A funcionários pretos de empresas parceiras. Oferta é válida durante novembro, mês da Consciência Negra.
Em novembro, para marcar o Dia da Consciência Negra, a Descomplica Empresas, braço corporativo da Descomplica, maior plataforma de ensino digital do Brasil, está oferecendo inicialmente 100 bolsas a cursos gratuitos de liderança para profissionais negros de empresas que fecharem parcerias em projetos de equidade racial com a edtech durante o mês. A cadeia de valores da Descomplica se baseia na democratização do acesso ao ensino, e, há cerca de dois anos, esses esforços também são medidos no universo corporativo; por meio parcerias e ações sociais, a Descomplica Empresas visa melhorar todo o ecossistema, permitindo que outras marcas também melhorem seu impacto social e favorecendo grupos sub-representados.
A ação em novembro é mais um projeto da Descomplica Empresas que fornece ferramentas que permitam a superação da desigualdade racial no país. Por meio da disponibilização das bolsas, a Descomplica promove diversidade no ambiente corporativo, facilitando a ascensão de pessoas pretas a posições de liderança; de acordo com dados do IBGE, apenas 6,3% dos cargos de chefia nas maiores companhias do país eram ocupados por indivíduos que não se identificam como brancos. O projeto também responde diretamente a três pilares das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas): oferecer educação de qualidade, promover trabalho e crescimento econômico e reduzir desigualdades. —Educação é um meio de transformação social, e com o Descomplica Empresas provamos que isso é verdade também no meio corporativo —explica Marco Fisbhen, CEO e fundador da empresa.
O segmento surgiu após uma parceria muito bem sucedida com o Instituto Nu, da Nubank; as empresas ofereceram bolsas de formação em tecnologia, com prioridade a mulheres e pessoas pretas. O projeto recebeu mais de 70 mil inscritos, e 10 mil vagas foram distribuídas no total. Impressionados com a demanda, os executivos da Descomplica criaram, então, uma área da empresa que fosse voltada para projetos de capacitação.
Além da parceria com o Instituto Nu, a Descomplica empresas já fez projetos de equidade racial com a Arezzo, distribuindo 50 bolsas de graduação e pós-graduação, e com o Instituto Mover, por meio de um programa gratuito de formação em tecnologia que qualificou mais de 3 mil profissionais negros. —Nós queremos fornecer ferramentas de desenvolvimento pessoal e profissional que ajudem grupos sub-representados a alçarem novos patamares —finaliza Fisbhen.
Descomplica — Fundada em 2011, a Descomplica, maior plataforma de ensino digital do Brasil, tem como missão democratizar o acesso à educação em diversas fases da vida. A empresa atua com aulas 100% online e oferece cursos preparatórios para o ENEM e vestibulares. Por meio da Descomplica Faculdade Digital, são oferecidos cursos de graduação e pós-graduação focados no aumento da empregabilidade dos jovens e na modernização do mercado de trabalho. Unindo o entretenimento à educação e apostando na pedagogia digital de qualidade, a edtech alcança cinco milhões de usuários por mês em todas as plataformas, Além disso, conta com o método Hyperlink que está presente desde a construção das aulas até o sucesso final do aluno, através de uma experiência flexível, descomplicada, divertida, inovadora e muito tecnológica. Em 2020, foi anunciada como uma das “Tech Pioneers” do Fórum Econômico Mundial, um reconhecimento global a companhias baseadas em tecnologias que estejam entre o estágio inicial e o de crescimento. Ainda em 2020, foi destaque no ranking 100 Startups to Watch, que leva em consideração startups inovadoras, altamente escaláveis e que merecem a atenção de investidores, aceleradoras, governos e grandes empresas. Recentemente, recebeu o selo Great Place to Work (GPTW), como a 10ª Melhor Empresa para Trabalhar no Rio de Janeiro na categoria médias empresas. Também foi eleita pela Fast Company em 2021 como a empresa mais inovadora pela segunda vez.