Uma aterrissagem macia para o Mundial de 2023.
As duas últimas corridas da Fórmula 1 na temporada de 2023 terão a seleção mais macia dos seis compostos da Pirelli na pista. Tanto em Las Vegas quanto em Abu Dhabi, as equipes vão usar o C3 como P Zero Branco duro, C4 como P Zero Amarelo médio e C5 como P Zero Vermelho macio.
A Fórmula 1 retorna a Las Vegas pela primeira vez em 41 anos, em uma pista totalmente nova de 6.201 metros que apresenta alguns dos lugares mais emblemáticos da icônica Strip: incluindo os hotéis Bellagio, Venetian e Caesar’s Palace. O Caesar’s Palace foi o local dos únicos dois GPs realizados em Las Vegas até agora: a última corrida das temporadas de 1981 e 1982.
O terceiro GP a ser realizado nos Estados Unidos este ano é uma verdadeira incógnita. As equipes não têm referência real e terão de contar com simulações para definir um acerto base, que será desenvolvido durante o fim de semana. Outro fator desconhecido será a temperatura, já que todas as sessões vão acontecer depois do pôr do sol. As duas primeiras sessões de treinos livres estão marcadas para quinta-feira à noite (20h30) e para a madrugada de quinta-feira para sexta-feira (00h00 – 01h00), sempre no horário local. O TL3 e o treino de classificação vão ocorrer nos mesmos horários na sexta-feira, com a corrida começando às 22 horas de sábado.
Depois, de volta ao Oriente Médio para o já clássico final de temporada. O Circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, recebe a categoria desde 2009 e foi a última corrida do calendário 12 vezes. O asfalto não é muito abrasivo e o traçado não é particularmente exigente para os pneus, que estão sujeitos a forças longitudinais e laterais bem equilibradas entre a dianteira e a traseira. O GP será seguido por um dia de testes para todas as equipes na terça-feira após a corrida.