logo-capemisa

11/01/2024

Capemisa adere ao Pacto de Promoção da Equidade Racial

Empresa torna-se signatária da organização na promoção de ações ASG.

A Capemisa tornou-se a primeira empresa do mercado de seguros a integrar o Pacto de Promoção da Equidade Racial. Trata-se de um acordo para a difusão da igualdade racial, através da incorporação de parâmetros ambientais, sociais e de governança (ASG), com a promoção de ações corporativas internas para os mais de 450 colaboradores.

A companhia se destaca no mercado pelo seu ambiente inclusivo. Hoje, segundo dados da Gerência de Recursos Humanos, 46% dos Colaboradores são negros, sendo que 41% deles ocupam posições de liderança. Relatos concedidos ao ranking GPTW — o Great Place to Work, indicam que 100% deles se sentem acolhidos, independentemente de sua cor ou raça. Vale citar que esse mesmo percentual se repete quando é analisada a questão de orientação sexual e gênero.

—Valorizamos todas as iniciativas que visam a construção de um mundo melhor e mais igualitário. Na Capemisa, antes mesmo da difusão do termo ASG, já trabalhávamos no dia a dia o cuidado com o próximo, o olhar de atenção para sermos uma referência em cuidar da vida das pessoas, clientes, parceiros e colaboradores. Faz parte de nossa história ao longo destes 63 anos de existência e que a adesão ao Pacto de Promoção da Equidade Racial só vem somar— declara o presidente da Companhia, Jorge Andrade.

Pelo Pacto, a Capemisa passa a, se comprometer no combater a desigualdade racial em seu ambiente de trabalho e em posições de liderança; adotar ações afirmativas; incorporar mecanismos de ordem de raça e social em todos os programas, projetos e processos. Estas ações visam a promoção de práticas sustentáveis e que se perpetuem ao longo do tempo. A proposta é que, em um ano, receba um certificado do Pacto de Promoção da Equidade Racial, um novo reconhecimento por essas atividades.

Gilberto Costa, diretor executivo da Associação, afirma que as organizações estão enxergando a pauta racial como permanente, o que é um ótimo sinal. —Quando uma empresa se torna signatária do Pacto, ela reconhece que existem mudanças que precisam ser realizadas e essa parceria a Capemisa vai direcionar ações estratégicas acerca do tema. Juntos, vamos olhar ainda mais para questões sistêmicas de seguros — reforça.

As ações de sustentabilidade da Capemisa serão definidas com base nos temas da Matriz de Materialidade ASG. Essas iniciativas estarão em sintonia com o Pilar Social de Sustentabilidade evidenciado no plano de ação estabelecido para o Pacto de Promoção Equidade Racial.

A Empresa se junta a um grupo de mais de 60 empresas que participam da organização em todo o Brasil. São instituições de todos os portes, que adotam medidas contra o racismo em suas atividades.

Capemisa Seguradora —Nascida de uma história de dedicação e proteção à vida das pessoas há 63 anos, a Capemisa Seguradora investe em um modelo de negócio onde a segmentação é a estratégia para a obtenção de resultados de crescimento. Atua em duas linhas de negócios: Vida e Previdência, e vem concentrando seus esforços para melhor entender as necessidades de seus Clientes, seus parceiros de negócios e desenvolver soluções customizadas. A Companhia tem 29 sucursais pelo país e mais de 17 milhões de Segurados. Está entre as dez seguradoras independentes mais rentáveis do país, com reconhecimento em rankings corporativos importantes como Valor 1000, Época Negócios 360° e Great Place to Work.

Capemisa Capitalização — Criada em 2011, a Capemisa Capitalização desenvolve títulos de capitalização e soluções de negócios com sorteios para diversos setores da economia, contribuindo para o fomento de atividades filantrópicas, aumento das vendas, elevação de ticket médio e giro de estoques. Destaque na revista Valor 1000, de 2023, entre as 10 maiores empresas de Capitalização do País.

Pacto de Promoção da Equidade Racial — O Pacto de Promoção da Equidade Racial é uma iniciativa que propõe implementar um Protocolo ASG Racial para o Brasil, trazendo a questão racial para o centro do debate econômico brasileiro e atraindo a atenção de grandes empresas nacionais e multinacionais e da sociedade civil para o tema.