carro-thk

07/11/2023

THK apresentou carro elétrico no Japan Mobility Show 2023

Tecnologia inovadora, luxo e design esportivo definem o automóvel, batizado LSR-05, código da primeira guia linear lançada pela THK há 51 anos, sendo 05 uma referência às cinco décadas de fundação da empresa.

A THK Corporation, pioneira mundial no desenvolvimento do mecanismo de guia linear, fabricante de diversos modelos de guias lineares, fusos de esferas, atuadores lineares e elementos de máquinas, apresentou no Japan Mobility Show 2023 o carro elétrico LSR-05. Considerado o novo Salão do Automóvel de Tóquio, palco de grandes marcas das indústrias automotiva e relacionadas a mobilidade, o evento aconteceu de 26 de outubro a 05 de novembro.

O carro elétrico LSR-05 foi criado pela THK Corporation, responsável pelo desenvolvimento de uma série de tecnologias para EV (Electric Vehicle), em conjunto com a SN Design Platform Co. que produziu o projeto de design. O resultado dessa parceria se traduz em um veículo dotado de tecnologia inovadora, luxuoso e com design esportivo.

O protótipo do carro elétrico é uma nova forma de mobilidade para o futuro, especialmente produzido para o uso em tráfego real. Projetado com o exterior dinâmico e elegante, o crossover de quatro lugares foi batizado de LSR-05, nome da primeira guia de movimento linear do mundo (LSR), desenvolvida pela THK há 51 anos, e 05 é um marco referência às cinco décadas de fundação da empresa.

Tecnologias da THK incorporadas no veículo — No veículo elétrico, foram incorporadas várias tecnologias avançadas que fazem portfólio de soluções da THK Corporation, entre elas: as guias lineares estão localizadas dentro da superfície do assento e na junção do piso. Ao deslizar com um atuador dedicado, é possível movimentar um curso longo em uma área compacta.

No motor de fluxo variável da roda (motor interno tipo rotor na roda e os acionamentos independentes esquerdo e direito, que melhora a estabilidade da direção), foi incorporado o mecanismo de fluxo magnético variável, usando um componente integrado de um eixo entalhado e fuso de esferas de alta rigidez da THK, proporcionando alto torque e alta velocidade de rotação. Além disso, ao incorporar a guia circular da THK na direção traseira, é possível alcançar um 4WS com um grande ângulo de direção, contribuindo para uma linha de condução ideal.

Na suspensão ativa ALCS (Active Level Control Suspension), a haste do fuso de esferas do THK pode ser acionada para ajustar a altura de condução e a atitude de controle para o desnível da superfície da estrada. Ao dirigir em altas velocidades, a altura do veículo pode ser reduzida para diminuir a resistência do ar e, quando a energia sem fio é fornecida, a eficiência da fonte de alimentação pode ser aumentada. Ao dirigir off-road (fora de estrada) ou superar solavancos, também é possível elevar a altura do veículo.

Para o Amortecedor de Força de Amortecimento Variável (MRDT), a THK utilizou seu conhecimento desenvolvido na tecnologia de isolamento sísmico e oferece uma linha de amortecedores rotativos que usam fusos de esferas e materiais viscosos, que absorvem e controlam a vibração do veículo.

O freio elétrico ESB é um sistema que controla a frenagem independente das quatro rodas com um by-wire (controle elétrico). O uso de um fuso de esferas THK altamente rígido dentro do atuador contribui para uma redução significativa de peso e compacidade.

Alguns diferenciais – A plataforma do LSR-05 é equipada com dois motores de fluxo variável de 93kW (especificação 800V), já a parte traseira possui 2kW (especificação 220V). O mecanismo de direção nas quatro rodas é equipado com um único motor. A suspensão ativa, amortecedores de força de amortecimento de fluido MR variáveis e freios elétricos, entre outros, caracterizam o carro elétrico de alta qualidade e excelente estabilidade de manuseio.

O sistema de transferência de energia sem contato resulta em uma nova forma de mobilidade para o futuro que a THK almeja. Além disso, o sistema stealth seat slide adotado no interior do carro permite que o piso seja completamente achatado, criando um espaço luxuoso e confortável.

Quando em alta velocidade, a altura do veículo pode ser diminuída, reduzindo a resistência do ar. Por outro lado, a altura do EV pode ser elevada para trafegar fora de estrada.

O freio de serviço elétrico ESB é um sistema que controla a frenagem independente nas quatro rodas e o uso de um fuso de esferas THK, altamente rígido no atuador, contribui para uma redução significativa de peso e compacidade do veículo.

THK — A THK foi fundada em abril de 1971, por Hiroshi Teramachi com o nome de Toho Seiko Co. Ltd., em Meguro, Tóquio.

A fundação da empresa ocorreu em um ambiente propício, pois o Japão vinha de uma grande expansão de sua economia, nas décadas de 50 e 60, com aumento do PIB de mais de 9% ao ano, sendo que na indústria manufatureira chegava a 13%.

Em abril de 1972, a THK iniciou as vendas de seu produto pioneiro no mundo: as guias lineares. No ano seguinte, ocorreu a crise mundial do petróleo, afetando a economia japonesa devido aos altos custos da energia, exigindo economia de energia elétrica e aumento da produtividade (com precisão elevada), dois itens principais entre as vantagens das guias lineares.

Na década de 80, o crescimento da empresa foi alavancado graças aos avanços dos microcircuitos e semicondutores, segmento que até hoje a THK é líder nos mecanismos de movimentação das máquinas. Tanto que com apenas 10 anos da fundação, em março de 1981, é constituída a THK América e, em outubro do ano seguinte, a THK Europa, na Alemanha.

Em 1990, inicia-se a abertura comercial do Brasil para o mundo que previa a redução gradual das tarifas de importação e, desta forma, cria-se um ambiente favorável para que, em setembro de 1993, fosse estabelecida a THK Brasil, inicialmente em um escritório na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo.

A implantação do estoque local iniciada em 1996 no bairro da Freguesia do Ó alavancou o crescimento, possibilitando a transferência da empresa para um galpão industrial, no bairro do Jaguaré, São Paulo, em 2002. Com o crescimento da economia brasileira e da filial brasileira, a THK Brasil mudou-se para um outro galpão triplicando a sua área fabril em 2015.

Hoje, a THK tem orgulho de seus desenvolvimentos tecnológicos com 623 patentes no Japão e 1.310 em outros países, assim como de toda sua equipe de colaboradores que já soma mais de 13.500 no mundo distribuídos em 37 plantas industriais e 122 escritórios de vendas.