Para diminuir pegada de carbono. Empresa do Grupo Freudenberg mantém compromisso com meio ambiente na indústria com ações voltadas para reciclagem de óleo e utilização de energia verde.
A Klüber Lubrication, empresa do Grupo Freudenberg e líder global em lubrificantes de alto desempenho, vem adotando uma série de iniciativas de Sustentabilidade no Brasil voltadas para melhorar o footprint próprio e o handprint de seus clientes. Especialmente as que envolvem a reciclagem de óleo e a utilização de energia verde. A empresa também atua para cumprir as suas metas de sustentabilidade globais estabelecidas pelo Grupo Freudenberg em 2019.
No que se refere à reciclagem de óleo, a Klüber Lubrication cumpre as obrigações legais de recolhimento de pelo menos 40% do volume comercializado no país. Em 2022, 34% das vendas de produtos lançados nos últimos cinco anos envolveram óleos básicos reciclados, totalizando aproximadamente 200 mil quilos. Se forem considerados também os produtos não novos, com mais de cinco anos de lançamento, vendidos na Argentina, Austrália, Brasil e Chile juntos, isso representa uma redução de 3% na pegada de carbono. Para cada litro de óleo lubrificante utilizado no mercado, são necessários de 33 a 35 litros de petróleo extraídos.
Rumo à energia verde total — Para cumprir a sua meta global de utilizar 100% de energia verde nos sites produtivos até 2030, a Klüber Lubrication Brasil migrou o processo de compra de energia para fontes de energia eólica, solar, biomassa e PCH (Pequenas Centrais Hidrelétricas). Ao sair do mercado comum e fazer parte do mercado livre de energia, em um contrato de três anos, a empresa aumenta as opções de oferta, embora continue utilizando o sistema operacional de transmissão da ENEL.
O objetivo é aumentar os indicadores percentuais de utilização de energia verde para o cumprimento da meta. Também, a empresa está em processo de obtenção do certificado internacional de energia renovável I-REC, reconhecido mundialmente. O próximo passo, que deve ocorrer daqui a alguns anos, é a compra de painéis solares.
No Brasil, o departamento de Eficiência Energética, criado em 2013, responde a outro desafio da indústria: comprova uma economia média de 5% no consumo de energia elétrica dos equipamentos e redução de custos em virtude do melhor desempenho operacional das máquinas, apenas com a substituição dos lubrificantes convencionais pelos de alto desempenho.
Metas de sustentabilidade globais também avançam — A Klüber Lubrication cumpriu a sua primeira grande meta global de sustentabilidade estabelecida em 2019, que era de aumentar a parcela de energia elétrica gerada a partir de fontes renováveis, como eólica e solar, para 50% até 2025. Essa meta foi superada com o índice de 76% atingido em 2022. Além disso, a empresa também visa reduzir o consumo de energia por tonelada de produto de 652 kWh para 575 kWh até 2025.
Outros objetivos de Sustentabilidade estabelecidos pela Klüber Lubrication são: diminuir as emissões equivalentes de CO2 em 75% até 2025 (49% já atingidos desde 2019); Atingir o Escopo 3 de neutralidade do clima até 2045; Ajudar os clientes a atingirem economia de energia de 800 GWh até 2025.
— Nos dedicamos a melhorar a seleção e uso eficiente de matérias-primas adequadas e renováveis para nossos produtos. As ações também são orientadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os Dez Princípios do Pacto Global da ONU. Como resultado, a Klüber Lubrication recebeu pelo segundo ano consecutivo o selo ‘Gold’ da Ecovadis, entre mais de 100 mil companhias no portfólio — comenta Alessandro Oliveira, Coordenador de Engenharia e Manutenção da Klüber Lubrication Brasil.