mini-celebra

08/12/2023

Mini celebra centenário do legado de John Cooper

Mini comemora o 100º aniversário de nascimento do lendário engenheiro britânico e fabricante de carros esportivos de corrida John Cooper.

O famoso engenheiro e fabricante de carros de corrida John Cooper nasceu em Surrey, no Reino Unido, em 17 de julho de 1923. 100 anos depois, seu legado continua vivo nos modelos Mini. Ele entrou para a Royal Air Force como aprendiz aos 15 anos de idade, para trabalhar como fabricante de instrumentos durante a Segunda Guerra Mundial. Seu amor pela mecânica nasceu no negócio de seu pai, Charles Cooper.

Em 1947, Charles e John Cooper fundaram a Cooper Car Company, uma empresa automotiva dedicada ao automobilismo. Um dos primeiros grandes sucessos da Cooper foi na classe de 500cc, a antecessora da atual Fórmula 3. John Cooper teve a brilhante ideia de instalar o motor entre o motorista e o eixo traseiro, em uma época em que os carros de corrida ainda tinham o motor na dianteira. O sucesso dessa configuração mudou o automobilismo e sua influência se estendeu à Fórmula 1 e às 500 Milhas de Indianápolis.

John Cooper, que também era amigo íntimo de Alec Issigonis, reconheceu o potencial esportivo desse novo carro pequeno logo no início, quando os primeiros protótipos apareceram na pista. John propôs a ideia a Issigonis, e logo recebeu a aprovação da gerência sênior da BMC para desenvolver uma pequena série de mil unidades do Mini Cooper com um motor modificado, ampliado para 1,0 litro e oferecendo uma potência máxima de 55 cv (o Morris Mini-Minor original tinha um motor de 848 cm³ com 34 cv).

A resposta à entrada desse carro no mercado em setembro de 1961 foi simplesmente eufórica, com entusiastas de todo o mundo exigindo apenas uma coisa: ainda mais potência! Assim, Issigonis e Cooper aumentaram a capacidade do motor para 1.071 cc, elevando a potência do motor para 70 cv.

O nascimento de um clássico —O Mini Cooper S logo provou ser um verdadeiro campeão, e não apenas no asfalto, já que a vitória do piloto finlandês Rauno Aaltonen em uma das categorias no Rally de Monte Carlo de 1963 marcou o ponto de partida para uma série verdadeiramente inigualável de sucessos extraordinários no automobilismo. O ponto alto, é claro, foram as três vitórias gerais no Rally de Monte Carlo em 1964, 1965 e 1967. O Mini com motor Cooper desafiou todas as probabilidades. O sucesso do Mini Cooper foi tão grande que ele se tornou o primeiro modelo britânico a vencer o Campeonato Europeu de Rally.

A cooperação do BMW Group com John Cooper continuou na era moderna do MinI (a designação Mini refere-se ao Mini clássico, enquanto Mini refere-se aos modelos modernos a partir de 2001), embora somente em 2007 o BMW Group tenha adquirido o nome da marca John Cooper Works, bem como seus recursos de desenvolvimento e engenharia.

Os modelos Mini John Cooper Works são a reencarnação das lendas de corrida John Cooper e evoluíram para carros para a vida cotidiana com manuseio divertido e alto desempenho em todas as variantes modernas de carroceria Mini.

Perfil BMW Group — Com suas quatro marcas BMW, Mini, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium, e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group inclui mais de 30 locais de produção em todo o mundo e tem uma rede global de vendas de mais de 140 países.

Em 2022, o BMW Group vendeu mais de 2,4 milhões de veículos e mais de 202.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício financeiro de 2022 foi de 23,5 bilhões de euros em receitas que totalizaram 142,6 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2022, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 149.475 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu o rumo para o futuro em um estágio inicial e consistentemente torna a sustentabilidade e a gestão eficiente de recursos centrais em sua direção estratégica, desde a cadeia de suprimentos por meio da produção até o final da fase de uso de todos os produtos.