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19/12/2023

Compromissos conjuntos privados e públicos a favor da descarbonização do transporte marítimo

Sinergias e investimentos sem precedentes de partes interessadas públicas e privadas para descarbonizar a indústria naval.

Apela à consecução dos mais elevados níveis de ambição da Estratégia de Gases de Efeito Estufa (GEE) da Organização Marítima Internacional (IMO) para atingir o Net Zero até 2050 e à implementação de novas normas de construção que apoiem a transição energética. Os líderes da indústria naval afirmam a sua disponibilidade para promover e cooperar para o estabelecimento de um quadro regulamentar robusto para a descarbonização. Compromissos concretos do governo para fornecer apoio regulamentar e financeiro às iniciativas da indústria naval para permitir e melhorar a descarbonização.

Reconhecendo que a descarbonização do transporte marítimo global, em linha com a Estratégia de GEE revista da Organização Marítima Internacional (IMO) de 2023, exigirá sinergias sem precedentes, bem como grandes investimentos por parte das partes interessadas públicas e privadas.

Nós, os signatários, Sublinhar que é essencial que toda a indústria naval e os governos unam esforços em prol do caminho de descarbonização mais ambicioso, ou seja, o mais próximo do objetivo do ‘Acordo de Paris’ de limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C.

Comprometer-se a promover e cooperar ativamente dentro da OMI para o estabelecimento e entrada em vigor a partir de 2027 de um quadro regulamentar robusto que impulsione uma transição verde progressiva globalmente eficaz e equitativa do setor do transporte marítimo. Isto inclui os dois elementos seguintes — ambos baseados nas emissões de GEE do ciclo de vida dos combustíveis navais, com o objetivo de reduzir as emissões de GEE dentro dos limites do sistema energético do transporte marítimo internacional e de evitar uma transferência das emissões de GEE para outros setores: — Uma norma global de intensidade de GEE para combustíveis navais, baseada em objetivos, para impulsionar o caminho de descarbonização do setor, permitindo ao mesmo tempo um mecanismo de conformidade flexível para todos os navios, a fim de garantir condições de concorrência equitativas e incentivar a utilização dos combustíveis e tecnologias mais inovadores desde o início;

— Um mecanismo global de fixação de preços dos GEE marítimos que abranja todas as emissões de GEE provenientes dos navios, com um preço previsível, com o objetivo de incentivar a eficiência energética e reduzir a disparidade de preços entre os combustíveis fósseis e os combustíveis navais sustentáveis ​​no sentido de combustíveis com emissões nulas ou quase nulas de GEE.

Acelerar coletivamente a cooperação e as parcerias para estabelecer corredores de transporte marítimo ecológicos até 2025, para aproveitar os compromissos incorporados na Declaração de Clydebank de 2021 e para apresentar um relatório sobre esta meta na Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, em Nice, junho de 2025.

Além disso, os líderes da indústria naval pedem: visando, à escala das suas respetivas frotas, um ou vários dos mais elevados níveis de ambição da Estratégia de GEE da IMO, ou seja, 30% de redução total das emissões até 2030, em comparação com 2008 e/ou utilização de 10% de GEE zero e quase nulo combustíveis e fontes de energia no cabaz de combustíveis das suas frotas até 2030, e/ou redução de 80% das emissões até 2040, e alcançar emissões líquidas nulas de GEE até ou antes de 2050. Paralelamente, devem ser envidados esforços por outras partes interessadas, permitindo o acesso a quantidades suficientes de combustíveis navais sustentáveis, em particular através de políticas públicas;

— Implementar coletivamente padrões de construção nova que apoiam a transição energética, por exemplo, estabelecer uma data firme a partir da qual todos os navios recém-construídos serão capazes de operar também com combustíveis com emissões de GEE nulas ou quase nulas;

Por seu lado, para alcançar os objetivos acima mencionados, os governos comprometem-se a: —Esforçar-se por estabelecer condições de concorrência equitativas a nível mundial através de regulamentações internacionais na OMI;

Fornecer condições regulamentares e de enquadramento para apoiar iniciativas da indústria, tais como o desenvolvimento de sinergias de I&D e cooperação voluntária, e o aumento da produção de combustível e o fornecimento de combustíveis navais sustentáveis ​​em quantidades suficientes para permitir e melhorar a descarbonização do transporte marítimo internacional, em linha com os objetivos da Estratégia de GEE da OMI para 2023;

— Apoiar concretamente uma transição climática justa e equitativa da indústria marítima, que não deixe ninguém para trás. Isto poderia incluir ações para apoiar a implementação da Estratégia de GEE da IMO nos países em desenvolvimento, promoção e implantação de soluções eficientes através de parcerias bilaterais de cooperação técnica, iniciativas de capacitação ou novas contribuições financeiras para fundos e programas da IMO dedicados à descarbonização do transporte marítimo.

Os signatários serão convidados a apresentar os progressos alcançados entretanto em relação aos seus compromissos e ações concretas relacionadas na Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos de 2025, coorganizada pela Costa Rica e pela França.