnergy, e a ONGC Campos Ltda (ONGC Campos) que detém 27%.

Hoje o Parque das Conchas produz cerca de 35 mil barris de óleo equivalente por dia em 25 poços conectados à plataforma afretada FPSO Espírito Santo. No primeiro semestre de 2023, a produção média foi de 28 mil barris de óleo equivalente por dia. Os contratos de concessão atualmente têm vigência até 2032.