localiza-co

14/11/2023

Localiza&Co retoma crescimento da frota e chega a 600 mil carros no 3T23

Receita líquida consolidada avança 19,3% em relação ao período do ano passado, totalizando R$ 7,3 bilhões.

A Localiza&Co anunciou no dia 13 de novembro (terça-feira), após o fechamento do mercado, o resultado do terceiro trimestre de 2023, com destaque para a retomada da compra de carros, com a adição de 19 mil veículos em sua frota, atingindo a marca de mais de 600 mil veículos. Com forte crescimento em Gestão de Frotas, a Companhia apresentou receita líquida de R$1.731,4 milhões nesta divisão: 49,2% superior à do mesmo período do ano anterior. A receita líquida consolidada avançou 19,3% em relação ao mesmo trimestre do ano passado, totalizando R$ 7,3 bilhões.

O Ebitda foi de R$ 2,7 bilhões, crescimento de 12,5% em comparação ao terceiro trimestre de 2022; e o lucro líquido retomou o crescimento atingindo R$ 703 milhões. —Mesmo com os desafios, seguimos incansáveis na busca de ganhos de produtividade e redução de custos por meio da alocação disciplinada de capital, uso da tecnologia e eficiência operacional, com foco na geração de valor. Seguimos orientados pela nossa visão de longo prazo de crescimento com geração de valor, colocando o cliente e colaboradores sempre no centro das nossas decisões —afirma Rodrigo Tavares, CFO da Companhia.

A receita líquida na divisão de Aluguel de Carros atingiu R$ 2.059,7 milhões. Já Seminovos, com cerca de 57 mil carros vendidos no trimestre, apresentou receita líquida de R$ 3,5 bilhões, um avanço de 30,6% em volume de vendas na comparação anual. Somente neste ano, foram abertos 21 pontos de venda de veículos, visando suportar o aumento da renovação da frota, movimento que deve continuar ao longo de 2024. O terceiro trimestre de 2023 se encerra com 207 lojas de Seminovos, distribuídas em 100 cidades brasileiras.

Em julho, a companhia iniciou sua operação de aluguel de carros no México, com aproximadamente 900 veículos distribuídos em duas agências localizadas nos aeroportos da Cidade do México e de Cancún e em outubro a companhia deu início às operações no aeroporto de Monterrey. Com esse movimento, a Localiza&Co acredita que poderá alavancar suas competências para melhorar a experiência do cliente, desenvolver mercado e ampliar a acessibilidade do aluguel no país.

A companhia encerrou o terceiro trimestre de 2023 com 701 agências de aluguel de carros, das quais 612 no Brasil, dois no México e 87 em outros cinco países da América do Sul.

A Localiza&Co continua acelerando sua agenda de sustentabilidade. Destaca-se, neste trimestre, o anúncio do empréstimo de R$ 1 bilhão junto à IFC (International Finance Corporation), o primeiro financiamento da organização para uma empresa de mobilidade do Brasil. Esse empréstimo, além de aliar a redução das taxas contratadas a iniciativas sustentáveis, irá contribuir para qualificar ainda mais o Programa de ESG da Localiza&Co.

No aspecto social, a companhia lançou, dentro do seu Programa de Diversidade, o grupo de afinidade 50+, que visa valorizar as diversas gerações dentro do ambiente de trabalho, focando na melhoria da jornada de profissionais acima de 50 anos de idade. Dessa forma, a L&CO passa a contar com 6 grupos de afinidade: Gênero, Pessoas com Deficiência, Imigrantes, Raça, Etarismo e LGBTQI+.

Localiza&Co — Somos uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo. Companhia de capital aberto listada na B3 e com elevado nível de governança corporativa, a Localiza traz em sua história resultados extraordinários de protagonismo e inovação, sempre com o foco na geração de valor e com visão de longo prazo.

Fundada em Belo Horizonte, em 1973, ao longo do tempo consolidou-se como líder de mercado, sendo hoje uma das 25 marcas mais valiosas do país. O compromisso em superar as expectativas dos clientes, aliado à excelência operacional, permite à Companhia oferecer uma variada gama de soluções de mobilidade por meio de mais de 900 pontos físicos de atendimento ao cliente, distribuídos em sete países da América Latina, além da forte presença digital.