joao-rigueiral

19/12/2023

Indústria do Paraná reduz em até 25% o custo do frete

E otimiza a operação logística através do sistema OJO. Por meio da plataforma digital, a Caltec reduziu o custo do frete com a contratação direta de caminhoneiros autônomos.

Por meio da plataforma OJO, desenvolvida pela startup curitibana de mesmo nome, foi possível à indústria paranaense Caltec, que atua no agronegócio, reduzir em 25% o custo dos fretes. Com a plataforma, a empresa encontra caminhões disponíveis para frete, de forma ágil e contrata caminhoneiros autônomos sem burocracia e com segurança.

A própria OJO faz a validação do motorista na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), gerencia a documentação exigida e realiza o pagamento do frete, pelo mecanismo Contrate Fácil, inserido na plataforma OJO.

—Depois que passamos a utilizar o Contrate Fácil do OJO, conseguimos uma redução considerável, tanto no custo dos fretes quanto no tempo investido para fazer toda a gestão, que hoje é feita totalmente pela plataforma —afirma o supervisor de logística da Caltec Robson Melo.

De acordo com o COO do OJO, João Rigueiral —a contratação de autônomos pode reduzir em até 30% o custo da operação logística de uma indústria e a Caltec já está colhendo os frutos do investimento na plataforma—.

Com esta conexão direta entre indústria e caminhoneiros a startup atraiu muitos caminhoneiros e já conta com mais de 50 mil motoristas cadastrados, que podem ser contatados por indústrias através do OJO.

OJO — A startup curitibana nasceu em 2020 para atender as demandas de indústrias da região. O OJO surgiu oferecendo alternativas para minimizar as dificuldades de uma operação logística manual e burocrática. E, foi assim, entregando soluções para facilitar a operação do transporte de cargas rodoviárias, que o OJO se tornou especialista em gestão de fretes para indústrias. Com o passar do tempo, a empresa ampliou o alcance e, atualmente, tem soluções para diversos segmentos em todo território nacional. Atualmente, são mais de 50 mil caminhoneiros cadastrados, 300 transportadoras e diversas indústrias.