garoto-cidadao

24/11/2023

Sede do Garoto Cidadão é inaugurada em Alhandra

Evento de abertura da unidade do projeto da Fundação CSN acontece em 23 de novembro e contará com apresentação cultural e autoridades locais.

A inauguração da sede do Garoto Cidadão, projeto da Fundação CSN, na cidade de Alhandra (PB) aconteceu no dia 23 de novembro (quinta-feira). A ação, que é realizada pela Fundação CSN em parceria com a prefeitura de Alhandra, tem como objetivo intensificar a atuação junto à comunidade local e transformar e impactar vidas. O evento foi na Sede do Garoto Cidadão rua Manoel Guedes, 282, no centro da cidade, e contou com a apresentação musical do grupo Tambores de Aço Fundação CSN.

Em atividade desde 1999, o Garoto Cidadão é um projeto estratégico para a Fundação CSN e já tem uma história que fala por si só. Atualmente, o projeto está presente em 13 cidades de cinco estados brasileiros, atendendo milhares de crianças e adolescentes para exercerem o protagonismo jovem em um espaço que, além de oportunizar o contato com a cultura em suas mais diferentes formas, promove debates sobre garantia de direitos. Com a presença da CSN Cimentos na cidade paraibana, a Fundação CSN passa a intensificar sua atuação junto à comunidade de Alhandra e de atores sociais, com o objetivo de transformar e impactar vidas também nessa região.

Helder Oliveira, gerente de Articulação da Fundação CSN, explica que a expansão do Garoto Cidadão, incluindo a chegada do projeto ao Nordeste, está alinhada ao fato de poder contribuir aos investimentos nas fábricas de cimentos da região: “por isso é importante, à medida que a CSN expande os negócios para o nordeste nas fábricas de cimento, que o Garoto Cidadão possa estar como um braço social desse grupo tão grande como é o Grupo CSN para fortalecer ainda mais os vínculos com as comunidades locais”. Helder ressalta, também, que, para a Fundação CSN, “é uma honra chegar ao município ao passo que aumentamos nossa área de atuação nas regiões do Brasil”. Hoje, o Garoto Cidadão atua em estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste brasileiros.

Ao longo de sua trajetória, mais de dez mil educandos e educandas já participaram do Garoto Cidadão e desenvolveram autonomia para se tornar protagonistas de suas próprias vidas. O Garoto Cidadão busca promover a inclusão social e o desenvolvimento educacional, sociocultural e emocional, proporcionando vivências de cidadania ativa nas comunidades.

Para o prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, —O Garoto Cidadão é mais do que um projeto cultural, é um investimento no futuro de Alhandra. Estamos comprometidos em proporcionar experiências enriquecedoras para nossas crianças e adolescentes, promovendo não apenas o desenvolvimento artístico, mas também a inclusão social e a construção de cidadãos conscientes e ativos em nossa cidade. Essa iniciativa reflete nosso compromisso com a formação integral da juventude alhandrense. Agradecer também a parceria da CSN Cimentos, que traz essa importante ferramenta de cuidado com o futuro da nossa cidade—.

O prefeito afirma, ainda, que o Garoto Cidadão chega para abrir portas e transformar vidas em Alhandra: — É um instrumento de construção de cidadania e inclusão social para nossas crianças e adolescentes. Estamos ansiosos para testemunhar o impacto positivo que terá em nossa cidade, fortalecendo a sociedade e criando oportunidades que moldarão um futuro mais promissor para nossos jovens—.

A iniciativa é da Fundação CSN e visa estabelecer uma relação fortalecida com a cidade de Alhandra. —Queremos criar o vínculo para começar a se relacionar com o município em diversas frentes, nos colocando como um ator que fortalece a rede e passa a ser fundamental— afirma Fábio Silvestre, Ggrente de Projetos da Fundação CSN. “Se relacionar com a rede de atores é fundamental porque, neste caso, o que queremos é fortalecer o eixo da curadoria de projetos”, explica Fábio.

A abertura da nova sede do Garoto Cidadão possibilitará o desenvolvimento sociocultural ainda maior de educandos e educandas, facilitando o acesso ao teatro, à música, dança, artes visuais e cênicas. Durante a inauguração, haverá, ainda, uma apresentação do grupo musical Tambores de Aço Fundação CSN, que cantará um repertório de músicas dos Beatles.