mercado-livre-energia2

07/11/2023

Mercado livre de energia expande faturamento da Kinsol

A empresa teve uma receita de R$ 48 milhões no ano de 2022 e pretende triplicar seu lucro em 2023.

O mercado livre de energia já existe no Brasil há mais de 20 anos para consumidores de alto consumo. Porém, a entrada do mercado atacadista está abrindo oportunidades para pequenos consumidores que anteriormente não podiam migrar.

Uma das principais vantagens do mercado livre de energia é a liberdade que oferece aos clientes na escolha de sua fonte de energia elétrica. Nesse contexto, os consumidores têm a autonomia de decidir de quem desejam adquirir, permitindo negociar as condições como preço, prazo, forma de pagamento e outros fatores.

Outra grande vantagem é a oportunidade de utilizar fontes renováveis de energia, como a solar, que são altamente benéficas, uma vez que causam menos impacto ambiental, contribuindo para a sustentabilidade do planeta.

Mauricio Crivelin, CEO da Kinsol, empresa integradora oficial 5 estrelas e parceira da WEG que atualmente conta com mais de 20 fábricas e está presente em mais de 130 países, explica que o mercado livre de energia se expande ainda mais, com a perspectiva de abranger não apenas clientes de alta tensão, como tem sido o caso até agora, mas também clientes de média tensão a partir de 2024.

—Essa ampliação do mercado traz a promessa de democratizar ainda mais o acesso à escolha de fornecedores de energia e os benefícios associados, sinalizando uma evolução significativa na indústria energética brasileira —afirma Mauricio.

Nos últimos anos, a Kinsol tem passado por uma transformação relevante em sua atuação no mercado de energia. Desde a sua entrada no mercado livre em 2023, a empresa tem experimentado um crescimento notável em seu faturamento, oferecendo serviços que beneficiam tanto seus franqueados quanto os consumidores finais.

A venda de energia no mercado livre trouxe uma mudança, permitindo que as franquias não dependessem apenas das vendas de equipamentos solares. Agora, a empresa gera uma receita mensal toda vez que um cliente paga sua conta de energia, com descontos que variam de 20% a 30% e isso marcou um ponto de virada na evolução do faturamento da Kinsol.

—A estratégia que trilhamos para a Kinsol no mercado livre de energia concentra-se em clientes que gastam acima de R$10.000,00 em energia por mês. Essa variedade nos permitiu que a empresa atendesse a uma ampla rede de clientes, oferecendo a opção de instalação de equipamentos solares fotovoltaicos ou a compra de energia limpa adaptando-se às necessidades específicas de cada cliente — comenta Maurício.

Em 2022 a empresa registrou uma receita significativa de R$ 48 milhões. Para o ano de 2023, a Kinsol pretende triplicar o valor de seu faturamento com o mercado livre de energia.

É importante destacar que a entrada no mercado livre não afeta os preços para os clientes que permanecem no mercado cativo. A mudança se deve a uma oportunidade única no cenário energético brasileiro, devido a uma combinação de fatores.

Kinsol — Com mais de 300 Franqueados espalhados por todo o país, a Kinsol tem a missão de levar ao cliente a satisfação de gerar a sua própria energia de forma limpa, com liberdade de escolha, para fazer parte de um mundo mais sustentável. Integradora oficial 5 estrelas e parceira da WEG que atualmente conta com mais de 20 fábricas e está presente em mais de 130 países, nossa multinacional brasileira é sinônimo e reconhecimento de qualidade e excelência em tudo que faz, sendo uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo.