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09/11/2023

Vivara registra alta no faturamento de 20,7% no 3T23

E aumenta Ebitda ajustado em 23,6% de acordo com os resultados do período. Pautada pela solidez e fortalecimento de sua operação, maior joalheria da América Latina cresce em número de lojas no Brasil, chegando a 372 pontos de venda.

Vivara divulgou seus resultados operacionais referentes ao terceiro trimestre de 2023 no dia 08 de novembro(quarta-feira), e reforça mais uma vez a solidez da companhia. A joalheria apresenta receita bruta de R$ 581,2 milhões, crescimento de 20,7% em relação ao mesmo período do ano passado, e Ebitda Ajustado atinge R$ 88,6 milhões, elevação de 23,6% também ante terceiro trimestre de 2022. Além do crescimento robusto de faturamento e expansão de resultado operacional, a companhia também registrou aumento de 12,3% de lucro líquido, no terceiro trimestre de 2023.

No terceiro trimestre de 2023, a Vivara também entrega crescimento de vendas, impulsionado pelo volume de peças vendidas, com evolução de 12,5% ante terceiro trimestre de 2022. Destaque também para as vendas digitais, que cresceram 62,6% no trimestre e já representam 15,1% do total (+3,8 p.p. ante o terceiro trimestre de 2022 ), totalizando R$ 88 milhões.

As receitas das vendas mesmas lojas (SSS), um importante indicativo da saúde financeira das unidades da companhia, cresceram 12,3% na comparação com mesmo período do ano passado. Nos nove meses de 2023, a expansão é de 14,2% ante os nove meses de 2022.

— O resultado deste trimestre reforça a confiança de que estamos preparados para as oportunidades de seguir consolidando nossa liderança de mercado, com resultados consistentes marcas fortes e estratégias comerciais sólidas— afirma Paulo Kruglensky, CEO da Vivara.

Lojas em expansão e marcas consolidadas — As lojas físicas representam uma grande fortaleza para os resultados da companhia, o faturamento da categoria atingiu R$ 490,5 milhões no último trimestre, aumento de 15,7% na comparação com terceiro trimestre de 2022, e soma 372 pontos de venda, elevação de 57 unidades em relação ao mesmo período do ano passado.

Nos nove meses de 2023, a companhia registrou um total de 36 aberturas líquidas, sendo 11 de Vivara e 26 de Life. Atualmente, as marcas da Vivara já estão presentes em todo o território nacional, com destaque para a região Sudeste, que concentra mais de 50% de ambas as marcas.

Na visão por marcas, as lojas Vivara apresentaram uma receita bruta de R$ 399,1 milhões, aumento de 6,5% em relação ao terceiro trimestre de 2022 e soma 254 unidades, com aumento de 17 pontos de venda, totalizando 23,4 mil m² de área de vendas (+7,5% ante terceiro trimestre de 2022).

No caso das lojas exclusivas da marca Life By Vivara, a receita bruta foi de R$ 83,2 milhões, aumento de 101,5% na comparação com o terceiro trimestre de 2022. Ainda sobre Life, a marca conta com 98 pontos de venda, crescimento de 42 unidades em relação ao mesmo período do ano anterior, em um total de 7,2 mil metros quadrados, aumento de 77,1% de áreas vendidas também ante terceiro trimestre de 2022.

Quando observado o mix de vendas, o destaque vai para a categoria Life, com faturamento de R$ 190,7 milhões, aumento de 37,3%, fruto da aceleração da expansão de lojas dessa marca. Outro destaque foi a categoria de joias, através da marca Vivara, que acelerou o crescimento quando comparado aos últimos trimestres, com 14,8% de expansão, em relação ao terceiro trimestre de 2022

Vivara — Fundada em 1962, a Vivara mantém há 60 anos o compromisso de desenvolver produtos com o mesmo cuidado com que os antigos ourives faziam, criando joias exclusivas e eternas, tornando cada história única e especial. É a maior rede de joalheria do Brasil, com mais de 372 pontos de vendas em operação, entre lojas Vivara, lojas Life By Vivara e quiosques nas principais cidades do país, e atua em diversas frentes para dar cada vez mais consistência às suas políticas e práticas de sustentabilidade, seguindo altos padrões na gestão de fornecedores, certificações e rastreabilidade de matéria-prima, e apoiando continuamente organizações sociais nas comunidades em que está inserida.