usina-hidrogenio-lhyfe

21/12/2023

Lhyfe e AREC Occitanie inauguram o maior local de produção de hidrogênio verde e renovável da França

Localizada na região da Occitânia tem o objetivo de descarbonizar a mobilidade e a indústria em toda a região. Projeto do Corredor H2 da Occitânia e mobilidade a hidrogênio lançado na região. A partir do primeiro semestre de 2024, será possível na Occitânia impulsionar e alimentar processos industriais de forma limpa, graças ao hidrogênio produzido localmente a partir de água e energias renováveis. A AREC (agência regional de energia e clima) está a apoiar a construção da sua segunda unidade de produção de hidrogênio verde em grande escala na Occitânia. Este local será já o terceiro local de produção que a Lhyfe colocará em serviço — a Lhyfe está assim a acelerar o seu ritmo de expansão e a aumentar significativamente a sua capacidade de produção.

Bessières (França) — Lhyfe (Euronext: Llhyfe), uma das pioneiras mundiais na produção de hidrogênio verde e renovável e a AREC Occitanie (agência regional de energia e clima), inauguram hoje as instalações de Lhyfe Occitanie na presença de Carole Delga , Presidente da Região da Occitânia. Este local de produção de hidrogênio verde e renovável é uma das alavancas da Região para alcançar os seus objetivos no âmbito do projeto do Corredor H2 da Occitânia, que visa a descarbonização do transporte de mercadorias e de passageiros. A unidade de produção de Lhyfe Occitanie é detida em 80% pela Lhyfe e em 20% pela AREC Occitanie. Começará a operar comercialmente no primeiro semestre de 2024.

Início duplo para Lhyfe e região da Occitânia — Dois anos depois da sua primeira instalação na região do Pays de la Loire, a Lhyfe inaugura este mês duas novas unidades de produção, na Occitânia e na Bretanha, confirmando assim a sua promessa de implantação industrial em grande escala (cinco outras instalações já estão em construção ou expansão em toda a região). Europa). Estes dois novos locais — cada um com cinco vezes a capacidade de produção do local histórico – satisfazem a crescente procura do mercado por hidrogênio verde e renovável.

É também uma semana importante para a Região da Occitânia, que está a lançar os primeiros alicerces operacionais do seu ambicioso plano “Hidrogênio Verde” de 150 milhões de euros, anunciado em 2019. Com a inauguração do Lhyfe Occitanie, a Região está a lançar a implantação concreta de os projetos selecionados no âmbito do projeto Corredor H2 da Occitânia.

Combustível limpo produzido localmente, para abastecer toda a região — No parque empresarial Triangle, em Bessières, a algumas dezenas de quilômetros de Toulouse, a Lhyfe Occitanie produzirá agora até duas toneladas de hidrogênio verde e renovável por dia (ou seja, uma capacidade de produção a partir da eletrólise de 5 MW), com a possibilidade de aumentar ainda mais a produção para acompanhar as mudanças de usos e necessidades. Duas toneladas de hidrogênio permitiriam que um camião a hidrogênio viajasse cerca de 25 mil quilômetros sem emitir um único grama de CO2. Com a quantidade equivalente, um carro poderia dar cinco voltas ao redor da Terra, ou percorrer cerca de 200 mil quilômetros.

O hidrogênio da Lhyfe Occitanie é produzido através da eletrólise da água usando eletricidade renovável. Os contratos PPA (Power Purchase Agreement) assinados com produtores de eletricidade renovável (incluindo VSB Energies Nouvelles e Kallista Energy) garantem o fornecimento de energia.

A unidade de produção de Lhyfe Occitanie é 80% da Lhyfe e 20% da AREC Occitanie — A Região da Occitânia está coordenando o projeto do Corredor H2 da Occitânia. Os co-financiadores do projeto são a União Europeia (com uma subvenção de 14,6 milhões de euros ao abrigo da parte Transportes do Mecanismo Interligar a Europa, conhecido como CEF Transport Blending Facility ou CEF TBF) e o Banco Europeu de Investimento (através de um empréstimo de 40 milhões de euros contraído por a região). É neste contexto que o projeto Lhyfe Occitanie foi selecionado no final de 2021 pela Região Occitanie na sequência de um convite à apresentação de projetos. No âmbito do programa, a Occitânia disponibiliza 6 milhões de euros, incluindo 4,1 milhões de euros como adiantamento reembolsável e 1,9 milhões de euros em subvenções.

Iniciar a descarbonização do transporte de mercadorias e de passageiros – e da indústria – em toda a região – O Corredor H2 da Occitânia faz parte do projeto do corredor de hidrogénio Norte-Sul da Europa, que visa descarbonizar o transporte de mercadorias e de passageiros num eixo que vai entre o Mediterrâneo e o Norte Mar.

De acordo com os objetivos do projeto do Corredor H2 da Occitânia liderado pela Região da Occitânia, este local ajudará a descarbonizar os transportes, fornecendo hidrogênio verde e renovável a caminhões, autocarros e outros veículos com células de combustível.

O objetivo da Região com o Corredor H2 da Occitânia é ter duas instalações de produção de hidrogênio renovável até ao final de 2024, representando inicialmente uma produção total de seis toneladas por dia, oito estações de combustível de hidrogênio (fornecendo 600 a 1 200 kg por dia), 40 caminhões movidos a hidrogênio, 62 reboques/unidades refrigeradas e 15 ônibus interurbanos regionais serão modernizados para funcionar com hidrogênio, que serão entregues no primeiro semestre de 2024.

A Lhyfe Occitanie também poderá entregar os demais postos de abastecimento que serão construídos na região. Além disso, graças à sua capacidade de produção escalável, este local também irá satisfazer as necessidades de hidrogênio verde e renovável da indústria (por exemplo, aeronáutica e fabrico de equipamentos), fornecedores de transporte/logística e autoridades locais na área que desejam descarbonizar rapidamente a sua mobilidade e/ou processos.

O modelo “semicentralizado” de Lhyfe, que consiste em produzir localmente e distribuir em toda a região, significa que todos os intervenientes podem agora ter acesso direto ao hidrogênio verde e renovável para as suas utilizações, quer necessitem de quantidades que não justifiquem a construção de um local de próprios, ou desejam testar o uso de hidrogênio verde e renovável antes de considerarem um local próprio.

Lhyfe revela o seu novo formato de produção industrial compacto e modular — Em 2021, no início da indústria do hhidrogênio verde e renovável, a unidade de produção da Lhyfe Pays de la Loire foi concebida como uma vitrine para esta tecnologia pioneira. Em Bessières, a Lhyfe apresenta hoje o seu novo formato “contentorizado”, que tem a dupla vantagem de reduzir a pegada dos seus sites e promover a sua escalabilidade para apoiar o desenvolvimento de utilizações nas regiões.

Lhyfe Occitanie — que ocupa um terreno com cerca de oito mil metros quadrados – é composto por um conjunto de edifícios contentorizados dedicados a diversas funções (recepção de motoristas, sala de controlo, conversão eléctrica, electrólise de água, compressão, controlo de qualidade, etc.), uma área de circulação de camiões e cais de carga para caminhões.

Lhyfe — A Lhyfe é um grupo europeu dedicado à transição energética e produtor e fornecedor de hidrogênio verde e renovável. Os seus locais de produção e carteira de projetos pretendem proporcionar acesso ao hidrogênio verde e renovável em quantidades industriais e permitir a criação de um modelo energético virtuoso capaz de descarbonizar setores inteiros da indústria e dos transportes.

Em 2021, a Lhyfe inaugurou a primeira central de produção de hidrogênio verde à escala industrial do mundo interligada com um parque eólico. Em 2022, a Lhyfe inaugurou a primeira plataforma piloto offshore de produção de hidrogênio verde do mundo. A Lhyfe tem atualmente sete unidades em construção ou expansão em toda a Europa.

A Lhyfe está representada em 12 países europeus e contava com 192 colaboradores no final de junho de 2023. A empresa está cotada no mercado Euronext em Paris (ISIN: FR0014009YQ1 – LHYFE).

AREC Occitanie — A Agência Regional de Energia e Clima (AREC) desenvolve soluções para incentivar as comunidades e empresas da Occitânia a agir e tornar a Occitânia a primeira região de energia positiva até 2050. A agência é uma ferramenta para a Região da Occitânia apoiar a implementação de políticas públicas e projetos regionais destinados a construir uma resiliência ativa às alterações climáticas. Através da sua experiência e graças às suas capacidades de engenharia e investimento, a AREC apoia os vários intervenientes regionais — desde autoridades locais a empresas, líderes de projetos e cidadãos —desde o surgimento até à realização do seu projeto. Para conseguir isso, oferece uma gama abrangente de serviços para ajudar a desenvolver massivamente as energias renováveis, ao mesmo tempo que investe em projetos e setores inovadores, como o hidrogênio .

Aregião da Occitânia e o Corredor H2 da Occitânia — A região da Occitânia é a primeira região francesa envolvida na descarbonização da mobilidade pesada.

No âmbito do seu Plano de Hidrogênio Verde, a Região da Occitânia lançou o projeto do Corredor H2 com o apoio do Banco Europeu de Investimento (num total de 40 milhões de euros) e da Comissão Europeia (num total de 14,6 milhões de euros). Representando um orçamento de investimento global de 110 milhões de euros, o objetivo é realizar uma mudança dos combustíveis fósseis para o hidrogênio renovável para o transporte de mercadorias na UE, em particular as mercadorias que transitam pela Europa no eixo Norte-Sul da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE). -T) ligando o Mar do Norte ao Mar Mediterrâneo.