cabelos-menopausa

09/11/2023

Menopausa & cabelos: sim, ela pode afetar os fios, mas quando procurar tratamento?

Pesquisa do Tudo pra Cabelo revela que sete em cada dez mulheres percebem aumento da queda, mudança na textura

e ressecamento dos fios durante a menopausa, mas a maioria ainda não procura por tratamentos

É inegável que a menopausa carrega um forte estigma negativo, ligado a muitos tabus e preconceitos. Mas será que isso é coisa do passado? Graças aos avanços tecnológicos, ao aumento da expectativa de vida e até às mais frequentes discussões sobre o tema, finalmente essa fase da vida parece começar a ser encarada com uma nova perspectiva hoje por muitas mulheres. Sempre de olho nas tendências e no comportamento feminino em relação à beleza, o Tudo Pra Cabelo acaba de realizar uma pesquisa que investiga a relação com os cabelos durante a menopausa. Para isso, ouviu em conjunto com a Opinion Box, cerca de 748 mulheres com idades de 40 a 60 anos em todas as regiões do país. Os resultados revelam que, assim como todo o corpo, os fios sofrem várias alterações com uma intensidade de sintomas que varia de acordo com cada mulher. São muitas as questões, que afetam por volta de 80% das mulheres.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 29 milhões de brasileiras estão na menopausa hoje. Mas como é a relação delas com todas as questões que acompanham essa etapa? A pesquisa do Tudo Pra Cabelo mostra que no quesito cabelos, as mudanças são várias e podem influenciar em vários aspectos da vida da mulher. Segundo os dados, sete em cada dez já perceberam que o cabelo mudou e atribuem isso à menopausa. Vale destacar que essas alterações são ainda maiores entre as mulheres de 50 a 60 anos (80%). E entre quem percebeu mudanças, a queda de cabelo foi a principal queixa, seguida pela mudança na textura e fios ressecados. E mesmo percebendo esses problemas, seis em cada dez mulheres não fizeram mudanças na sua rotina para cuidar melhor dos cabelos. Entre mulheres de 50 a 60 anos, houve maior mudança na rotina (53%). Apenas 20% das mulheres dizem que começou a frequentar mais o salão de beleza para cuidar dos fios e 24% procurou ajuda médica para tratar dos cabelos.

Segundo a tricologista Patrícia Vas Tostes, para minimizar os efeitos da queda hormonal, é de suma importância criar uma rotina de cuidados. —A primeira dica é proteção solar e hidratação tanto da pele como dos fios. Máscaras de hidratação e óleos capilares são excelentes opções. Outra dica importantíssima é evitar químicas, ferramentas que aquecem o cabelo (secadores ou chapinhas) e tinturas. Quando usar, vale aplicar protetor térmico para evitar danos aos fios e se não for possível evitar a tintura, prefira totalizantes do que produtos com amônia — indica. —Existem diversos produtos e tratamentos com foco nesse período da vida da mulher. O importante é procurar ajuda com um médico dermatologista e/ou tricologista, para que indique os tratamentos e cuidados necessários, como, por exemplo, a suplementação de vitaminas —acrescenta.

Mudanças na rotina de cuidados durante a menopausa — Entre as mulheres que fizeram mudanças na rotina, a pesquisa mostra que o investimento apareceu com mais cuidados como a hidratação e a troca de shampoo e condicionador, citadas entre as principais. Vale ressaltar que na região Centro-oeste a troca nos produtos de haircare (65%) se sobressai. Com relação aos tratamentos para o cabelo, quase metade das mulheres não fez nenhum tratamento específico para melhorar os sintomas. E, entre quem precisou fazer, tomar vitaminas recomendadas pelo médico se destaca como uma das atitudes adotadas. Pensando na relação com a beleza de forma geral, 57% das mulheres tiveram alguma mudança, e 32% aprenderam a aceitá-las.

Muitos problemas podem ser evitados com prevenção, por isso é importante que haja cada vez mais informação acessível sobre o tema, já que muitas mulheres parecem ainda não saber como mudar suas rotinas. Sempre de olho no bem-estar e na beleza de suas consumidoras, o Tudo Pra Cabelo traz dicas de especialistas para cuidar bem das madeixas, além de mostrar o que fazer para amenizar efeitos indesejáveis, recuperar o brilho e a força dos fios. Afinal, é importante que a mulher aprenda a lidar com o seu novo cabelo e saiba valorizar sua beleza para percorrer o último terço da vida de forma cada vez mais plena.