billboard-30

12/01/2024

Billboard Brasil lança ‘Over 30’

E destaca nomes de pessoas trans que são referência em suas áreas de atuação. Projeto criado pela Lew’Lara\TBWA celebra a vida de pessoas trans que venceram as estatísticas da violência e superaram a barreira dos 30 anos.

Pelo 14º ano consecutivo, o Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo. Os dados do ‘Dossiê Assassinatos e Violências contra Travestis e Transexuais brasileiras’, realizado pela Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), revela que a expectativa de vida dessas pessoas é baixa e a maioria das vítimas de violência no país são de jovens entre 18 e 29 anos.

E se para alguns o sucesso chega antes dos 30 anos de idade, para outros, chegar nos 30 é um sucesso. Por isso, a Billboard Brasil, para questionar o destaque dado às personalidades que alcançam fama e dinheiro antes deste período, lança um projeto que dá visibilidade para as pessoas trans e travestis que venceram as estatísticas da violência, superaram a barreira dos 30 anos e se tornaram referência em suas áreas de atuação. Assim, em conjunto com a Lew’Lara\TBWA e Mynd, nasce a Over 30, uma edição especial que traz a primeira lista brasileira com as 30 pessoas que são referências em suas áreas de atuação e tem relevância na comunidade e na luta contra a transfobia no Brasil. Para a capa, foram escolhidas: a atriz, cantora e apresentadora Pepita, a cantora goiana Mel Gonçalves e a cantora, compositora, empresária e professora, Raquel.

A seleção dos nomes contou com uma consultoria especializada, que considerou o alcance, a relevância e a representatividade de perfis da comunidade. A lista buscou enfatizar aqueles que, não só sobreviveram à violência, mas que amplificaram suas vozes e puderam exaltar seus talentos a ponto de se tornarem referência em suas áreas de atuação.

Entre os 30 nomes escolhidos para a lista estão profissionais de diversas áreas como: Lina Pereira, Lea T, Noah Scheffel, Laerte, Roberta Close, Gabriela Augusto, Nany People, Thammy Miranda, Fernando Lins entre outros. Para conferir a lista Over 30 na íntegra, acesse o site da Billboard Brasil, e a edição impressa da revista já está disponível nas bancas de todo o Brasil.

O projeto Over 30 contempla ainda outras frentes além da revista impressa para, de maneira robusta e consistente, reverberar a celebração da vida de pessoas trans e travestis, como mídia OOH e digital, conteúdo nas redes sociais e ainda um single, co-criado pelas 3 artista da capa – Pepita, Mel Gonçalves e Raquel – e pelo produtor musical e compositor Pablo Bispo, que será lançado em todas as plataformas digitais ainda no mês de janeiro.

A iniciativa não busca apenas destaque para o tema, mas também oportunidades para a comunidade e mudanças efetivas na sociedade. Por isso, todo o processo de construção do projeto OVER 30 contou com parte da equipe formada por profissionais trans nas áreas de criação, desenvolvimento, reportagens, fotografia, maquiagem, stylist e produção, além de contar com o apoio e consultoria liderada por Ariel Nobre, Diretor Executivo do Observatório da Diversidade na Propaganda. Além disso, 50% do lucro do projeto será revertido para a Casa Neon Cunha, de acolhimento para pessoas trans e vítimas de LGBTfobia.| Artistas Pepita, Mel e Raquel na capa: https://shre.ink/rKKG | https://shre.ink/rKKj

Título: Billboard Over 30 | Agência: Lew’lara\TBWA | Cliente: Billboard Brasil | Produto: Over 30 | CEO: Marcia Esteves | Direção Executiva de Criação: Rodrigo Tortima e Rodrigo da Matta | Direção de Criação: Thiago Lacorte | Direção de Arte: Thiago Lacorte, Paula Lopes e Caio Gatti | Redação: Cristina Prado e Hugo Nery | Consultor e Curador: Ariel Nobre | Managing Director: Evelin Batista | Negócios: Kézia Tonon | CSO: Raquel Messias | Estratégia: Bruno Lobo| Relações Públicas: Amanda Brandão e Yasmin Zampieri | CDMO: Vicente Varela | Mídia: Henrique Farias, Mariana Sobreira e Bruna Loredo. | BI: Leonardo Cunha e Fernanda Furlan | CCOO: Elise Passamani | Billboard Brasil | Diretora Artística: Camila Zana | Head de planejamento: Lucas Almeida | Mídia: Bárbara Rocha e Etiellen Souza | Líder do Projeto: Olga Barbosa | Auxiliar Artístico: Violeta Rodrigues Rivas e Izabelli Potter | Direção de arte: Marcos Artnoc | Design: Eduardo Pignata | Imprensa: Alisson Fernández | Produção/ Vídeo: Igor D’Souza, Pedro Amaral Machado e Samuel Fonseca Machado | Fotógrafa: Rafaela Kennedy | Equipe de Fotografia: Karla Brights e Pedro Jorge | Stylist: Aneco Oblangata e Flora Babylon | Hair & Make: Sasa Ferreira e Raphaela Cruz | CEO e Publisher: Fátima Pissarra | COO e Publisher: Carlos Scappini | Editora-chefe: Débora Miranda | Editor sênior: Sérgio Martins | Editora: Liv Brandão | Editor de estratégias digitais: Leandro Carneiro | Projetos especiais: Carina Liberato | Repórteres: Sanara Santos, Bruna Calazans, Guilherme Rocha, Isabela Pacilio, Isabela Pétala, Ludmilla Correia e Yuri da BS | Redes sociais: Guzmán Novaes.