ricardo-recchi

17/11/2023

Super Apps: o papel da tecnologia na transformação do transporte público

As reclamações dos usuários do transporte público não são poucas e muito menos invalidas. De acordo com o Índice da Qualidade da Mobilidade Urbana (IQMU), realizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) no final de 2022, o transporte público é considerado ruim ou péssimo por 63% dos brasileiros. O estudo também relevou que, em uma escala de qualidade de zero até 10, o índice de satisfação alcançado foi de apenas 4,2.

Nesse cenário, o cerne da questão é a resolução desses problemas. Embora muitos dos desafios da mobilidade urbana dependam de intervenções governamentais, a tecnologia pode ser uma aliada poderosa para solucionar uma gama de problemas.

Imagine uma aplicação única que ofereça aos usuários todas as informações e serviços necessários para realizar suas viagens, como cálculo de rotas completas, compra de passagens on-line, fornecimento de todos os horários de ônibus e trens, incluindo atrasos, suporte em tempo real, GPS e várias opções de locomoção, como bicicleta, carro ou a pé.

Atualmente, uma aplicação desse modelo não existe e os usuários precisam recorrer a vários aplicativos diferentes para encontrar essas informações, o que torna o processo ineficiente, burocrático e sem integração e confiabilidade, além de frustrante.

Uma solução direcionada para esse problema é a criação de um Super App dedicado à mobilidade urbana. Essa tecnologia funciona como um ecossistema digital integrado, que oferece uma variedade de serviços aos usuários em uma única plataforma, proporcionando uma experiência unificada e muito mais conveniente. Para muitos, a criação de um sistema dessa magnitude pode parecer algo demorado, complexo e com altos custos. Contudo, existem alternativas para transformar esse desenvolvimento em algo muito mais simples.

Uma delas é investir em uma plataforma Low-Code, pois essas ferramentas são aliadas valiosas para os desenvolvedores, já que permitem a construção de aplicações com menos código e, portanto, reduzindo o tempo de programação. Além disso, a automatização de códigos não apenas acelera o desenvolvimento, como também resulta em aplicações mais seguras e com custos operacionais reduzidos. Isso não apenas simplifica o processo de criação de um Super App, mas também o torna mais acessível e eficiente, uma vez que um Low-Code contempla atualizações constantes que podem ser aplicadas a essa nova geração de aplicativos.

A adoção de soluções inovadoras para os desafios do transporte público no Brasil é inegável e urgente. A tecnologia, especialmente por meio de Super Apps, representa uma oportunidade transformadora. Ao unir a conveniência de um aplicativo único, abrangente e intuitivo com a eficiência da automação de códigos Low-Code, podemos não apenas atender às demandas dos usuários, mas também revolucionar a forma como o país encara o transporte público, dando um passo essencial em direção a cidades mais inteligentes, acessíveis e eficientes.

. Por: Ricardo Recchi, country manager da Genexus Brasil, Portugal e Cabo Verde. A empresa faz parte do Grupo Globant e é precursora em plataformas Enterprise Low-Code que simplificam o desenvolvimento e a evolução de softwares por meio da automatização. | GeneXus — A GeneXus, divisão da Globant, é uma empresa líder em plataformas de desenvolvimento de software Low-Code.

A empresa, que já soma mais de 30 anos de experiência, e tem sede no Uruguai e escritórios no Brasil, México, Estados Unidos e Japão, se tornou a principal ferramenta de desenvolvimento de software corporativo, permitindo que os usuários adotem novas tecnologias rapidamente.

Sua abordagem única para a criação de aplicações flexíveis baseadas em modelagem, geração e iteração, combinada com suporte para uma ampla variedade de bancos de dados e linguagens de programação, torna a GeneXus uma ferramenta ideal para fechar a lacuna entre as infraestruturas de TI legadas e as novas tecnologias.

Atualmente, a plataforma é utilizada por mais de nove mil empresas e 140 mil desenvolvedores para criar software empresarial baseado em dados executados em servidores, computadores desktop e na web, assim como em dispositivos móveis. Sua metodologia ágil e acelerada permite automatizar os processos que consomem mais tempo e recursos no desenvolvimento, manutenção, integração e modernização de aplicativos de negócios e sistemas de software.