marcelo-loureiro

09/11/2023

Grupo SADA inicia operações de sua expansão do complexo logístico de Goiana (PE)

Empreendimento faz parte do investimento de R$ 110 milhões anunciado em 2022. Operações começaram em setembro e representam um aumento de 20% de contratação de mão de obra local.

O Grupo SADA, maior conglomerado de logística automotiva zero quilômetro na América Latina, comemora o início da expansão estratégica de suas operações em Goiana (PE), a 64 km de Recife e a 110 km do Porto de Suape. O novo complexo logístico é fruto de um investimento de R$110 milhões que teve início no ano passado e conta com uma área de 927.536 metros quadrados — o equivalente a 112 campos de futebol oficiais — suportando toda a gama de serviços que a companhia disponibiliza para seus clientes, em especial da região Nordeste. Esse novo empreendimento representa um salto significativo de sua capacidade operacional local e um avanço da eficiência e sustentabilidade de seus negócios.

—O setor automotivo está passando por uma transformação, e o polo automotivo de Pernambuco, por ser um dos mais modernos em nosso país, é muito relevante nesse processo. Com a expansão, é fundamental contarmos com infraestrutura e uma logística integrada e coordenada com os nossos clientes— diz Marcelo Loureiro, diretor de Operações de Transporte e Logística do Grupo SADA.

Com a expansão, a capacidade de carregamento do complexo cresce 65%, passando de 240 mil para 396 mil veículos por ano. O empreendimento conta com dez rampas, 18 mil vagas para o armazenamento de veículos e 300 vagas para carretas, garantindo a segurança e a organização necessárias para acomodar uma ampla variedade de necessidades de transporte, além de área coberta para a preparação e adaptações de pré-entrega (PDI), um pátio para carretas e estrutura administrativa de 3 mil metros quadrados.

Outro ponto relevante das operações iniciadas em setembro é que ela já contribuiu para o aumento de 20% de contratação de mão de obra local pelo Grupo SADA e poderá duplicar os postos de trabalho existentes até a sua conclusão total. —Estamos presentes no polo de Goiana desde 2015 e o novo complexo reforça o nosso comprometimento com o desenvolvimento dessa região, não apenas com a modernização e expansão de estruturas físicas, mas também com as pessoas —completa Marcelo.

Com prioridade para a sustentabilidade do complexo logístico, ainda contará com uma fazenda de energia fotovoltaica, instalada em uma área de 50 mil metros quadrados e prevista para funcionar a partir de 2024, se consolidando como um dos maiores projetos de “carport solar” no país. A usina vai gerar 5.000 MW de energia, podendo chegar até a faixa de 6.804 MW em momento de picos de produção. Esse montante será o suficiente para atender toda a operação do complexo e para distribuição em rede. A iniciativa reflete o compromisso do Grupo SADA com a inovação e com a redução do impacto ambiental de suas operações.

Grupo SADA — A SADA é o maior grupo de logística e transporte de veículos zero quilômetro da América Latina. Formado por mais de 30 empresas, o grupo é motivado pela ideia de que sempre é possível ser e fazer melhor, por meio da geração de emprego e renda, de formação e capacitação de pessoas, a fim de gerar um impacto positivo na sociedade.

Sua solidez está alicerçada em uma história de 47 anos e na visão de um futuro inovador que transforma e colabora com o desenvolvimento do Brasil. Presente em mais de 50 cidades em todas as regiões brasileiras, conta também com operações na Argentina.

O conglomerado emprega mais de 8 mil pessoas nas áreas de transporte e logística, siderurgia, produção de etanol e distribuição de combustíveis, componentes automotivos, reflorestamento, comunicação, esporte, fundação social e concessionárias de automóveis de passeio e de carga.