hub-total-express

30/11/2023

Total Express celebra 30 anos de história e projeta faturamento de R$ 2,1 bi para 2023

Com crescimento de cerca de 40% ao ano desde 2019, empresa é referência no setor logístico e prevê mais de 100 milhões de entregas neste ano.

Celebrar 30 anos de história é uma conquista que toda empresa sonha alcançar, afinal, ciclos econômicos e mudanças na sociedade são constantes. Por isso, é um desafio se manter competitiva e relevante nesse cenário por tanto tempo. Para a Total Express esse marco alcançado em 2023 representa não apenas a solidez da empresa, mas a evolução e transformação de um setor importante para a economia brasileira, a logística, além de se firmar cada vez mais com uma das protagonistas no crescente mercado de e-commerce.

Fundada em novembro de 1993, a Total Express nasceu, inicialmente, como uma empresa courier, operador logístico que entregava cargas importadas a partir do aeroporto de Guarulhos. Porém, em poucos anos a companhia tornou-se referência na prestação de serviços de logística e passou a atender clientes de marketing direto e televendas com entrega porta a porta, até o surgimento do e-commerce no Brasil.

Pioneirismo no e-commerce brasileiro — No Brasil, os primeiros registros de lojas virtuais do tipo datam de 1995, com a chegada da internet comercial no país. Atenta às oportunidades, a Total Express viu no novo mercado o potencial para crescer e expandir suas operações.

Em 1996, a empresa começou a prospectar clientes e parceiros para este novo mercado. Um dos primeiros embarcadores foi a Netshoes, player pioneiro que permanece como cliente até hoje. Atualmente, a Total Express conta com a maior carteira de empresas no país, que representam cerca de 92% do volume movimentado no e-commerce brasileiro. São mais de 32 mil clientes de todos os portes, do pequeno lojista até os gigantes do varejo. A companhia realiza mais de 100 milhões de entregas por ano, com um valor total transportado que ultrapassa os R$ 21 bilhões.

Atualmente, para atender a alta demanda Brasil afora, a companhia conta com 2 Mega Hubs, um localizado em Jundiaí, no interior paulista, e outro em Barueri, 22 Hubs regionais e 112 bases de last mile distribuídas estrategicamente em todo o território nacional.

Referência operacional — A ampliação da malha de entregas foi um dos pontos fundamentais para o sucesso das operações da Total Express. Há 10 anos, a empresa investiu na instalação do primeiro Sorter em sua unidade de Cross Docking de Barueri, automação que ampliou a capacidade de separação para 300 mil encomendas por dia. A novidade conferiu à Total escalabilidade de processamento de encomendas e impactou a expansão de cobertura de cidades atendidas pela malha direta da companhia.

Em 2014, a Total Express atendia menos de 500 municípios no Brasil. Agora, são aproximadamente 4.000 cidades que contam com entregas feitas diretamente pela companhia, cerca de 97% do potencial de consumo no país.

E se nos anos 1990 a Total Express teve como destaque o pioneirismo no mercado de e-commerce, quando se posicionou como a primeira alternativa privada aos Correios no mercado, nos últimos anos a empresa se dedicou a outro ponto importante que ajuda a reforçar seu nome como referência no setor: a tecnologia. Um dos investimentos de sucesso realizados pode ser visto no desenvolvimento do ICS (Integrated Courier System), plataforma tecnológica própria de gestão, rastreamento e controle de encomendas, referência nacional como um dos sistemas mais flexíveis e robustos do setor.

Mirando os próximos 30 anos —Além da ampliação da sua capacidade e infraestrutura operacional, a Total Express tem foco voltado para alguns temas como a diversificação do portfólio de soluções de logística fracionada, incluindo as unidades de negócio de Fulfillment e Cross border; ampliação da malha e abrangência operacional de coleta e entregas e aumento da eficiência financeira e operacional, com redução dos custos logísticos.

—Chegar a 30 anos é um marco significativo e motivo de grande orgulho para a Total Express— afirma Felipe Lima, CEO da Companhia. —Nossa jornada tem sido marcada pela inovação, dedicação e um compromisso incansável com a satisfação de nossos clientes. À medida que avançamos, continuaremos a nos empenhar em proporcionar serviços logísticos de alta qualidade e soluções inteligentes que impulsionem o sucesso de nossos clientes—.

—Em um mercado e economia tão dinâmicos, difícil estabelecer uma previsão, mas certamente seguiremos dedicados para manter o crescimento contínuo da Total como uma das maiores empresas brasileiras em todos os seguimentos, criar novos produtos e soluções, chegar a novos lugares no país e ultrapassar as quatro mil cidades que já atendemos, além de expandir nossa presença no mercado internacional, entre outras conquistas —complementa Eduardo Peixoto, vice-presidente da Total Express.