Em termos ambientais da classe World, com o estaleiro Chantiers de L’Atlantique.
A MSC Cruzeiros confirmou, hoje, a encomenda de dois novos navios movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL) junto ao estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique. Com isso, as encomendas dos dois novos navios da classe World agora são consideradas como pedidos firmados, com a possibilidade para um quinto navio da classe. Os dois novos navios encomendados — atualmente denominados como Classe World 3 e 4 –— serão entregues em 2026 e 2027.
O MSC World Europa e o MSC World America já estão entre os navios com a maior eficiência energética da indústria, com desempenho significativamente melhor do que o requisitado pelo Índice de Design de Eficiência Energética (EEDI) da Organização Marítima Internacional (IMO), e os novos navios serão uma evolução do modelo de última geração da classe World, com soluções inovadoras para maximizar a eficiência energética, incluindo a ampliação do sistema de recuperação de calor e outras soluções tecnológicas, o que fará com que os navios tenham uma emissão de carbono ainda mais reduzida. Além disso, os novos navios estarão prontos para utilizarem uma variedade de combustíveis alternativos, incluindo biocombustível, combustível sintético e metanol verde. Os navios também serão equipados com a última geração de motores dual fuel de combustão interna com menor emissão de metano.
—Estamos orgulhosos em continuar a nossa parceria de 20 anos com o estaleiro Chantiers de l’Atlantique, com quem já construímos 18 navios e estamos com o 19º em construção. A classe World é um protótipo verdadeiramente inovador e, juntos, estamos construindo alguns dos navios mais avançados do mundo. Estamos empenhados em pesquisar e investir em futuras tecnologias ambientais à medida que estas se tornem disponíveis, para garantir que continuemos progredindo em nossa jornada de descarbonização para alcançar zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050—afirmou Pierfrancesco Vago, presidente-executivo da MSC Cruzeiros.
— Em um momento difícil para a indústria de construção naval europeia, a MSC Cruzeiros demonstrou a sua confiança na nossa capacidade e competência com estas encomendas. Gostaríamos, portanto, de expressar a nossa gratidão à MSC Cruzeiros pela confiança renovada neste momento crucial. Além disso, a MSC Cruzeiros, procurando sempre reduzir o impacto ambiental de seus navios de forma rápida e significativa, aceitou um custo adicional significativo para melhorar a eficiência energética destes novos navios que, de acordo com o índice EEDI da IMO, emitirá 50% menos CO2 do que o valor de referência de 2008 da IMO — acrescentou Laurent Castaing, diretor -geral do Chantiers de l’Atlantique.
— Gostaríamos também de agradecer ao nosso governo, cujo apoio à nossa política de pesquisa e desenvolvimento para tornar nossos navios mais ecológicos nos permitiu atender às expectativas do cliente para este pedido— continuou Castaing.
Os novos navios da classe World contarão com conectividade de energia proveniente de terra para reduzir as emissões de carbono nos portos, os mais avançados sistemas de tratamento de águas residuais projetados em conformidade com a IMO, novos avanços na gestão de resíduos, e uma gama abrangente de equipamentos de eficiência energética a bordo para otimizar o uso do motor e as necessidades energéticas para reduzir ainda mais as emissões.
A empresa lembra que os dois novos pedidos estarão sujeitos a acesso a financiamento, conforme prática do setor.
Perfil — O primeiro navio movido a GNL da MSC Cruzeiros, o MSC World Europa, foi lançado em novembro de 2022 e o MSC World America será entregue em 2025, projetado para o mercado de cruzeiros norte-americano. O navio, atualmente em construção no estaleiro Chantiers de l’Atlantique, em Saint-Nazaire, na França, atingiu no mês passado um marco quando foram instalados tanques de GNL. O MSC Euribia, navio da classe Meraviglia construído pelo estaleiro francês, também é movido a GNL e entrou em serviço em junho de 2023.
O GNL é o combustível naval mais limpo do mundo, disponível em grande escala atualmente, e deverá desempenhar um papel fundamental na transição para a descarbonização do transporte marítimo internacional. Reduz substancialmente as emissões locais de poluentes atmosféricos, como óxidos de enxofre em até 99% e óxidos de nitrogênio em até 85%. O GNL também desempenha um papel fundamental na mitigação das alterações climáticas, uma vez que proporciona uma redução de até 20% nas emissões de gases com efeito de estufa e está preparando o caminho para a utilização de combustíveis não fósseis sustentáveis, como o bio-GNL e o GNL sintético.
À medida que os biocombustíveis e os sintéticos se tornarem disponíveis em escala, as emissões dos navios da classe World da MSC Cruzeiros serão ainda mais reduzidas.
O GNL é fundamental para o desenvolvimento de soluções de baixo carbono para o transporte marítimo, uma vez que tecnologias emergentes, como as células de combustível, podem ser operadas com GNL até que o bio-GNL, o e-metano ou o metanol verde com emissões zero estejam disponíveis em escala.
A MSC Cruzeiros e o estaleiro Chantiers de l’Atlantique estão ativamente envolvidos em vários projetos para desenvolver e viabilizar estas tecnologias em parceria com órgãos reguladores, universidades e a indústria.
MSC Cruzeiros — A MSC Cruzeiros é a terceira maior marca de cruzeiros no mundo e também líder na Europa, na América do Sul, na região do Golfo e na África do Sul, com maior participação de mercado, além de capacidade implementada do que qualquer outra companhia. Ela é também a marca global de cruzeiros que cresce mais rápido, com forte presença também nos mercados do Caribe, América do Norte e Extremo Oriente.
Com sede em Genebra, na Suíça, a MSC Cruzeiros, uma das duas marcas pertencentes à Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, o conglomerado privado líder em transporte marítimo e logística, com base na Suíça, e mais de 300 anos de herança marítima. A MSC Cruzeiros — a marca contemporânea -—possui uma frota moderna de 22 navios combinada com um futuro portfólio de investimento global considerável de novos navios. A frota está projetada para aumentar para 23 navios até 2025, com opções para pedidos de seis novos navios em vigor até 2030.
A MSC Cruzeiros oferece aos seus hóspedes uma experiência de cruzeiro enriquecedora, envolvente e segura inspirada na herança europeia da empresa, onde podem desfrutar de gastronomia internacional, entretenimento de Classe World, programas premiados para famílias e a mais recente tecnologia de fácil utilização a bordo. Para saber mais sobre os itinerários da MSC Cruzeiros e a experiência a bordo de seus navios, clique aqui.
A prioridade número um da Empresa sempre foi a saúde e segurança de seus hóspedes e tripulantes, bem como das comunidades nos destinos que seus navios visitam. Em agosto de 2020, a MSC Cruzeiros implementou um novo protocolo abrangente e robusto de saúde e segurança para se tornar a primeira grande companhia a retornar ao mar.
A MSC Cruzeiros está há muito tempo comprometida com a gestão ambiental com uma meta de longo prazo de atingir zero emissões em suas operações. A Empresa também é uma investidora significativa em tecnologias ambientais marítimas da próxima geração, com o objetivo de apoiar seu desenvolvimento acelerado e disponibilidade em toda a indústria. Para saber mais sobre o compromisso ambiental da Empresa, clique aqui.
Por fim, para saber mais sobre a MSC Foundation, que faz parte do Grupo MSC para liderar, focar e promover seus compromissos de conservação, humanitários e culturais, consulte aqui.
Chantiers De L’Atlantique — Graças à experiência de suas equipes e sua rede de subcontratados, combinada com tecnologia industrial de ponta, Chantiers de l’Atlantique é um líder importante no projeto, integração, teste e entrega precisa de navios de cruzeiro, embarcações navais, subestações elétricas para energia eólica offshore fazendas e serviços de frota. A empresa é pioneira nos desafios do amanhã. Graças à sua pesquisa e desenvolvimento, Chantiers de l’Atlantique oferece navios com o mais alto desempenho ambiental, bem como equipamentos para parques eólicos offshore, tornando-se um ator importante na transição energética global.