novo-gesac

21/12/2023

Novo Gesac vai distribuir mais de 28 mil pontos de conexão de internet em todo país

MCom renova contrato com a Telebras para levar internet para escolas e áreas de difícil acesso.

O Ministério das Comunicações (MCom) acaba de renovar o contrato com a Telebras para a execução do Governo Eletrônico — Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC). O programa leva acesso à internet para áreas de difícil acesso e em vulnerabilidade social como escolas, unidades de saúde, comunidades rurais, quilombolas, indígenas, órgãos públicos, programas de monitoramento da Amazônia, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), dentre outros locais, totalizando 28 mil pontos de conexão em todo país.

—Estamos muito orgulhosos de encerrar o ano de 2023 cumprindo esse compromisso do governo federal de levar acesso à internet a quem mais precisa. Investir em inclusão digital é investir em inclusão social— celebrou o ministro das comunicações, Juscelino Filho. A renovação do contrato será publicada no dia 21 de dezembro(quinta-feira) no Diário Oficial da União. Ao todo, serão investidos mais de R$ 3 bilhões de reais ao longo de cinco anos em serviços que incluem implantação, operação e manutenção de pontos de acesso gratuito à internet por conexão satelital, em âmbito nacional.

No primeiro lote do Novo Gesac, está prevista a entrega de 15 mil pontos de acesso à internet de 20 Mbps; três mil pontos de 30 Mbps; três mil de 40 Mbps; dois mil de 40 Mbps com acesso Wi-Fi externo ao longo de 60 meses. No segundo lote, está prevista a implantação de 5 mil pontos de acesso à internet 60 Mbps com acesso Wi-Fi externo, também em 60 meses.

O diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura e de Inclusão Digital, Rômulo Barbosa, explica que a contratação da Telebras será realizada por meio da dispensa de licitação. “Essa medida está respaldada pela Lei 14.744/23 que fortalece as empresas públicas. Além disso, é importante salientar que a Telebras cumpre os requisitos de qualificação técnica e operacional para executar o objeto do contrato”, detalhou Barbosa.

A Lei nº 14.744/23 estabelece a contratação preferencial dos Correios e da Telebras, entidades vinculadas ao Ministério das Comunicações (MCom), por órgãos públicos federais.