centro-tec-hapag-lloyd

01/12/2023

Hapag-Lloyd abre Centro de Tecnologia em Chennai

Na semana passada, o Centro de Tecnologia Hapag-Lloyd (HLTC) foi inaugurado em Chennai, uma cidade portuária no leste da Índia. Lá, uma equipe de 180 profissionais de TI desenvolverá soluções de software inovadoras para a indústria marítima. Com a experiência, estes novos colegas fortalecerão as capacidades de TI da Hapag-Lloyd.

Instalado no World Trade Center Chennai, o HLTC será operado como parte de uma joint venture que a Hapag-Lloyd estabeleceu com a empresa de tecnologia indiana Solverminds em junho deste ano. Como um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gestão para a indústria marítima, a Solverminds tem trabalhado em estreita colaboração com a Hapag-Lloyd desde 2017 nas áreas de suporte a operações de TI e desenvolvimento de software. —No Centro de Tecnologia da Hapag-Lloyd, reuniremos nossos pontos fortes e competências— afirma Donya-Florence Amer, CIO/CHRO da Hapag-Lloyd.

—O HLTC dará assim uma contribuição importante para a transformação tecnológica. Continuamos a expandir a nossa presença global de TI e somos capazes de fornecer soluções de software líderes do setor—. O objetivo é fazer crescer o novo centro tecnológico nos próximos anos. —A médio prazo, planejamos aumentar o número de talentos no nosso HLTC para entre 300 e 400 especialistas – aumentando assim também a base de talentos e a atratividade de toda a empresa no futuro— observa Amer.

O Centro de Tecnologia Hapag-Lloyd será liderado por uma equipe de gerenciamento de quatro pessoas composta por Balamurugan Palanivelu (CEO) e Venkatesh Balaji Ramamoorthy (CTO) da Solverminds, bem como Vaishali Shetty (CHRO) e Sameer Saxena (CFO) da Hapag-Lloyd. —Como cidade portuária, Chennai sempre foi um importante centro de negócios e, nos últimos anos, tornou-se um importante centro de soluções de software— afirma Balamurugan Palanivelu.

—Todos esses fatores — porto, negócio, software –—nos oferecem o ambiente perfeito para nosso centro tecnológico e para o desenvolvimento de soluções inteligentes de software. Esperamos interagir intensamente com as equipes globais de TI da Hapag-Lloyd—.

Chennai se tornará o terceiro Centro de Tecnologia de TI da Hapag-Lloyd ao lado de Gdansk (Polônia) e Hamburgo (Alemanha). A abertura do Centro de Tecnologia em Chennai marca um passo importante para a Hapag-Lloyd e mostra que a empresa vê um grande potencial na Índia, também com o objetivo de explorar o enorme mercado de talentos de TI altamente qualificados que oferece. O país evoluiu para um centro de tecnologia de ponta e possui uma indústria de TI em expansão e uma força de trabalho excelentemente treinada. Com 1,4 bilhão de habitantes, a Índia é o país mais populoso do mundo. Está entre as economias de crescimento mais rápido do grupo G20 e possui uma das maiores indústrias de software do mundo.

Em seu escritório de vendas, seu Centro de Serviços de Qualidade, seu Centro de Capacidade Global e seu Centro de Tecnologia, a Hapag-Lloyd emprega mais de três mil pessoas na Índia.

Hapag-Lloyd — Com uma frota de 264 navios porta-contêineres modernos e uma capacidade total de transporte de 2,0 milhões de TEU, a Hapag-Lloyd é uma das principais empresas de transporte marítimo regular do mundo. No segmento de Navegação Regular, a Companhia conta com cerca de 13.500 funcionários e 400 escritórios em 135 países. A Hapag-Lloyd tem capacidade de contêineres de 2,9 milhões de TEU – incluindo uma das maiores e mais modernas frotas de contêineres frigoríficos. Um total de 113 serviços regulares em todo o mundo garantem conexões rápidas e confiáveis entre mais de 600 portos em todo o mundo. No segmento de Terminais e Infraestrutura, a Hapag-Lloyd possui participações em 20 terminais na Europa, América Latina, Estados Unidos, Índia e Norte da África. Os cerca de 2.600 funcionários lotados no segmento de Terminais e Infraestrutura cuidam das atividades relacionadas aos terminais e prestam serviços logísticos complementares em localidades selecionadas