joelina-candida

09/12/2023

“Imortal” Jornalista Joelina toma posse como membro da Apala

Jornalista é a mais nova acadêmica da Academia Pan-Americana de Letras e Artes do Rio de Janeiro/RJ (Apala), e teve como patrono o ex-senador Abdias Nascimento, em evento que reuniu celebridades e acadêmicos do Rio de Janeiro.

A Jornalista Joelina Cândida Alves Corrêa tomou posse se tornando a mais nova “imortal” da Academia Pan-Americana de Letras e Artes do Rio de Janeiro/RJ (Apala). O evento aconteceu no dia 07 de dezembro (quinta-feira), no Auditório do Arquivo Nacional, Praça da República, 173, Centro, Rio de Janeiro (RJ), e reuniu parentes, amigos, celebridades e acadêmicos do Rio de Janeiro.

—Este é um momento de grande júbilo para mim, pois com muita honra sou diplomado e ocupo a Cadeira 38 desta academia. Tenho como Patrono o ex-senador Abdias Nascimento, o qual tive a honra de conhecê-lo quando das nossas lides políticas—.

—Primeiramente quero agradecer a Deus o Grande Arquiteto do Universo. Depois, aos meus pais que já não estão mais aqui neste plano terrestre, Ascendino Alves e Hilma Cândida Alves, que sempre estarão seguindo os meus passos, exemplos de pessoas honradas e que nos deixou a maior das riquezas: a educação e a honradez—.

—A arte de escrever a história de uma cultura me trouxe até aqui. Sinto-me muito honrada em ocupar a Cadeira 38 desta academia. Existe algo de mágico neste momento em que realizo um sonho; se pudesse congelaria este instante. Para mim é uma conquista muito importante e esta tarde tem um simbolismo especial em minha vida—.

— A Apala me acolhe enquanto jornalista e militante dos direitos humanos, onde tomo posse das mãos de uma mulher, a Socióloga Política, Josélia Cândida Alves, minha irmã— e sou recepcionada nesta casa pela Ssnhora Regina Brito, vice-presidente e primeira-secretária desta casa—.

—Agradeço também a todos os meus irmãos, em especial ao Acendino Cândido Alves (in Memorian) e Jorge Cândido Alves (in Memorian), meu grande inspirador no jornalismo; a Josélia Cândida Alves, minha madrinha e companheira de todas as horas a quem devo muito nesta vida—.

—Todos os meus irmãos são muito querido. Agradeço também aos meus cunhados, cunhadas, sobrinhos e sobrinhas também todos muito queridos. Nem todos puderam estar aqui presentes, mas tenho a certeza que estão torcendo pelo meu sucesso—.

—Agradeço também a todos os amigos presentes e ausentes que torcem por mim neste momento. Amo a todos vocês—.

—Esse momento ficará para sempre registrado no meu coração e na minha memória. Obrigada a todos e Muito obrigada Academia Apala! — encerrou a Jornalista-Imortal Apala.