Montante de R$ 1,3 trilhão é referente a todo o faturamento do mercado — do bar ao cash and carry, dos perecíveis à linha branca. Destaque para a categoria de bolos industrializados que teve aumento de 8,3% em valor e 25% em volume
Prestes a completar 40 anos, Abimapi apresenta nova identidade visual.
O faturamento total do varejo movimentou R$ 1,3 trilhão no segundo quadrimestre de 2023 — é o que apontou o levantamento da Nielsen IQ. Encomendado exclusivamente pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas, Pães e Bolos Industrializados(Abimapi), o estudo mostra que a cesta de produtos da associação corresponde a 4,4% deste montante – 0,4% a mais que o mesmo período em 2022. Esse percentual apresenta estabilidade no longo prazo, demonstrando a força dessas categorias com suas inovações e maior presença em lojas.
—A complexidade do consumo segue no Brasil e no mundo como um todo. Olhar apenas um recorte de mercado ou período de tempo para uma avaliação de evolução provavelmente levará um varejista a tomar decisões enviesadas e, consequentemente, à perda de oportunidades —é o que explica Claudio Czarnobai, diretor de Novos Negócios para América Latina da Nielsen IQ. O mapa de atributos do consumidor vai muito além das características vistas como “diferenciais” ou “importantes”, como preço e conveniência, que representam o mínimo esperado pelo consumidor.
Nos diferenciais que eles buscam estão facilidade em comprar, acesso conveniente, poder comprar tudo em uma loja e preços baixos. Quando a questão é a importância, o consumidor busca por ofertas e promoções, boa relação custo-benefício, produto sem ruptura em loja, experiência agradável de compra e horário de funcionamento flexível do estabelecimento.
Cesta Abimapi (comparativo móvel 2022 com 2023 do segundo quadrimestre) — As categorias que compreendem a cesta Abimapi apresentaram estabilidade no longo prazo. —A estabilidade no varejo pode ser influenciada por uma série de fatores e pode variar dependendo da categoria de produtos e das condições específicas do mercado. Como a cesta Abimapi abrange produtos da cesta básica do brasileiro, se torna um nicho bastante regular, na média geral— explica Claudio Zanão, presidente-executivo da Abimapi.
Massas alimentícias — As massas alimentícias seguem um movimento interessante de crescimento. Foram mais de 2,5% de crescimento em volume e 20,8% em valor. —E podemos elencar também o crescimento das vendas deste item no canal cash and carry, que contabilizou 75% do crescimento da categoria —conta Zanão.
Bolos industrializados —A categoria segue sendo um dos grandes destaques. Neste período, alcançou um aumento de 8,3% em valor e 25% em volume. —Conveniência, variedade de sabores, inovação da indústria são alguns dos atributos da categoria que podem contribuir para esse constante crescimento— afirma Zanão.
Pães — Os pães industrializados contemplaram um aumento de 5,3% em volume e 20,8% em valor. Zanão aponta que “este crescimento da categoria pode ser atribuído a uma combinação de fatores culturais, socioeconômicos e de estilo de vida. Assim como os bolos industrializados, eles são muito versáteis e podem compor uma refeição a qualquer momento do dia. O valor nutricional deste item também é bastante levado em consideração na hora da decisão de compra.”
Biscoitos — A categoria de biscoitos teve uma retração de 1,1% em volume e crescimento de 19,6% em valor. —É importante notar que as tendências de consumo podem ser influenciadas por uma variedade de fatores, e as mudanças nas preferências dos consumidores podem variar ao longo do tempo. Isso com certeza contribui para a volatilidade da categoria, que é considerada uma indulgência —finaliza Zanão.
Rebranding Abimapi —Acompanhando tendências de mercado e pensando sempre na evolução de suas entregas, a Abimapi encerra 2023 de cara nova — e com novo posicionamento —já que, em agosto de 2024, a marca completa 40 anos e trará ainda mais novidades.
—Somos uma das maiores associações alimentícias do país. Os nossos associados detêm cerca de 80% do setor, um mercado de R$ 65 bilhões que gera mais de 260 mil empregos diretos. É nosso dever estar sempre à frente das novidades e, consequentemente, levar o que temos de mais preciso e atual para as marcas que estão conosco — tanto em relação à informações, quanto em apoio institucional. Decidimos revitalizar a marca Abimapi agora justamente para encerrarmos o ano já mostrando o que podemos esperar de 2024: muitas novidades, sempre juntos —explica Claudio Zanão, presidente- executivo da Abimapi.
E, claro, que a Abimapi não seguiria solo em um momento tão importante. “Como sempre, acompanhamos e celebramos a evolução de nossos parceiros e submarcas. O Simabesp (Sindicato da Indústria de Massas Alimentícias e Biscoitos no Estado de São Paulo) também estará de cara nova e a nossa marca Abimapi Internacional também. Cada transformação é um passo em direção a um futuro mais sustentável e, claro, saboroso. Celebramos a sinergia que nos une e a diversidade que enriquece nossa parceria”, finaliza o presidente executivo.
Abimapi — Uma das maiores associações alimentícias do Brasil, a Abimapi possui mais de 100 empresas que detêm mais de 80% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Como interlocutora junto ao governo, à mídia, pesquisadores e demais públicos, sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, massas, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional. Para mais informações acesse o site.
Simabesp — Fundado em 1941, o Sindicato da Indústria de Massas Alimentícias e Biscoitos no Estado de São Paulo (Simabesp) colabora como órgão técnico para fins de estudo, proteção e representação legal das categorias que compreende. Atua no estudo e solução dos problemas do setor, tomando iniciativas para manter atualizados os empresários e técnicos da área com publicações de estatísticas, circulares e informações relacionadas ao segmento.