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18/11/2023

Seca na Amazônia repercute em todo o sistema logístico do Brasil

Os embarques fluviais de grãos são especialmente afetados.

Uma grave seca na região amazônica está atrapalhando os embarques de grãos mais do que o esperado, impedindo os navios da Hidrovias do Brasil SA, uma das principais operadoras de barcaças do Brasil, de transportar produtos como milho e soja pela hidrovia. Diante disso, os executivos da empresa preveem resultados inferiores para este ano do que o previsto anteriormente, relata a Bloomberg .

A Hidrovias do Brasil opera ao longo de uma rota conhecida como Arco Norte, um conjunto de portos ao longo da Amazônia e da costa atlântica do nordeste do Brasil que transportam colheitas de operações agrícolas no centro do Brasil. Segundo medições da própria empresa em um dos rios da região, o nível das águas está aproximadamente 40% menor que no mesmo período do ano passado.

Como resultado, a seca reduz a quantidade de carga que pode ser transportada e obriga os volumes a serem divididos em porções menores para que as barcaças possam passar por pontos críticos onde os rios estão em seus níveis mais baixos. Devido a essas dificuldades e à previsão de paradas para manutenção, a Hidrovias do Brasil reduziu suas previsões.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização não chegará a mais de US$ 158 milhões este ano, disse a empresa. Esse número é quase 15% inferior às expectativas anteriores do mercado, segundo relatório da XP Investimentos. Além disso, a empresa incorrerá em custos elevados devido a operações ineficientes, de acordo com um relatório.

Embora a Hidrovias espere que os níveis de água se recuperem nos próximos meses, a seca na Amazônia já teve consequências em todo o sistema logístico do Brasil. Isto porque as exportações de cereais estão a ser desviadas para portos lotados no sudeste. Enquanto os agricultores colhem safras abundantes de grãos e uma colheita recorde de açúcar, os navios esperam até 40 dias para carregar açúcar no maior porto do Brasil. | MM