escritorio-omt-rio

02/11/2023

Rio de Janeiro ganha primeiro escritório da OMT na América Latina

O espaço foi cedido pela Fecomércio RJ.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, e o prefeito Eduardo Paes visitaram, no dia 31 de outubro (terça-feira), o local onde será instalado o escritório da Organização Mundial do Turismo, no Rio de Janeiro. O espaço, um prédio no Centro da capital fluminense, foi cedido pela Fecomércio RJ. O escritório da OMT é o primeiro na América Latina e Caribe.

—Turismo é uma pauta que merece o apoio de todos. O Rio de Janeiro ao sediar um escritório da ONU adquire uma centralidade planetária para desenvolver ainda mais este setor —afirmou Otavio Leite, que representou o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

Durante a visita, o ministro, acompanhado do consultor da Presidência da Fecomércio RJ, Otavio Leite, pôde ver as instalações do organismo internacional, que deve ser inaugurado no dia 15 de dezembro.

—Isso marca um novo momento na história do Brasil. A instalação desse escritório no Rio de Janeiro trará uma série de benefícios para a América do Sul, com a realização de grandes eventos, fóruns econômicos direcionados ao turismo e a centralização das políticas da ONU para o setor— disse o ministro Celso Sabino.

O Rio de Janeiro foi escolhido sede do escritório da OMT no dia 20 de outubro, quando o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, assinaram a criação da nova sede, no Uzbequistão.

—Mais importante que os projetos do turismo, a vinda do escritório demonstra mais uma vez o protagonismo que o Rio de Janeiro tem no cenário mundial. O Rio é uma cidade internacional. A escolha consolida a cidade como um importante centro de tomada de decisões— ressaltou o prefeito Eduardo Paes.