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09/12/2023

Volumes de SAF crescendo, mas ainda faltam oportunidades, diz IATA

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) anunciou estimativas para a produção de Combustível de Aviação Sustentável (SAF).

Em 2023, os volumes de SAF atingiram mais de 600 milhões de litros (0,5 Mt), o dobro dos 300 milhões de litros (0,25 Mt) produzidos em 2022. O SAF foi responsável por 3% de todos os combustíveis renováveis ​​produzidos, com 97% da produção de combustíveis renováveis ​​indo para outros setores.

Em 2024, espera-se que a produção de SAF triplique para 1,875 mil milhões de litros (1,5Mt), representando 0,53% da necessidade de combustível da aviação e 6% da capacidade de combustível renovável. A pequena percentagem da produção de SAF em relação ao combustível renovável total deve-se principalmente à nova capacidade que entrará em funcionamento em 2023 e será atribuída a outros combustíveis renováveis.

—A duplicação da produção de SAF em 2023 foi encorajadora, assim como a esperada triplicação da produção em 2024. Mas mesmo com esse crescimento impressionante, o SAF, como parte de toda a produção de combustíveis renováveis, crescerá apenas de 3% este ano para 6% em 2024. Esta alocação limita a oferta de SAF e mantém os preços elevados. A aviação necessita entre 25% e 30% da capacidade de produção de combustíveis renováveis ​​para SAF. Nesses níveis, a aviação estará na trajetória necessária para atingir zero emissões líquidas de carbono até 2050. Até que esses níveis sejam alcançados, continuaremos a perder enormes oportunidades para avançar na descarbonização da aviação. É a política governamental que fará a diferença. Os governos devem priorizar políticas para incentivar o aumento da produção de SAF e diversificar as matérias-primas com as disponíveis localmente —disse Willie Walsh, diretor – geral da IATA.

Resultado CAAF/3 —A Terceira Conferência sobre Combustíveis Alternativos para a Aviação (CAAF/3), organizada pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), acordou um quadro global para promover a produção de SAF em todas as geografias para que os combustíveis utilizados na aviação internacional sejam 5% menos intensivos em carbono até 2030. Para Para atingir esse nível, serão necessários cerca de 17,5 bilhões de litros (14Mt) de SAF.

— Os governos querem que a aviação seja líquida zero até 2050. Tendo estabelecido uma meta provisória no processo CAAF, precisam agora de fornecer medidas políticas que possam alcançar o aumento exponencial necessário na produção de SAF”— disse Walsh.

A demanda não é o problema: cada gota de SAF produzida foi comprada e usada. Na verdade, a SAF adicionou 756 milhões de dólares a uma conta de combustível recorde em 2023. Pelo menos 43 companhias aéreas já se comprometeram a utilizar cerca de 16,25 mil milhões de litros (13Mt) de SAF em 2030, com mais acordos a serem anunciados regularmente.

Desbloquear a oferta para satisfazer a procura é o desafio que precisa de ser resolvido: as projeções apontam para a produção de mais de 78 mil milhões de litros (63Mt) de combustíveis renováveis ​​em 2029. Os governos devem definir um quadro político que incentive os produtores de combustíveis renováveis ​​a atribuir 25-30% da sua produção para a SAF para cumprir a ambição do CAAF/3, as políticas regionais e nacionais existentes, bem como os compromissos das companhias aéreas.

Objetivos políticos —Incentivos eficazes à produção de SAF devem apoiar os seguintes objetivos: Acelerando investimentos em SAF por empresas petrolíferas tradicionais;Garantir incentivos à produção de combustíveis renováveis ​​incentiva quantidades suficientes de SAF; Focar as partes interessadas na diversificação regional da matéria-prima e da produção de SAF; Identificação e priorização de projetos de produção de alto potencial para apoio ao investimento; Fornecendo uma estrutura contábil global do SAF; Desbloqueando a Diversificação.

Aproximadamente 85% das instalações SAF que entrarão em operação nos próximos cinco anos usarão a tecnologia de produção de hidrotratamento (HEFA), que depende de gorduras animais não comestíveis (sebo), óleo de cozinha usado e graxa industrial como matéria-prima. Quantidades limitadas destes requerem políticas para: Diversificar a produção de SAF aumentando a produção através de vias já certificadas, em particular o Alcohol-to-Jet (AtJ) e Fischer-Tropsch (FT) que utilizam resíduos e resíduos bio/agrícolas.

Promover investimentos e a aceleração da certificação para novos caminhos de produção de SAF atualmente em fase de desenvolvimento.

Identificar mais matérias-primas potenciais para aproveitar todas as tecnologias SAF para proporcionar diversificação e

opções regionais, incluindo aquelas com benefícios colaterais, como a restauração ambiental.

Apoio ao Passageiro — Um inquérito recente da IATA revelou um apoio público significativo à SAF. Cerca de 86% dos viajantes concordaram que os governos deveriam fornecer incentivos à produção para que as companhias aéreas pudessem ter acesso ao SAF. Além disso, 86% concordaram que deveria ser uma prioridade para as empresas petrolíferas fornecer SAF às companhias aéreas.